Remédio para verme resolve? Doenças parasitárias mais assustadoras do mundo
Esses pequenos organismos podem causar algumas doenças graves.
Remédio para verme resolve? Doenças parasitárias mais assustadoras do mundo
Parasitas são organismos que buscam nutrição e proteção de outros seres vivos e podem causar doenças em humanos. Embora as doenças parasitárias sejam relativamente incomuns em algumas partes do mundo, em outras regiões podem ser absolutamente devastadoras. Transmitidas às pessoas através de parasitas encontrados em alimentos contaminados, água, solo ou picadas de insetos, é importante observar que nem todas as condições do gênero são devidas à falta de saneamento ou à pobreza. Na verdade, qualquer pessoa pode estar exposta a parasitas!
Clique na galeria para descobrir as doenças parasitárias mais assustadoras do mundo e como evitá-las!
© Shutterstock
Lombrigas intestinais
As lombrigas são uma das principais causas de doenças parasitárias em todo o mundo. Os ovos dos vermes passam pelas fezes e são recolhidos em solo, alimentos ou água contaminados. Muitas vezes não há sintomas, embora possam incluir incômodo no estômago ou outras dores. Infecções graves podem causar obstruções intestinais ou, em crianças, retardar o seu crescimento devido à desnutrição. Existem medicamentos disponíveis para tratá-las.
©
Shutterstock
Cripto
Cryptosporidium é o parasita por trás da doença diarreica criptosporidiose, também conhecida como cripto. É geralmente adquirida pela ingestão de água contaminada. Na verdade, o parasita é a principal causa de doenças transmitidas pela água nas pessoas nos EUA.
©
Shutterstock
Toxoplasmose
A toxoplasmose é uma doença de origem alimentar considerada uma das principais causas de morte por doenças de origem alimentar nos EUA. Embora os sintomas sejam raros, algumas pessoas que adoecem devido à infecção sentirão sensação de gripe ou terão gânglios linfáticos inchados ou dores musculares. A infecção pode ser especialmente grave em pessoas que a contraem antes ou durante a gravidez e naquelas que estão imunocomprometidas.
©
Shutterstock
Blastocisto
Os especialistas não sabem exatamente como as pessoas a contraem, no entanto, o mau saneamento e o consumo ou ingestão de alimentos ou água contaminados foram apontados como fatores de risco. Os sintomas incluem diarreia, dor de estômago, perda de peso e prisão de ventre, que podem ser tratadas com medicamentos.
©
Shutterstock
Chato (piolhos pubianos)
Muitos acreditam que os chatos são uma doença s-xualmente transmissível, porque é comumente transmitida de pessoa para pessoa durante relações íntimas. Mas os piolhos púbicos não causam infecções, são insetos parasitas que se alimentam de sangue humano e normalmente são encontrados na região genital.
©
Shutterstock
Leishmaniose
O parasita Leishmania é encontrado nos trópicos e subtrópicos, bem como no sul da Europa. Causa leishmaniose, que acontece quando você é picado por um flebotomíneo que carrega o parasita. Existem muitos tipos diferentes de leishmaniose e alguns causam feridas na pele, enquanto outros afetam órgãos como o fígado e o baço. Pode ser fatal.
©
Shutterstock
Sarna
Um ácaro conhecido como Sarcoptes scabiei causa sarna. A condição ocorre quando o ácaro penetra na pele onde vive e põe ovos. Erupções cutâneas e coceira são os principais sintomas do contágio, que se espalha pelo contato próximo com uma pessoa com sarna.
©
Shutterstock
Piolhos
A pediculose, mais conhecida como piolhos, é uma infestação que se espalha com mais frequência quando as pessoas entram em contato com o cabelo de uma pessoa afetada. O culpado é o Pediculus humanus capitis, um inseto parasita que os animais de estimação não conseguem transmitir.
©
Shutterstock
Tricomoníase
Trichomonas vaginalis é o parasita que causa a tricomoníase, uma DST comum. Apenas cerca de 30% das pessoas desenvolvem sintomas, que incluem ardor e coceira, dor ao urinar e corrimento genital. Os preservativos podem reduzir a sua transmissão.
©
Shutterstock
Malária
A malária é uma doença causada por um parasita. Os mosquitos Anopheles transmitem a malária de uma pessoa para outra, pois um mosquito pode pegar o parasita se picar uma pessoa infectada com ele. Os sintomas são semelhantes aos da gripe, como febre e calafrios. Se não for tratada, a doença pode causar complicações.
© Shutterstock
Dientamoeba fragilis
Esta doença parasitária infecta o intestino grosso em humanos. Encontrado em todo o mundo, os cientistas não têm certeza de como as pessoas contraem D. fragilis, mas suspeitam que as pessoas normalmente o engolem acidentalmente.
©
Getty Images
Doenças de Chagas (ou Tripanossomíase americana)
Também conhecida como Tripanossomíase americana, a doença de Chagas é causada pelo Trypanosoma cruzi. Encontrados em toda a América do Norte e do Sul, os insetos conhecidos como barbeiros pegam o parasita de um animal ou pessoa infectada e depois passam os parasitas nas fezes. Os sintomas iniciais incluem febre, dor de cabeça ou erupção na pele, mas pode se tornar uma doença para o resto da vida, resultando em problemas cardíacos e gastrointestinais.
©
Shutterstock
Giardíase
Encontrada em todo o mundo, a giárdia é um pequeno parasita que causa a doença diarreica giardíase. Você pode obtê-lo em superfícies, solo, alimentos ou água contaminados com fezes de pessoas ou animais infectados. Algumas pessoas não apresentam sintomas, enquanto outras apresentam diarreia, cólicas estomacais, vômitos e desidratação.
©
Shutterstock
Filariose linfática
Mais comum em regiões subtropicais e tropicais, esta doença parasitária é causada por vermes que vivem no sistema linfático humano. É transmitido através da picada de várias espécies de mosquitos. Pode causar linfedema e, principalmente, inchaço do escroto, denominado elefantíase.
©
Shutterstock
Esquistossomose
Também conhecida como bilharziose, a esquistossomose é uma doença causada por vermes parasitas. Os vermes parasitas vivem em alguns tipos de caracóis de água doce e as pessoas podem contraí-los se forem expostas a água contaminada. Os sintomas incluem coceira, bem como febre, tosse ou dores musculares.
©
Shutterstock
Queratite
Encontrada globalmente na água e no solo, esta infecção parasitária é causada pelo organismo unicelular Acanthamoeba, um tipo de ameba. Pode causar infecções nos olhos, pele e sistema nervoso central. Ele pode entrar no corpo através de feridas ou pelas narinas, e infecções também têm sido associadas à natação com lentes de contato.
©
Shutterstock
Anisaquíase
A anisaquíase é causada por uma espécie de lombriga conhecida como lagarta do arenque, lagarta do bacalhau ou lagarta da foca. As larvas entram na água quando os mamíferos marinhos infectados defecam, e os crustáceos comem as larvas, que são comidas pelos peixes. Os humanos podem então pegar o parasita comendo frutos do mar crus ou mal cozidos.
©
Shutterstock
Cisticercose
Os cistos larvais da tênia Taenia solium podem causar uma infecção parasitária do tecido conhecida como cisticercose. As pessoas contraem isso quando engolem acidentalmente ovos nas fezes de uma pessoa que tem tênia, o que pode acontecer se suas mãos não forem devidamente limpas antes de comer.
©
Shutterstock
Toxocaríase
Esta infecção por lombriga é causada pelas larvas de duas espécies de lombrigas Toxocara, chamadas Toxocara canis, que as pessoas contraem de cães, e Toxocara cati, que vem de gatos. Animais de estimação que têm o parasita o excretam nas fezes, que pode ser transmitido às pessoas se elas não lavarem as mãos adequadamente ou se ingerirem alimentos contaminados. Pode afetar os olhos, fígado e pulmões.
©
Shutterstock
Percevejos
Conhecidos por danificar móveis e deixar coceira nas pessoas, os percevejos não podem transmitir doenças como outros parasitas. Esses insetos também não representam uma ameaça médica séria, são apenas um pesadelo para lidar.
©
Shutterstock
Ancilostomíase
Encontrados em todo o mundo, os ovos da ancilostomíase passam pelas fezes humanas. É mais comum que infecte as pessoas quando elas caminham em solo contaminado, e a falta de higiene desempenha um papel na transmissão. Algumas pessoas apresentam sintomas gastrointestinais, mas muitas não apresentam nenhum. Ser diagnosticado é fundamental, pois você pode desenvolver anemia devido à perda de sangue. Existem medicamentos disponíveis para tratar a condição.
©
Shutterstock
Naegleria fowleri
Naegleria fowleri vive no solo e em águas doces e quentes, como lagos, rios e fontes termais. Se a água contendo o parasita subir pelo nariz, ela pode entrar no cérebro e causar uma infecção. Embora seja uma doença rara, quase sempre é fatal.
©
Shutterstock
Enterobíase (ou infecção por Infeção por oxiúros)
Enterobius vermicularis é uma lombriga que causa o que é conhecido como infecção por traça. Pode afetar qualquer pessoa, mas é mais comum em crianças. É transmitido quando os ovos de oxiúro e fezes contaminadas entram em contato com a boca de alguém. Os sintomas incluem coceira e comichão no â nus e na região da pele em volta, incluindo genitais.
©
Getty Images
Difilobotríase
Uma das maiores tênias do mundo, esse parasita pode crescer até nove metros de comprimento e causar obstrução intestinal e doenças da vesícula biliar. Você pode pegar a tênia comendo peixe mal cozido ou cru.
©
Getty Images
Ciclosporíase
A ciclosporíase é uma doença que afeta os intestinos e é causada pelo parasita Cyclospora cayetanensis. As pessoas podem contraí-lo se comerem alimentos contaminados ou beberem água contaminada. Muitas vezes ocorre em áreas tropicais e subtropicais do mundo. Os sintomas podem incluir perda de apetite, cólicas estomacais, distensão abdominal, náuseas e evacuações explosivas.
©
Shutterstock
Babesiose
Os parasitas Babesia microti causam uma doença chamada babesiose e entram nas pessoas quando são picadas por carrapatos de patas pretas ou carrapatos de veado. Eles podem ser encontrados em áreas gramadas e arborizadas em todo o mundo. Sintomas semelhantes aos da gripe podem acompanhar a infecção, mas você pode não apresentar nenhum sintoma.
©
Shutterstock
Clonorquis
Pessoas que comem peixe cru ou mal cozido em áreas onde esse parasita é encontrado podem ser infectadas pelo parasita Clonorchis. Infecta principalmente o fígado, bem como a vesícula biliar e os ductos biliares. A maioria das pessoas com o parasita não apresenta sintomas; no entanto, estes podem incluir indigestão, dor de estômago, diarreia e prisão de ventre. A infecção pode durar de 25 a 30 anos, que é o tempo que os parasitas podem viver no corpo.
©
Shutterstock
Equinococose
Esta doença parasitária é causada quando uma tênia do gênero Echinococcosis infecta um ser humano. A maioria das pessoas não apresenta sintomas quando infectadas, mas a infestação pode causar cistos aumentados no fígado, pulmões e outros órgãos.
©
Shutterstock
Tricurídeo
Esse verme parasita causa tricuríase, uma doença especialmente comum em climas quentes com saneamento inadequado. Seus ovos passam pelas fezes de uma pessoa infectada e se espalham para outros indivíduos que entram em contato com solo, alimentos ou água contaminados. Algumas pessoas não apresentam sintomas e outras podem apresentar evacuações dolorosas e prolapso retal.
©
Shutterstock
Paragonimus
O verme pulmonar Paragonimus, ou platelminto, pode infectar os pulmões das pessoas se elas comerem caranguejo ou lagostim cru ou mal cozido. É incomum que o platelminto chegue ao sistema nervoso central, mas às vezes isso pode acontecer.
Fontes: (Live Science) (Business Insider)
©
Shutterstock
Lifestyle
Parasitas
06/10/24
POR Notícias Ao Minuto Brasil
Parasitas são organismos que buscam nutrição e proteção de outros seres vivos e podem causar doenças em humanos. Embora as doenças parasitárias sejam relativamente incomuns em algumas partes do mundo, em outras regiões podem ser absolutamente devastadoras. Transmitidas às pessoas através de parasitas encontrados em alimentos contaminados, água, solo ou picadas de insetos, é importante observar que nem todas as condições do gênero são devidas à falta de saneamento ou à pobreza. Na verdade, qualquer pessoa pode estar exposta a parasitas!
Clique na galeria para descobrir as doenças parasitárias mais assustadoras do mundo e como evitá-las!
Leia Também: Comer carne à noite pode fazer mal?
PARTILHE ESTA NOTÍCIA