NASA e SpaceX adiam lançamento da Europa Clipper devido ao furacão Milton

O ciclone, que se formou no fim de semana no Golfo do México, deve atingir o estado da Flórida no meio da próxima semana, trazendo chuvas e ventos fortes na costa oeste e no Cabo Canaveral

© Mario Tama/Getty Images

Tech Espaço Há 5 Horas POR Notícias ao Minuto

A NASA e a SpaceX adiaram o lançamento da missão Europa Clipper, previsto para a próxima quinta-feira na Flórida, devido à ameaça do furacão Milton.

PUB

 

O ciclone, que se formou no fim de semana no Golfo do México, deve atingir o estado da Flórida no meio da próxima semana, trazendo chuvas e ventos fortes na costa oeste e no Cabo Canaveral.

Segundo Tim Dunn, gestor do programa de serviços de lançamento da NASA, a próxima oportunidade de lançamento será determinada após a passagem do furacão, seguida de uma avaliação das instalações e ações de recuperação.

Na última sexta-feira, a nave Europa Clipper foi transferida para o hangar da plataforma de lançamento 39A, no Centro Espacial Kennedy, como parte dos preparativos finais para a viagem à lua Europa, de Júpiter. A NASA garantiu que a nave está segura, enquanto o centro se prepara para a chegada do furacão Milton.

A missão da Europa Clipper, a maior nave espacial construída pela NASA para exploração planetária, é orbitar a lua Europa e investigar se ela pode abrigar vida. A nave percorrerá 2,9 bilhões de quilômetros para chegar a Júpiter em 2030.

A NASA está avaliando outras datas de lançamento até o dia 6 de novembro para a missão, que terá duração de quatro anos.

Leia Também: NASA descobe dióxido de carbono em lua de Plutão

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Tech Espaço Há 4 Horas

NASA descobe dióxido de carbono em lua de Plutão

Tech Google 06/10/24

Assistente de IA do Gmail também vai chegar ao iPhone

Tech X 06/10/24

Em mais um capítulo, X tenta voltar, após pagar multa definida por Moraes

Tech Espaço Há 5 Horas

NASA e SpaceX adiam lançamento da Europa Clipper devido ao furacão Milton

Tech Twitter - X Há 4 Horas

O que falta para a plataforma X voltar a funcionar no Brasil