O aeroporto na Europa que está abandonado há meio século por causa de uma guerra

Onde uma história incrivelmente assustadora foi pavimentada pela mãe natureza

O aeroporto na Europa que está abandonado há meio século por causa de uma guerra

Localizado não muito longe a oeste de Nicósia (capital do Chipre) fica um aeroporto abandonado que está apodrecendo e caindo aos pedaços há meio século. Ele é conhecido como Aeroporto Internacional de Nicósia, e sua história é de intrigas e conflitos cruéis. Com o tempo, o aeroporto tem sido a prova de uma história pesada, e muitos agora estão se perguntando se o aeroporto voltará à sua antiga glória.

Mas quais foram os eventos que levaram ao abandono do aeroporto? Clique nesta galeria para descobrir.

©

Getty Images

Aeroporto Internacional de Nicósia

Antes de seu fechamento, o Aeroporto Internacional de Nicósia serviu como o principal aeroporto para a nação insular do Chipre, lidando com voos civis e militares. O aeroporto era um centro de transporte crítico que ligava Chipre às principais cidades da Europa e do Oriente Médio.

©

Getty Images

História

O aeroporto foi originalmente estabelecido na década de 1930 pela Força Aérea Real Britânica durante a era colonial. Serviu como pista de pouso para fins militares durante a Segunda Guerra Mundial, período no qual os bombardeiros norte-americanos usaram a pista para retornar das missões aliadas.

©

Getty Images

Expansão

Após a guerra, serviços comerciais foram introduzidos no aeroporto. Na década de 1960, o edifício passou por expansões significativas para acomodar o crescente tráfego aéreo. A modernização incluiu um novo terminal, pistas estendidas e instalações aprimoradas, tornando-o um dos aeroportos mais modernos da região na época.

©

Getty Images

Importância estratégica

Devido à sua localização estratégica no Mediterrâneo, o Aeroporto Internacional de Nicósia tornou-se um ativo crítico durante conflitos regionais, incluindo a Crise de Suez (1956, foto) e a Emergência de Chipre (1955-1959). Ele foi usado por várias forças militares para logística e operações.

©

Getty Images

Violência intercomunitária

No final de 1963, a violência intercomunitária entre residentes de língua grega e turca eclodiu no Chipre. Em resposta, as Nações Unidas estabeleceram uma zona desmilitarizada (conhecida como Linha Verde das Nações Unidas em Chipre) que essencialmente cortou a nação insular pela metade.

©

Getty Images

Golpe

Em 15 de julho de 1974, nacionalistas gregos de direita derrubaram o presidente democraticamente eleito do Chipre, o arcebispo Makarios (foto). O aeroporto de Nicósia foi fechado por três dias, durante os quais as tropas foram transportadas da Grécia para Chipre em apoio aos nacionalistas.

©

Getty Images

Evacuação

Quando o aeroporto finalmente foi reaberto em 18 de julho, turistas e estrangeiros se aglomeraram no local em massa caótica enquanto tentavam desesperadamente deixar o país.

©

Getty Images

Invasão turca do Chipre

O maior ponto de virada para o Aeroporto Internacional de Nicósia veio dois dias depois, quando a Turquia invadiu o Chipre e bombardeou fortemente o aeroporto. As forças cipriotas e a guarda nacional conseguiram defendê-lo, mas houve danos significativos à infraestrutura do aeroporto.

©

Getty Images

Área Neutra da ONU

Quando um cessar-fogo foi implementado um mês depois, o aeroporto ficou sob o controle das Nações Unidas e a Zona Verde existente em Chipre foi estendida para incluir o aeroporto. Isso exigiu que as forças cipriotas e turcas se retirassem pelo 500 metros do perímetro do aeroporto.

©

Getty Images

Últimos voos

Os últimos voos comerciais a deixar o Aeroporto de Nicósia ocorreram em 1977 sob autorização especial da ONU. O aeroporto tem estado praticamente inoperante desde então.

©

Getty Images

Substituição

Após o fechamento do Aeroporto de Nicósia, um novo aeroporto foi aberto para atender o sul da nação insular, enquanto a metade norte do Chipre estabeleceu o Aeroporto Internacional de Ercan a aproximadamente 20 km do Aeroporto de Nicósia.

©

Shutterstock

Abandono de fato

Com o tempo, o Aeroporto Internacional de Nicósia caiu em um estado de abandono. Sem voos e sem manutenção, o aeroporto outrora movimentado tornou-se uma relíquia fantasmagórica do passado.

©

Getty Images

O terminal

Até mesmo o edifício do terminal do Aeroporto Internacional de Nicósia, um símbolo da modernidade da época, agora é uma lembrança assustadora do conflito. Suas janelas estão quebradas, o interior está destruído e as paredes estão cobertas de pichações.

©

Reuters

Pista preservada

Apesar do abandono do aeroporto, a pista principal ainda está quase intacta. É ocasionalmente usada pela ONU para operações limitadas, mas está longe de sua antiga glória.

©

Getty Images

Forças de Manutenção da Paz das Nações Unidas

O aeroporto permanece sob o controle das Forças de Manutenção da Paz das Nações Unidas. A ONU usa o aeroporto como base para suas operações, mas não facilita nenhum voo comercial ou acesso público.

©

Getty Images

Fotografias

Uma das únicas maneiras de ver o aeroporto abandonado agora é através de fotos tiradas por fotógrafos autorizados que visitam o local. As fotos mostram uma zona completamente abandonada que até apresenta um avião apodrecendo na pista.

©

Getty Images

Estação abandonada

Cubículos antes ocupados por forças de controle de fronteira agora estão vazios, acumulando poeira com o passar do tempo. O resto do aeroporto permanece em condições semelhantes e, nos últimos anos, o telhado do prédio ameaçou desabar.

©

Getty Images

Área de espera

A área de espera do aeroporto, que já foi movimentada com turistas e viajantes mesmo nos dias após a invasão turca, agora está quase em ruínas.

©

Getty Images

Controle de tráfego aéreo

Nesta imagem, está o convés de controle de voo do aeroporto em ruínas. Surpreendentemente, muitas janelas ainda estão intactas, apesar da condição geral da área e dos edifícios.

©

Getty Images

Um símbolo de divisão

O Aeroporto Internacional de Nicósia passou a simbolizar a divisão do Chipre. Como está congelado no tempo, representa a situação política não resolvida da nação insular, enquanto a natureza abandonada da zona é um lembrete gritante das consequências do conflito.

©

Getty Images

Interesse turístico

Apesar de seu estado de abandono, o Aeroporto Internacional de Nicósia atraiu o interesse de turistas e historiadores. Alguns visitantes ficam intrigados com a história do aeroporto e sua atmosfera misteriosa, embora o acesso seja restrito devido à sua localização na Zona Verde da ONU.

©

Getty Images

Preservação

Nos últimos anos, a ONU tomou algumas medidas para preservar o Aeroporto Internacional de Nicósia como um local histórico. Embora o foco seja principalmente manter a segurança e a paz na Zona Neutra, há o reconhecimento do valor histórico e simbólico do aeroporto.

©

Getty Images

Relíquia

O Aeroporto Internacional de Nicósia também pode ser visto como uma relíquia da era da Guerra Fria, quando Chipre era um ponto focal de tensão geopolítica. O abandono do aeroporto é resultado direto dos conflitos globais mais amplos da época.

©

Getty Images

Preocupações com a segurança

A segurança é um problema constante no abandonado Aeroporto de Nicósia. A área é fortemente monitorada pela ONU para impedir o acesso não autorizado, dada a sua localização sensível dentro da Zona Verde. Isso só aumentou a mística em torno do aeroporto.

©

Getty Images

Ocupação ilegal

De acordo com o direito internacional, a ocupação do Chipre pela Turquia é realmente considerada ilegal. A divisão entre o norte da ilha e o sul tem sido uma questão de grande controvérsia. A República da Turquia é a única nação do mundo a reconhecer o norte do Chipre como um estado soberano.

©

Getty Images

Publicidade

Até mesmo os cartazes espalhados pelo aeroporto são uma prova do conflito que transformou este reino outrora movimentado em uma concha isolada. O papel desbotado que ainda anuncia relógios, sapatos e pizza são lembretes anacrônicos do legado em ruínas de um país.

©

Getty Images

Planos de reabertura

Ao longo dos anos, houve discussões sobre a reabertura do Aeroporto Internacional de Nicósia, particularmente como parte das negociações de paz entre cipriotas gregos e turcos. No entanto, essas negociações foram repetidamente paralisadas e o aeroporto permanece fechado ao público.

©

Getty Images

Futuro

O futuro do Aeroporto Internacional de Nicósia permanece incerto. Embora haja esperança de que ele possa ser reaberto como parte de um acordo de paz, o atual impasse político sugere que o aeroporto pode permanecer abandonado no futuro próximo, uma relíquia de um passado dividido.

Fontes: (Reuters) (The Independent) (Business Insider)

©

Getty Images

Mundo Aeroporto 06/10/24 POR Notícias Ao Minuto Brasil


Localizado não muito longe a oeste de Nicósia (capital do Chipre) fica um aeroporto abandonado que está apodrecendo e caindo aos pedaços há meio século. Ele é conhecido como Aeroporto Internacional de Nicósia, e sua história é de intrigas e conflitos cruéis. Com o tempo, o aeroporto tem sido a prova de uma história pesada, e muitos agora estão se perguntando se o aeroporto voltará à sua antiga glória.

PUB

 

Mas quais foram os eventos que levaram ao abandono do aeroporto? Clique nesta galeria para descobrir.

Leia Também: Vídeos de acusados ​​de estuprar mulher drogada pelo ex chocam tribunal

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama MC Mirella Há 21 Horas

MC Mirella expulsa os pais de casa: "Não quero mais morar junto"

politica Bolsonaro Há 19 Horas

'Vamos partir pra guerra': golpistas pediam 'orientação' a general próximo de Bolsonaro

fama Problemas de Saúde Há 20 Horas

Ator da Globo que pediu Pix é novamente internado

mundo Dominique Pelicot Há 21 Horas

Homem que permitiu estupros da esposa por 10 anos: 'Vou morrer como cão'

politica BOLSONARO-PF Há 11 Horas

PF indicia Bolsonaro e mais 36 em investigação de trama golpista

fama Gisele Bündchen Há 20 Horas

Grávida e radiante, Gisele Bündchen exibe barriguinha ao ir à academia

lifestyle Saúde Há 20 Horas

Quatro sinais de que você está consumindo açúcar em excesso diariamente

justica São Paulo Há 19 Horas

'Quem vai devolver meu filho?', lamenta pai de universitário morto em abordagem da PM

esporte Indefinição Há 12 Horas

Qual será o próximo destino de Neymar?

fama KIM-KARDASHIAN Há 21 Horas

Kim Kardashian sensualiza com seu robô da Tesla, adquirido por R$ 170 mil