Inep divulga cartilha da redação do Enem 2024

O material procura esclarecer dúvidas sobre critérios que fazem um texto ser bem avaliado no Exame Nacional do Ensino Médio

© Shutterstock

Brasil Educação Há 3 Horas POR Folhapress

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - O Inep, órgão de avaliações do Ministério da Educação, disponibilizou nesta quarta-feira (2) o documento A Redação do Enem 2024 - Cartilha do Participante. O material procura esclarecer dúvidas sobre critérios que fazem um texto ser bem avaliado no Exame Nacional do Ensino Médio. As informações são da Agência Brasil.

PUB

 

Além das informações sobre a matriz de referência da prova, há exemplos comentados de redações que receberam pontuação máxima (1.000 pontos) no Enem 2023.

No dia 3 de novembro, primeiro dia do exame, os participantes deverão escrever um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas. Será proposta uma situação-problema, que servirá de base para o desenvolvimento da redação.

Entre as competências exigidas no Enem, estão o domínio da escrita formal da língua portuguesa; a organização das informações, dos fatos e dos argumentos para defender um ponto de vista; o conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a argumentação e a proposta de intervenção para o problema abordado.

Cada avaliador atribuirá uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das cinco competências. Serão dois avaliadores para cada texto. A nota final do participante será a média aritmética entre as duas pontuações atribuídas pelos avaliadores.

Alguns critérios podem fazer com que a nota seja zero: fuga ao tema, texto com até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema, desobediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.

Instituições de ensino públicas e privadas usam o Enem para selecionar os estudantes. As notas da prova também servem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Os resultados individuais também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que têm convênio com o Inep. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Brasil IDOSA-SP Há 20 Horas

Mulher de 80 anos morre após ser atacada por pitbull do vizinho na zona sul de SP

Brasil Tragédia Há 17 Horas

Turista de SP morre em passeio após tempestade de granizo afundar lancha em MG

Brasil Saúde Mental Há 19 Horas

Caps não está preparado para atendem viciados em bets, dizem funcionários

Brasil Elefantíase Há 22 Horas

Elefantíase deixa de ser problema de saúde pública no Brasil

Brasil Unicamp 02/10/24

Unicamp aprova novo sistema de cotas para estudantes com deficiência; entenda

Brasil Justiça Há 18 Horas

Juiz condena 3 desmatadores da Amazônia a reflorestar 150 hectares de terras devastadas

Brasil Rio de Janeiro Há 23 Horas

Panorama Covid-19 mostra queda do número de casos no Rio de Janeiro

Brasil Tragédia Há 4 Horas

Corpo de mulher desaparecida em naufrágio na Garganta do Diabo é encontrado no mar

Brasil Educação Há 3 Horas

Inep divulga cartilha da redação do Enem 2024