João Campos é cobrado em debate no Recife por não mostrar Lula na campanha

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira mostra que o prefeito lidera a corrida eleitoral no Recife com 74% das intenções de voto, seguido por Gilson Machado (PL) com 10%, Daniel Coelho (PSD) com 5% e Dani Portela com 4%

© Noticias ao minuto

Política ELEIÇÕES-DEBATE-PE 04/10/24 POR Folhapress

(FOLHAPRESS) - Durante debate na TV Globo nesta quinta-feira (4), adversários cobraram o prefeito do Recife e candidato à reeleição, João Campos (PSB), por não colocar imagens do presidente Lula (PT) na sua propaganda eleitoral no rádio e na televisão e nas redes sociais durante a campanha.

PUB

 

Logo no começo do encontro, Dani Portela (PSOL) perguntou a Campos sobre sua posição política. O prefeito, que evita o assunto na campanha, respondeu: "Tenho posição política sim, as pessoas sabem disso, sou um progressista de centro-esquerda".

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira mostra que o prefeito lidera a corrida eleitoral no Recife com 74% das intenções de voto, seguido por Gilson Machado (PL) com 10%, Daniel Coelho (PSD) com 5% e Dani Portela com 4%. Os quatro participaram do debate.

Ao longo da campanha, João Campos tem evitado se posicionar para não afastar eleitores bolsonaristas que pretendem votar nele, como mostram as pesquisas. Mesmo assim, agradeceu a Lula. "Sou grato às parcerias sim com o presidente Lula."

"A gente tem sentido falta do presidente Lula nas suas peças publicitárias e nas redes sociais. Lula tem trazido muitos investimentos para Pernambuco e Recife", retrucou Dani Portela.

Em outro momento, o candidato Gilson Machado usou crítica ao governo Lula para alfinetar João Campos e elogiar Dani Portela. "O país está quebrado e desacreditado por causa de Lula. Que é seu presidente sim, Dani. Mas o cara [João Campos] esconde Lula da rede social e quer voto do petista."

A postulante do PSOL indagou, em outro momento, se Gilson, caso seja eleito, pedirá "arrego" a Lula. "Não é apoio e arrego ir procurar recursos do governo federal. Mostra que você não conhece como funciona a máquina pública", disse Gilson.

Ao longo do debate, o candidato apoiado por Jair Bolsonaro (PL) defendeu a gestão do ex-presidente. "Nunca na história do Brasil um presidente fez tanto pelas mulheres. Deu títulos de posse, os R$ 600 do Auxílio Brasil na pandemia, criamos o Pix, políticas para pessoas com deficiência", afirmou o candidato durante um confronto com a postulante do PSOL.

Daniel Coelho, apoiado pela governadora Raquel Lyra (PSDB), defendeu o armamento da Guarda Municipal do Recife, promessa que também foi feita por Campos. O candidato do PSD criticou a atual gestão por não ter feito isso no atual mandato. "Na segurança, a prefeitura se exclui do debate e é uma das poucas que não arma a Guarda Municipal para defender o cidadão", disse ele.

O postulante do PSD ainda fez um apelo ao eleitorado para que a eleição siga para um segundo turno, discurso que tem sido usado pela oposição a Campos.

"É muito ruim que a gente dê um cheque em branco para uma gestão que está aí há 12 anos. A população em situação de rua aumentou, o Recife caiu no saneamento básico e a desigualdade aumentou. Na educação, pessoas condenadas foram contratadas para cuidar das crianças e há creches sem licença de bombeiros", disse Daniel.

Sobre proteção a morros do Recife, Gilson Machado criticou João Campos por, em maio de 2022, após os deslizamentos que deixaram dezenas de mortos, não se encontrar com o então presidente Bolsonaro.

O prefeito respondeu: "Estava junto com as pessoas enquanto o senhor estava fazendo voo de helicóptero". O candidato do PL disse que o prefeito merece ser "demitido" pelo povo nas urnas.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama PRETA-GIL Há 20 Horas

Madrastra atualiza estado de saúde de Preta Gil e fala em recuperação lenta

brasil BR-116 Há 1 Hora

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Vanessa Carvalho Há 1 Hora

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

esporte CBF-DENÚNCIAS Há 3 Horas

Presidente da CBF demite diretor que é amigo de Ronaldo por justa causa

fama ROBERTO-CARLOS Há 23 Horas

Em possível último especial na Globo, Roberto Carlos dá mais ibope que sertanejo

fama Blake Lively Há 20 Horas

Blake Lively processa Justin Baldoni por assédio sexual

fama RODRIGO-FARO Há 23 Horas

Rodrigo Faro grava último programa na Record e se despede

mundo Alemanha Há 20 Horas

Divulgadas imagens do autor de ataque em feira de Natal na Alemanha

mundo Alemanha Há 22 Horas

Atropelador em mercado de Natal na Alemanha era ativista anti-islã

fama Conan O'Brien Há 20 Horas

Conan O'Brien faz homenagem aos pais que morreram na mesma semana