Já assistiu os útimos filmes dos diretores mais lendários do cinema?
Como grandes ícones do cinema encerraram suas carreiras?
Já assistiu os útimos filmes dos diretores mais lendários do cinema?
A carreira de um diretor de cinema é muitas vezes - e, em certos casos, injustamente - julgada por sua última obra. Alguns cineastas encerram suas trajetórias com filmes que refletem seu auge criativo, enquanto outros, apesar de terem construído uma carreira longa e bem-sucedida, permanecem na cadeira de diretor muito tempo após terem passado de seu ápice artístico.
Quer saber quais foram os últimos filmes que diretores lendários nos deixaram, seja para o bem ou para o mal? Clique nesta galeria e descubra.
©
NL Beeld
'Imitação da Vida' (1959) - Douglas Sirk
O alemão Douglas Sirk declarou que 'Imitação da Vida' foi seu último filme em Hollywood antes de deixar definitivamente a cidade. Mas ele partiu em alta. O filme, estrelado por Lana Turner e John Gavin, foi um grande sucesso, mas não foi suficiente para atrair Sirk de volta aos Estados Unidos. Ele morreu 28 anos depois, em 14 de janeiro de 1987, sem nunca ter feito outro filme.
©
NL Beeld
'Dama por um Dia' (1961) - Frank Capra
O projeto final de Frank Capra foi 'Dama por um Dia' (1961), estrelado por Glenn Ford e Bette Davis. Capra foi a força motriz por trás de alguns dos filmes de maior sucesso das décadas de 1930 e 1940. Ele morreu em 3 de setembro de 1991.
©
NL Beeld
'7 Mulheres' (1966) - John Ford
John Ford, famoso por seus filmes de faroeste, como 'No Tempo das Diligências' (1939) e 'Rastros de Ódio' (1956), morreu em 31 de agosto de 1973. '7 Mulheres', seu último filme, se passa na China na década de 1930.
©
Getty Images
'Anjos Rebeldes' (1966) - Ida Lupino
Ida Lupino é amplamente considerada a cineasta mais proeminente da década de 1950. Ela também foi uma atriz de sucesso. Seu último filme como diretora de cinema foi a comédia 'Anjos Rebeldes'. Lupino morreu em 3 de agosto de 1995.
©
Getty Images
'A Libertação de L. B. Jones' (1970) - William Wyler
William Wyler dirigiu 'A Libertação de L. B. Jones', um filme neo-noir estrelado por Roscoe Lee Browne, Lee J. Cobb e Lola Falana. O gênero neo-noir é uma modernização do estilo noir dos anos 1940 e 1950, caracterizado por temas sombrios, personagens moralmente ambíguos e uma estética visual marcante. Wyler, que detém o recorde de doze indicações ao Oscar de Melhor Diretor, faleceu em 27 de julho de 1981.
©
Getty Images
'Trama Macabra' (1976) - Alfred Hitchcock
Alfred Hitchcock, conhecido por décadas como o "Mestre do Suspense", encerrou sua carreira com 'Trama Macabra', uma comédia de humor descontraída e espirituosa, mas apavorante, estrelada por Karen Black e Bruce Dern. O diretor faleceu em 29 de abril de 1980.
©
Getty Images
'Questão de Tempo' (1976) - Vicente Minnelli
Vincente Minnelli dirigiu sua filha Liza, e também Ingrid Bergman, nesse drama de fantasia, que também marcou a primeira aparição de Isabella Rossellini nas telas. O diretor faleceu em 25 de julho de 1986.
©
NL Beeld
'Esse Obscuro Objeto do Desejo' (1977) - Luis Buñuel
Último trabalho de direção do cineasta espanhol Luis Buñuel antes de sua morte, em 29 de julho de 1983, 'Esse Obscuro Objeto do Desejo' é estrelado por Fernando Rey, Carole Bouquet e Ángela Molina.
©
NL Beeld
'Filming Othello' (1978) - Orson Welles
O último trabalho de direção de Orson Welles lançado em vida foi um obscuro documentário em inglês da Alemanha Ocidental chamado 'Filming Othello' ('Filmando Otelo', em tradução livre), que narra seu trabalho atrás das câmeras durante a produção de 'Otelo' em 1951 (foto). Welles morreu em 10 de outubro de 1985, deixando um projeto inacabado. Em 2018, seu filme 'O Outro Lado do Vento' foi lançado postumamente após 48 anos de produção, depois de ter sido retocado e concluído por outras pessoas.
©
Getty Images
'O Fator Humano' (1979) - Otto Preminger
O último filme dirigido por Otto Preminger foi esse filme de suspense neo-noir estrelado por Nicol Williamson e Richard Attenborough. Preminger morreu em 23 de abril de 1986.
©
NL Beeld
'Amigos, Amigos, Negócios à Parte' (1981) - Billy Wilder
Billy Wilder, cujos filmes incluem uma série de comédias notáveis, encerrou sua carreira com a fórmula tradicional ao juntar Jack Lemmon e Walter Matthau em 'Amigos, Amigos, Negócios à Parte', atores que o diretor havia reunido pela primeira vez no hilário 'Uma Loura por um Milhão', de 1966. Wilder faleceu em 27 de março de 2002.
©
Getty Images
'Jogando com a Vida' (1982) - Don Siegel
'Jogando com a Vida', uma comédia estrelada por Bette Midler, foi o último filme de Don Siegel. O diretor, mais conhecido por seus filmes de ação, incluindo 'Perseguidor Implacável' (1971), morreu em 20 de abril de 1991.
©
Getty Images
'De Repente num Domingo' (1983) - François Truffaut
O cineasta francês François Truffaut concluiu 'De Repente num Domingo' em 1983. Foi o último filme dirigido por Truffaut antes de sua morte, em outubro do ano seguinte.
©
NL Beeld
'O Casal Osterman' (1983) - Sam Peckinpah
O último trabalho de Sam Peckinpah nas telas foi esse suspense baseado no romance homônimo de Robert Ludlam, autor mais conhecido por Jason Bourne. O filme, estrelado por Rutger Hauer, John Hurt e Burt Lancaster, foi lançado em 1983, um ano antes da morte de Peckinpah, em 28 de dezembro de 1984.
©
NL Beeld
'O Dinheiro' (1983) - Robert Bresson
Último filme do diretor francês Robert Bresson antes de sua morte, em 18 de dezembro de 1999, 'O Dinheiro' é estrelado por Christian Patey e Vincent Risterucci.
©
NL Beeld
'Passagem para a Índia' (1984) - David Lean
O drama histórico épico 'Passagem para a Índia', o primeiro filme dirigido por David Lean em 14 anos desde 'A Filha de Ryan' (1970), foi também seu último. Lean faleceu em 16 de abril de 1991.
©
NL Beeld
'Era uma Vez na América' (1984) - Sergio Leone
Muitos críticos de cinema consideram 'Era uma vez na América' a maior realização de Sergio Leone nas telas. O diretor italiano, conhecido como pioneiro do gênero faroeste macarrônico, também chamado de bang-bang à italiana, dirigiu clássicos como 'Três Homens em Conflito' (1966). Esse subgênero do faroeste, produzido principalmente nas décadas de 1960 e 1970, consolidou sua fama. Leone faleceu em 30 de abril de 1989, cinco anos após o lançamento de seu aclamado filme.
©
Getty Images
'Os Vivos e os Mortos' (1987) - John Huston
'Os Vivos e os Mortos' é um verdadeiro caso de família, dirigido por John Huston, escrito por seu filho Tony Huston e estrelado por sua filha, Anjelica Huston. John Huston faleceu em 28 de agosto de 1987, apenas alguns meses após o lançamento do filme.
©
NL Beeld
'Madadayo' (1993) - Akira Kurosawa
O cineasta japonês Akira Kurosawa, especialmente conhecido por 'Os Sete Samurais' (1961), morreu em 6 de setembro de 1998, cinco anos depois de fazer 'Madadayo', seu último filme. Kurosawa é fotografado no set de filmagem de 'Madadayo'.
©
Getty Images
'De Olhos bem Fechados' (1999) - Stanley Kubrick
O último filme de Stanley Kubrick foi esse drama psicológico estrelado por Tom Cruise e Nicole Kidman. O diretor morreu em 7 de março de 1999, seis dias depois de mostrar a versão final de 'De Olhos Bem Fechados' à Warner Bros.
©
NL Beeld
'Sarabanda' (2003) - Ingmar Bergman
Originalmente feito para a televisão sueca, o filme acabou tendo uma versão mais longa e teatral fora do país. 'Sarabanda', estrelado por Liv Ulmann, foi o último filme de Ingmar Bergman no cinema. Ele morreu em 30 de julho de 2007.
©
NL Beeld
'A Intérprete' (2005) - Sydney Pollack
Sydney Pollack alcançou fama como diretor e ator. Seu último trabalho narrativo foi o thriller político 'A Intérprete', de 2005. No ano seguinte, ele dirigiu o documentário 'Sketches of Frank Gehry' ('Esboços de Frank Gehry', em tradução livre), que foi seu último projeto nas telas. Pollack faleceu em 26 de maio de 2008.
©
NL Beeld
'Sombras de Goya' (2006) - Miloš Forman
O diretor de cinema tcheco Miloš Forman decidiu que 'Sombras de Goya' seria sua última vez atrás das câmeras e le passou a escrever nos seus últimos anos de vida. Forman faleceu em 13 de abril de 2018.
©
NL Beeld
'A Última Noite' (2006) - Robert Altman
Em seu último filme, o diretor Robert Altman reuniu um elenco que incluía Woody Harrelson, Tommy Lee Jones, Meryl Streep e Lilly Tomlin para a comédia musical 'A Última Noite'. Altman morreu em 20 de novembro, no mesmo ano em que o filme foi lançado.
©
NL Beeld
'Jogos do Poder' (2007) - Mike Nichols
O último filme do diretor Mike Nichols foi 'Jogos do Poder', estrelado por Tom Hanks, Julia Roberts e Philip Seymour Hoffman. Nichols, cujos créditos nas telas incluem 'A Primeira Noite de um Homem' (1967) e 'Ardil 22' (1970), morreu em 19 de novembro de 2014.
©
NL Beeld
'Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto' (2007) - Sidney Lumet
Sidney Lumet, conhecido por filmes como 'A Colina dos Homens Perdidos', 'Serpico' (1973) e 'O Veredito' (1982), concluiu 'Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto' em 2007. Esse foi o último filme que ele dirigiu antes de sua morte, em 9 de abril de 2011.
©
NL Beeld
'Julie & Julia' (2009) - Nora Ephron
O filme biográfico 'Julie & Julia', da cineasta Nora Ephron, é estrelado por Meryl Streep e Amy Adams. Esse foi o último projeto da diretora nas telas antes que uma doença lhe tirasse a vida em 26 de junho de 2012.
©
Getty Images
'Incontrolável' (2010) - Tony Scott
'Incontrolável', o thriller de ação estrelado por Denzel Washington e Chris Pine, foi o último filme dirigido por Tony Scott, que morreu em 19 de agosto de 2012. Scott era o irmão mais novo do diretor de cinema Ridley Scott.
©
NL Beeld
'Ricki and the Flash: De Volta Para Casa' (2015) - Jonathan Demme
'O Silêncio dos Inocentes' (1991) e 'Filadélfia' (1993) estão entre os melhores filmes de Jonathan Demme. Seu último trabalho narrativo foi 'Ricki and the Flash: De Volta Para Casa', estrelado por Meryl Streep, que tocava violão no papel principal. No entanto, Demme não parou por aí. Em 2016, ele dirigiu o filme concerto 'Justin Timberlake + The Tennessee Kids', lançado um ano antes de sua morte, em 26 de abril de 2017.
©
NL Beeld
'Imagem e Palavra' (2018) - Jean-Luc Godard
Jean-Luc Godard encerrou sua ilustre carreira com um filme de ensaio de vanguarda chamado 'Imagem e Palavra'. Descrito como tipicamente confuso - e, em última análise, gratificante - o filme garantiu o legado de Godard como um dos cineastas franceses mais influentes da era pós-guerra. Ele morreu em 13 de setembro de 2022.
©
Getty Images
'The Caine Mutiny Court-Martial' (2023) - William Friedkin
William Friedkin (foto) morreu antes do lançamento de seu último filme, 'The Caine Mutiny Court-Martial' ('A Corte Marcial do Motim do Caine', em tradução livre). Friedkin, cujos créditos nas telas incluem 'Operação França' (1971) e 'O Exorcista' (1973), despediu-se em 7 de agosto de 2023.
Fontes: (IMDB) (World of Reel) (Indie Wire)
©
Getty Images
Cultura
Cinema
06/10/24
POR Notícias Ao Minuto Brasil
A carreira de um diretor de cinema é muitas vezes - e, em certos casos, injustamente - julgada por sua última obra. Alguns cineastas encerram suas trajetórias com filmes que refletem seu auge criativo, enquanto outros, apesar de terem construído uma carreira longa e bem-sucedida, permanecem na cadeira de diretor muito tempo após terem passado de seu ápice artístico.
Quer saber quais foram os últimos filmes que diretores lendários nos deixaram, seja para o bem ou para o mal? Clique nesta galeria e descubra.
Leia Também: Astros e estrelas que arriscam a própria vida em cenas de ação
PARTILHE ESTA NOTÍCIA