Mesmo com crise, preço do aço sobe 30%

Valor do aço plano subiu 12% neste mês e novo aumento de 12% foi anunciado para junho

© Reuters

Economia Siderúrgica 07/05/16 POR Estadao Conteudo

Mesmo com o mercado retraído, o preço do aço plano subiu 12% neste mês e novo aumento de 12% foi anunciado para junho. Em menos de seis meses, a matéria-prima acumulará alta de 30%, somando os 5% praticados no fim de dezembro. Nos últimos três anos, o reajuste anual ficou entre 9% e 13%, segundo cálculos de grandes consumidores.

PUB

Empresas que têm a matéria-prima como um dos principais itens da produção temem pela piora da situação financeira de suas operações e até mesmo pelo fechamento de fábricas de pequeno porte. "Já estamos com os custos estrangulados e nossos pedidos caíram absurdamente; esses reajustes vão nos penalizar ainda mais, pois não conseguimos repassá-los aos clientes", diz Cláudio Sahad, diretor da Ciamet, que produz buchas e arruelas para a indústria automobilística.

Sahad também é conselheiro do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) e diz que as empresas do setor, especialmente as de estamparia - em que o aço representa 100% da matéria-prima - estão fragilizadas. "Muitas podem quebrar ou se tornarem inviáveis."

O executivo diz entender a situação das siderúrgicas, que trabalham com a perspectiva de queda de 8,8% no consumo de aço no Brasil este ano, após um recuo de 16,7% no ano anterior, mas pede "um pouco de sensibilidade" do setor neste momento de dificuldade para todos.

Carmem Rossini, diretora-presidente da Niken, outra autopeça da área de estamparia, vê como um "despropósito" os reajustes do aço. A empresa emprega 200 funcionários e ela teme que, em algum momento, tenha de demitir pessoal. No ano passado, o setor de autopeças demitiu quase 30 mil trabalhadores.

O Sindipeças aguarda definição sobre o impeachment para conversar com representantes do governo e colocá-los a par do assunto - se possível junto com dirigentes das montadoras, que também criticam o aumento.

Fabricantes de máquinas e equipamentos contabilizam "dois a três" reajustes do aço plano neste ano, um deles na semana passada, de 10% a 14%, dependendo do tipo do produto.

"Com a queda do mercado doméstico, a saída para muitas empresas seria a exportação, mas com esses aumentos não dá para ser competitivo", diz José Veloso, Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).

As siderúrgicas alegam que seguem os preços internacionais e estão corrigindo defasagens. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Óbito Há 22 Horas

Homem sofre ataque cardíaco e morre em sex shop na Espanha

mundo Gisèle Pelicot Há 6 Horas

Militar confessa ter estuprado mulher dopada pelo marido no dia do parto

fama Justiça Há 21 Horas

Deolane Bezerra deixa prisão no Agreste de Pernambuco após decisão judicial

lifestyle Câncer Há 3 Horas

Câncer: 10 sinais silenciosos que podem salvar vidas se você agir logo

brasil Azeite Há 6 Horas

Anvisa proíbe venda de azeites e suspende coco ralado por irregularidades

justica Tocantins Há 4 Horas

Preso por estupro virtual obrigava vítimas a riscarem seu nome na pele

economia Horário de Verão Há 23 Horas

Economia com horário de verão pode beirar R$ 400 milhões

mundo Titan Há 6 Horas

Novas imagens dos destroços do submarino Titan são divulgadas; veja

tech Espaço Há 6 Horas

Há mais água na Lua do que se pensava; entenda

fama DEOLANE-BEZERRA Há 7 Horas

Deolane Bezerra posta em rede social após cerca de 20 dias presa; veja