Após período de luto, chimpanzé larga corpo de cria que morreu há 7 meses

A cria, que nasceu no início de fevereiro, morreu 14 dias depois de ter demonstrado comportamento aparentemente saudável até o dia anterior à sua morte. Desde então, a chimpanzé manteve o corpo consigo, num claro processo de luto que chegou ao fim em 21 de setembro

© Pablo Morano/Anadolu via Getty Images

Mundo Espanha 02/10/24 POR Notícias ao Minuto

A chimpanzé Natalia, do zoológico Bioparc Valência, na Espanha, finalizou o processo de luto pela morte de sua cria, falecida em fevereiro deste ano, e deixou o corpo que carregou durante sete meses. O Bioparc informou, nesta terça-feira, que Natalia depositou os restos do filhote na relva após passar por seu período de luto.

PUB

 

A cria, que nasceu no início de fevereiro, morreu 14 dias depois de ter demonstrado comportamento aparentemente saudável até o dia anterior à sua morte. Desde então, a chimpanzé manteve o corpo consigo, num claro processo de luto que chegou ao fim em 21 de setembro.

Juanvi Martínez, chefe do departamento de primatas do Bioparc, explicou que o luto de Natalia representava sua forte ligação materna com o filhote. "É um sintoma claro de que ela não queria romper o vínculo com seu bebê. Para as fêmeas e seus filhotes, manter essa conexão é extremamente importante", afirmou.

O comportamento de Natalia foi observado de perto por toda a equipe do zoológico, que decidiu respeitar seu tempo e seu processo emocional. "Sempre respeitamos sua escolha, priorizando a coesão do grupo e o bem-estar psicológico de todos os chimpanzés", ressaltou Martínez. A decisão de permitir que o luto seguisse o curso natural foi fundamentada em critérios científicos e em recomendações de especialistas em primatologia.

De acordo com Martínez, esse comportamento é natural entre os chimpanzés e faz parte do ciclo reprodutivo da espécie. "Crias morrem na natureza e todo o grupo precisa aceitar e passar por esse período de luto", disse.

Natalia pertence à subespécie Pan troglodytes verus, que está em perigo crítico de extinção, segundo a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN). A conservação desses animais é uma prioridade no Bioparc, destacou Martínez, que reforçou a necessidade de proteção para as poucas populações remanescentes dessa subespécie. 

Leia Também: Chimpanzé de Michael Jackson ainda está vivo e mora em santuário na Flórida

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Harry e Meghan Markle Há 1 Hora

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora

fama Vídeo Há 1 Hora

DiCaprio é acusado de 'comportamento desrespeitoso' em hotel

politica Investigação Há 1 Hora

Bolsonaro liderou, e Braga Netto foi principal arquiteto do golpe, diz PF

esporte Redes Sociais Há 20 Horas

Neymar rebate declaração de Rodri sobre Vini Jr: 'Virou falador'

fama Documentário Há 20 Horas

Diagnosticado com demência, filme conta a história Maurício Kubrusly

fama Miley Cyrus Há 21 Horas

Miley Cyrus sobre o namorado: "Não levamos a vida muito a sério"

fama MARIA-FLOR Há 18 Horas

Todo mundo diz que tenho cara de boazinha, mas sou brava, diz Maria Flor

fama Fantasias Há 22 Horas

Descubra as fantasias íntimas dos famosos

fama FAUSTÃO-SAÚDE Há 22 Horas

João Silva diz que Faustão está 'cada dia melhor' após dois transplantes

brasil Brasil Há 23 Horas

Jovens fogem após sofrerem grave acidente de carro; vídeo