Crimes que foram resolvidos por causa de programas de TV

Esses casos não teriam o mesmo desfecho se não fosse pela televisão

Crimes que foram resolvidos por causa de programas de TV

Crimes têm sido cometidos, investigados e resolvidos de diversas maneiras. Alguns casos são encerrados graças a uma investigação minuciosa e dedicada, enquanto, em outras ocasiões, as evidências caem no colo da lei. Às vezes, muito tempo depois que a polícia desiste de investigar, é preciso um incrível golpe de sorte para finalmente acabar com um mistério criminoso. E o que não falta são casos em que a televisão ajudou a resolver alguns dos crimes mais intrigantes da história. De aparições em programas de namoro a entrevistas que deram errado, é incrível o que as câmeras podem descobrir.

Na galeria, descubra mais sobre alguns dos casos criminais mais fascinantes que foram resolvidos com a ajuda da telinha.

© Getty Images

Ian Huntley incriminou a si mesmo na TV

Em 2002, duas meninas de 10 anos, Jessica Chapman e Holly Wells, foram dadas como desaparecidas, o que criou uma onda de terror pela cidade de Soham, Inglaterra. Um zelador de escola chamado Ian Huntley, alegava ter sido a última pessoa a vê-las.

©

Getty Images

Ian Huntley incriminou a si mesmo na TV

Huntley se voluntariou para dar várias entrevistas a emissoras de televisão e depoimentos a polícia, mas essa confiança ajudou a consolidar sua captura. À medida que a investigação se desenvolvia, jornalistas e policiais começaram a notar inconsistências gritantes na história de Huntley e suas respostas agitadas a certas perguntas. Por fim, Huntley foi preso e sentenciado à prisão perpétua.

©

Getty Images

Shameless Mick fracassa nas entrevistas

O inglês Mick Philpott, conhecido localmente como "Shameless Mick", fez fama como o maior sanguessuga da Grã-Bretanha depois de ter 17 filhos enquanto dependia inteiramente do dinheiro do governo. Logo, as críticas das pessoas se transformariam em ódio.

©

Getty Images

Shameless Mick fracassa nas entrevistas

Um incêndio aparentemente intencional destruiu a casa de Mick em maio de 2016, matando seis de seus filhos que estavam presos no local. Philpott organizou uma coletiva de imprensa que acabou por concentrar todas as suspeitas nele e na esposa. Tanto a polícia quanto o público em geral ficaram chocados com o luto cínico de Philpott e notaram a falta de lágrimas. Também não passou despercebido a súbita mudança de Philpott ao seu jeito normal e alegre assim que as câmeras foram desligadas.

©

Getty Images

Sef Gonzales esqueceu como estar de luto deveria parecer

Em Sydney, Austrália, Sef Gonzales, de 21 anos, fez uma chamada de emergência frenética e emocional alegando que seus pais e irmã haviam sido assassinados em casa.

©

Getty Images

Sef Gonzales esqueceu como estar de luto deveria parecer

As autoridades imediatamente suspeitaram de Sef, não só pela estranheza da cena do crime, mas também pelo comportamento estranho de Gonzales na televisão. Todas as aparições de Gonzales pareciam ensaiadas, desprovidas de emoção e estranhamente performáticas. No funeral de sua família, Gonzales cantou uma versão de 'One Sweet Day', de Mariah Carey. O comportamento de Gonzales fez dele o principal suspeito, o que acabou levando à sua prisão.

©

Getty Images

'Curb Your Enthusiasm' provou a inocência de um homem

Em 2003, Juan Catalan, um morador de Los Angeles, foi sumariamente preso, julgado e colocado no corredor da morte por um assassinato que não cometeu. As provas contra Catalan eram, no mínimo, instáveis, mas a acusação parecia determinada a culpá-lo. Milagrosamente, o criador de 'Seinfeld' e 'Curb Your Enthusiasm', Larry David, foi capaz de ajudar.

©

Getty Images

'Curb Your Enthusiasm' provou a inocência de um homem

Catalan defendeu firmemente sua inocência, insistindo que estava em um jogo de beisebol dos Dodgers na hora do assassinato. Mas, infelizmente, não parecia haver maneira de provar seu álibi. Só que foi descoberto que David estava filmando um episódio de 'Curb' naquele mesmo jogo. Em um incrível golpe de sorte, Catalan foi identificado nas filmagens do programa e rapidamente libertado da prisão.

©

Getty Images

Rei da pirataria enganado por documentário falso

Mohamed Abdi Hassan, um magnata somali envolvido em negócios piratas, foi vítima de um falso programa de televisão. Acredita-se que Hassan tenha acumulado milhões de dólares ao longo de quase 10 anos de pirataria, com a carreira começando em 2005 e durando até sua prisão em 2013. Ele estava nas listas dos mais procurados de vários países.

©

Getty Images

Rei da pirataria enganado por documentário falso

A Bélgica tinha um interesse particular em ver Hassan atrás das grades depois que ele comandou o sequestro de um barco belga de mercadorias. Após meses de planejamento, as autoridades do país foram capazes de atrair Hassan para a Bélgica sob o pretexto de se encontrar com documentaristas que estavam interessados em fazer um filme sobre ele. Assim que Hassan pousou em solo belga, ele foi preso e condenado a 20 anos de prisão.

©

Getty Images

'The Jinx'

O infame herdeiro imobiliário, Robert Durst, era suspeito de múltiplos assassinatos desde o desaparecimento de sua esposa em fevereiro de 1982. De alguma forma, Durst conseguiu evitar a prisão por mais de 30 anos.

©

Getty Images

'The Jinx'

Até que uma série documental chamada 'The Jinx' estreou na HBO. Durante a produção da série, Durst falou extensiva e abertamente com o diretor, Andrew Jarecki, de forma confiante de que sua sorte com a lei iria durar. Este, no entanto, não foi o caso. Durst foi preso na mesma noite em que o último episódio de 'The Jinx' foi ao ar. As imagens coletadas no documentário levaram Durst a ser condenado à prisão perpétua em 2021, embora ele tenha morrido um ano depois, aos 78 anos.

©

Getty Images

Um assassino ganha um programa de namoro chinês

Em 2011, um solteirão encantador chamado Lui Hao ganhou um encontro com uma garota no programa de namoro chinês 'Happy League'. Parecia que o novo casal viveria feliz para sempre, até que a polícia recebeu uma denúncia anônima de um espectador do programa.

©

Shutterstock

Um assassino ganha um programa de namoro chinês

O espectador anônimo reconheceu o solteiro não como Lui Hao, mas como Wu Gang, principal suspeito de um caso de assassinato não resolvido 13 anos antes. Em 1998, Gang tinha desaparecido com sucesso e começou a levar uma nova vida como Lui Hao. Aparentemente, Gang teve muita confiança de que a história tinha caído no esquecimento com o tempo e não viu perigo em colocar seu rosto em rede nacional. Ele pagou o preço. A polícia rapidamente juntou as peças e prendeu Gang, finalmente encerrando o caso de assassinato.

©

Getty Images

Stephen McDaniel desmorona na frente das câmeras

Stephen McDaniel, então com 25 anos, parecia ansioso para ficar na frente das câmeras dos jornais após o desaparecimento de sua vizinha e colega de turma, Lauren Giddings, em Macon, Geórgia, EUA. McDaniel alegava ter sido a última pessoa a vê-la e compartilhou abertamente detalhes sobre Giddings e a última interação deles.

©

Shutterstock

Stephen McDaniel desmorona na frente das câmeras

No entanto, o que McDaniel não sabia quando começou sua entrevista era que o corpo de Giddings (foto com a família) havia sido encontrado na lixeira do prédio deles. Assim que McDaniel ouviu falar desse desenvolvimento pelo entrevistador, sua confiança imediatamente desapareceu. Medo e pânico podiam ser vistos em seu rosto. Ele perdeu a noção das palavras, vagou e sentou-se no meio-fio por quase meia hora antes de continuar a entrevista e passou a agir na defensiva de repente. Seu comportamento errático imediatamente fez dele o principal suspeito e McDaniel acabou sendo condenado por assassinato em primeiro grau.

©

Getty Images

Ladra de lojas presa por causa de 'Come Dine with Me'

Uma noite em 2015, enquanto assistia a um episódio do programa 'Come Dine with Me' (parecido com o quadro 'Jogo de Panelas' do 'Mais Você' da Globo) em casa, o funcionário de um mercado percebeu que conhecia a anfitriã do jantar do episódio daquela noite: Sophie Hunter-Brown (não retratada), uma amada professora de escola primária e também uma das ladras mais procuradas do lugar em que ele trabalhava.

©

Shutterstock

Ladra de lojas presa por causa de 'Come Dine with Me'

Descobriu-se que Hunter-Brown tinha desenvolvido o hábito de usar as linhas de auto-atendimento do mercado e dava um jeitinho de não pagar. Ela tirava o cartão da máquina pouco antes do pagamento ser liberado. Hunter-Brown alegou inocência e, por causa de seu brilhante registro como professora, foi solta com apenas um aviso.

©

Shutterstock

'Quem Matou Malcolm X?'

O infame assassinato de Malcolm X, ocorrido em fevereiro de 1965, foi há muito acreditado ser obra de três homens: Talmadge Hayer (que confessou), Muhammad Aziz e Khalil Islam. Mas Aziz e Islam mantiveram suas declarações de inocência. Até mesmo Hayer afirmou que eles não eram seus co-conspiradores. No entanto, os três foram condenados à prisão perpétua.

©

Getty Images

'Quem Matou Malcolm X?'

Em 2020, a Netflix lançou um documentário baseado na incansável pesquisa independente de um residente de Washington, D.C. Abdur-Rahman Muhammad, que afirmava convincentemente a inocência de Aziz (foto) e de Islam. Pouco depois da minissérie documental ser lançada, o promotor público de Nova York anunciou que as condenações dos dois homens seriam revistas. Um ano depois, em 2021, as condenações foram oficialmente anuladas.

©

Getty Images

Membros de gangues incriminam-se em 'Gangland'

O programa de notícias do Channel 5 da Inglaterra lançou um documentário em 2016 chamado 'Gangland: Turf Wars' que tinha como objetivo mostrar a dura realidade da vida dentro das gangues de rua da Inglaterra, coletando imagens com câmeras GoPro usadas por membros de gangues reais.

©

Shutterstock

Membros de gangues incriminam-se em 'Gangland'

Em mais de uma ocasião, as imagens coletadas para o programa levaram à prisão de membros de gangues que ostentavam suas armas ilícitas e narravam sua atividade ilegal na câmera.

©

Shutterstock

'Linha Direta'

O programa brasileiro mais famoso, sem dúvidas, é o 'Linha Direta', que reestreou em 4 de maio de 2023, após 16 anos fora do ar e sob o comando de Pedro Bial. O policial teve e ainda tem boa audiência, com picos de liderança no horário. O formato passou por mudanças e, no primeiro episódio, analisou o sequestro e a morte da adolescente Eloá Pimentel em 2008. Ela tinha 15 anos e foi assassinada pelo ex-namorado Lindemberg Alves. Mas será que o 'Linha Direta' chegou a desvendar alguns casos? A resposta é mais que positiva!

©

Globo/Fábio Rocha

'Linha Direta'

O programa de reencenação de crimes, que esteve no ar de 1990 e 2007, ajudou a localizar aproximadamente 380 criminosos foragidos. Isso porque o telefone do disque denúncia era colocado no final de cada bloco do programa com a foto do bandido. O 'Linha Direta' já foi apresentado pelos jornalistas Domingos Meirelles (foto) e Marcelo Rezende. 

©

Reprodução / Tv Globo

A armadilha feita pela polícia em 'The Great Big Giveaway Show'

Em 2004, o departamento de polícia de Hampshire, Inglaterra, tinha uma pilha substancial de multas não pagas e listas de mandados para pessoas que não compareceram ao tribunal por várias razões. Sem meios convencionais para rastrear todo mundo, a polícia de Hampshire decidiu recorrer a uma operação nada convencional.

©

Getty Images

A armadilha feita pela polícia em 'The Great Big Giveaway Show'

Vinte dos piores infratores de Hampshire receberam convites para o 'The Great Big Giveaway Show', um falso programa de TV que atraiu os foras da lei com a promessa de um prêmio em dinheiro. Quando os participantes chegaram, suas identidades foram sutilmente identificadas pela polícia disfarçada. Eles foram presos e levados à justiça.

©

Shutterstock

'The Last Defense' salvou um homem do corredor da morte

A amada estrela de Hollywood, Viola Davis, produziu uma minissérie documental lançada em 2018 que foi parcialmente dedicada a examinar o caso de Julius Jones, um homem condenado por assassinato e colocado no corredor da morte em 2002. O julgamento e a condenação foram repletos de controvérsias desde o início, com Jones mantendo a afirmação de que era inocente e alegando que não tinha recebido um julgamento justo por várias razões.

©

Getty Images

'The Last Defense' salvou um homem do corredor da morte

O programa ajudou Jones a recontar seu lado da história e trouxe à tona novas evidências que levaram a um novo julgamento, quase duas décadas após a condenação dele. Em 2021, menos de quatro horas antes da injeção letal programada para dar fim a vida de Jones, o governador Kevin Stitt, de Oklahoma, comutou a sentença. Jones está cumprindo prisão perpétua.

©

Getty Images

Os casos antigos não resolvidos em 'Unsolved Mysteries'

'Unsolved Mysteries' é uma longa série documental que está no ar intermitentemente desde 1987. O programa se preocupa com os mistérios em torno de casos criminais antigos e contos de atividade paranormal.

©

Getty Images

Os casos antigos não resolvidos em 'Unsolved Mysteries'

O apresentador mais famoso do programa foi Robert Stack. A série não se saiu muito bem com seus casos paranormais, mas conseguiu resolver 260 casos criminais durante seus primeiros 23 anos no ar.

Fontes: (Listverse) (The Wrap) (The Guardian)

©

Public Domain

Justiça Crime Há 44 mins POR Notícias Ao Minuto Brasil


Crimes têm sido cometidos, investigados e resolvidos de diversas maneiras. Alguns casos são encerrados graças a uma investigação minuciosa e dedicada, enquanto, em outras ocasiões, as evidências caem no colo da lei. Às vezes, muito tempo depois que a polícia desiste de investigar, é preciso um incrível golpe de sorte para finalmente acabar com um mistério criminoso. E o que não falta são casos em que a televisão ajudou a resolver alguns dos crimes mais intrigantes da história. De aparições em programas de namoro a entrevistas que deram errado, é incrível o que as câmeras podem descobrir.

PUB

 

Na galeria, descubra mais sobre alguns dos casos criminais mais fascinantes que foram resolvidos com a ajuda da telinha.

Leia Também: Advogado é morto a tiros na frente do próprio escritório em Goiás

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Justiça Vídeo Há 8 Horas

Policial é flagrado chutando barriga de mulher grávida durante em MG

Justiça Goiás Há 7 Horas

Advogado é morto a tiros na frente do próprio escritório em Goiás

Justiça Armamento Há 19 Horas

PRF flagra casal com 28 pistolas e 59 carregadores em rodovia no Paraná

Justiça Polícia Cívil Há 4 Horas

Polícia fecha central bancária falsa acusada de fraudar contas de idosos

Justiça Crime Há 44 mins

Crimes que foram resolvidos por causa de programas de TV