Prefeito é assassinado seis dias após assumir o cargo no México

Alejandro Arcos, de 43 anos, foi decapitado, e sua cabeça foi deixada em um caminhão

© Getty Images

Mundo Violência 07/10/24 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Alejandro Arcos, prefeito da cidade de Chilpancingo, no sul do México, foi assassinado seis dias após assumir o cargo, informaram autoridades locais no domingo (6).

PUB

 

Segundo uma foto da cena do crime, divulgada nas redes sociais, Arcos, 43, foi decapitado, e sua cabeça foi deixada em um caminhão. A imprensa local também menciona essa informação, mas não houve confirmação oficial.

O jornal El Sol de Chilpancingo dá mais detalhes ao afirmar que a polícia recebeu uma ligação por volta das 17h do horário local (19h em Brasília) avisando que havia um caminhão com o pisca-alerta aceso e uma cabeça humana na cabine. O resto do corpo foi encontrado no mesmo veículo, segundo a publicação.

Arcos tomou posse como prefeito no último dia 30. A morte dele acontece três dias depois do assassinato a tiros do Secretário-Geral da Câmara Municipal, Francisco Tapia, numa emboscada na noite de quinta-feira (3), no centro de Chilpancingo.

Tapia também havia assumido o cargo recentemente e era o braço direito do prefeito.

O crime poderá ser investigado pelo Ministério Público Federal, de acordo com a presidente Claudia Sheinbaum. "Sobre o lamentável acontecimento com o presidente municipal [prefeito] de Chilpancingo", disse ela em sua videoconferência de imprensa matinal, "estão sendo feitas as investigações necessárias para descobrir qual foi o motivo e, claro, para fazer as prisões correspondentes".

A presidente acrescentou que as autoridades federais estão colaborando com as do estado de Guerrero. "Está sendo verificado se é necessário levar o caso à Procuradoria-Geral da República", afirmou.

O PRI (Partido Revolucionário Institucional), ao qual Arcos pertencia, denunciou o "crime covarde" e pediu justiça. "Chega de violência e impunidade! O povo de Guerrero não merece viver com medo", afirmou a legenda na rede social X.

Evelyn Salgado, governadora do estado de Guerrero, cuja capital é Chilpancingo, condenou o assassinato de Arcos. "Sua perda enluta toda a sociedade de Guerrero e nos enche de indignação", escreveu no X, sem detalhar as circunstâncias da morte.

O presidente do PRI, Alejandro Moreno, condenou o crime e lembrou que "há apenas três dias [assassinaram] o secretário desta mesma prefeitura, Francisco Tapia". "Estavam no cargo há menos de uma semana. Funcionários jovens e honestos que buscavam progresso para a sua comunidade", lamentou.

Guerrero é um dos estados mexicanos mais afetados pela violência dos cartéis de drogas devido à localização estratégica na costa do Pacífico.

Mais de 450 mil pessoas foram mortas e milhares desapareceram no México desde que o governo enviou o Exército para combater narcotráfico em 2006.

Os políticos, especialmente os locais, são frequentemente vítimas da violência relacionada à corrupção e ao bilionário tráfico de drogas.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia pacote fiscal 21/12/24

Pacote Fiscal: Veja o que o Congresso manteve ou alterou nas medidas do governo

fama PRETA-GIL Há 18 Horas

Madrastra atualiza estado de saúde de Preta Gil e fala em recuperação lenta

brasil BR-116 Há 23 mins

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Vanessa Carvalho Há 19 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

esporte CBF-DENÚNCIAS Há 19 Horas

Presidente da CBF demite diretor que é amigo de Ronaldo por justa causa

esporte DENÍLSON-JOGADOR Há 23 Horas

Denílson se despede da Band após 14 anos na emissora

fama ROBERTO-CARLOS Há 22 Horas

Em possível último especial na Globo, Roberto Carlos dá mais ibope que sertanejo

fama Nicole Bahls Há 23 Horas

'Não me sinto confortável', diz Nicole Bahls sobre ser mãe

fama Blake Lively Há 19 Horas

Blake Lively processa Justin Baldoni por assédio sexual

fama RODRIGO-FARO Há 22 Horas

Rodrigo Faro grava último programa na Record e se despede