Atletas enfrentam perrengues e gastam do bolso para eleger oposição no COB

A Comissão de Atletas do COB tem 19 votos do total de 55 do colégio eleitoral. Decidiram fechar uma apoio unânime à oposição

© Getty

Esporte COMITÊ-OLÍMPICO Há 7 Horas POR Folhapress

(UOL/FOLHAPRESS) - Esportistas membros da comissão de atletas do COB enfrentaram perrengues e gastaram do próprio bolso para eleger o candidato de oposição Marco La Porta à presidência da entidade. Ao final, tiveram peso decisivo na derrota do presidente Paulo Wanderley.

PUB

 

A Comissão de Atletas do COB tem 19 votos do total de 55 do colégio eleitoral. Decidiram fechar uma apoio unânime à oposição.

A eleição, no entanto, foi marcada em um período em que há competições em curso. Além disso, um dos membros da comissão, Jade Barbosa, tinha casado e estava em lua de mel.

Era possível substituir dois atletas com suplentes. Mas, ainda assim, havia esportistas fora do Brasil. O COB só paga passagens nacionais para os eleitores.

Um dos que teve de bancar a viagem com recursos próprios foi o jogador de polo aquático Gustavo Guimarães, o Grummy, que está disputando o Sul-Americana em Cali, na Colômbia.

Ele viajou durante a madrugada do dia da eleição em um trajeto de oito horas via Bogotá para chegar de manhã ao COB. À noite, ele pegaria os voos para retornar a Cali.

"Foi no meio do Campeonato Sul-americano, mas é por um bem maior. Não podia deixar meus companheiros na mão. Eu tinha um compromisso com quem votou em mim", disse.

"Não sei como escolheram a data, mas tiveram alguns casos desses. É um período complicado."

Jacqueline Mourão, que já competiu no mountain bike e em esqui cross country, mora no Canadá.

"Eu moro no Canadá para estar em contato com a neve o máximo possível. Então, foi uma escolha minha vir e exercer o meu papel, para o qual fui eleita para representar os atletas na Comissão de Atletas, e também participar desse momento tão histórico. Todas as cadeiras da assembleia estão tomadas nesta sexta-feira (4), todo mundo está aqui. É uma eleição muito importante, e nossas ações refletem no futuro. Então, foi um investimento, mas senti que era o meu deve estar aqui e representar os atletas e nossa categoria", analisou.

A ex-atleta também considerou a data da eleição complicada. "Sim. Para alguns, está tendo eleição [municipal], e foi difícil. Rodrigão, por exemplo, chegou nesta sexta-feira (4) de manhã. Foi uma data complicada, e ela foi marcada muito em cima da hora", contou.

A decisão de apoiar a oposição da comissão de atletas teve bastante relação com o fato de Paulo Wanderley tentar uma segunda reeleição. Há questionamentos jurídicos sobre a legalidade de sua candidatura já que a legislação proíbe mais de dois mandatos em confederações olímpicas. Mas o COB aprovou sua postulação a considerando legal.

"Reconhecemos o trabalho (do Paulo Wanderley). O que a gente entende é que o melhor para o esporte olímpico era o La Porta. A gente, na Comissão de Atletas, entende que a governança do COB estaria em risco com essa reeleição. É um ponto. Além disso, pesou a competência do La Porta e da Yane", disse Fabiano Peçanha, presidente da Comissão de Atletas.

Leia Também: Hortência cobra posicionamento do Ministério do Esporte sobre eleições no COB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Esporte Futebol 03/10/24

São Paulo não acredita em possibilidade de saída de Zubeldía para o Boca

Esporte Futebol 03/10/24

Atrás da terceira vitória seguida, a Chapecoense encara o Operário-PR pela Série B

Esporte Seleção Há 21 Horas

Dorival convoca Beraldo para a seleção após grave lesão de Bremer

Esporte Brasileirão Há 10 Horas

Veja o que o Corinthians precisa para sair da zona de rebaixamento do Brasileirão

Esporte Futebol 03/10/24

Flamengo pagará R$ 4,8 milhões de multa rescisória para Tite

Esporte Lesão Há 22 Horas

Corinthians: Ryan tem fratura detectada e deve perder restante da temporada

Esporte Grêmio Há 10 Horas

Grêmio tem duelo complicado com Fortaleza para retomar autoridade em sua arena

Esporte Grand Smash Há 23 Horas

Hugo Calderano está nas quartas e Bruna Takahashi cai nas oitavas do Smash da China

Esporte Futebol 03/10/24

Ponte Preta planeja pagamento para derrubar 'transfer ban' imposto pela CBF

Esporte PALMEIRAS-PATROCÍNIO Há 9 Horas

Palmeiras cita 'surpresa' após Esportes da Sorte ser barrada pelo governo