Santos e Audax se enfrentam pela decisão do título do Paulistão

A final do torneio, às 16 horas, na Vila Belmiro, reúne o time hegemônico nos últimos anos contra o emergente

© Reprodução / Facebook / Santos Futebol Clube

Esporte Vila Belmiro 08/05/16 POR Estadao Conteudo

O apito final na Vila Belmiro neste domingo ou vai dar ao Santos o posto de segundo maior campeão da história do futebol paulista ou confirmar o Audax, fundado há menos de três anos, como o time mais jovem a ser campeão na era profissional. A final do Campeonato Paulista, às 16 horas, na Vila Belmiro, reúne o time hegemônico nos últimos anos contra o emergente.

PUB

O Santos está na oitava final seguida, a nona nos 10 últimos anos. A regularidade rendeu cinco conquistas na última década e fez o clube largar o posto de quarto maior campeão estadual, superar o São Paulo e chegar neste domingo com a possibilidade de igualar o Palmeiras, com 22 títulos. O líder desse ranking é o Corinthians, 27 vezes campeão.

A permanência do Santos entre os primeiros colocados das últimas edições relembra o domínio vivido pelo clube na era Pelé e se explica principalmente pela força quando atua em casa. São 43 jogos de invencibilidade na Vila Belmiro pelo Estadual. A última derrota foi em abril de 2011.

O retrospecto anima o clube a confirmar o segundo título seguido, pois a decisão está empatada. O placar de 1 a 1 na semana passada, em Osasco (SP), faz com que na final baste a uma das equipes uma vitória simples para sair com o título. O empate leva a decisão para os pênaltis.

Mesmo com a melhor campanha e a vantagem de decidir em casa, o Santos afastou o favoritismo. Para o técnico Dorival Júnior, as últimas edições do Paulistão dificultam a distinção entre times grandes e pequenos. "Será uma decisão entre dois times grandes porque praticaram um grande futebol ao longo do Campeonato Paulista", afirmou. "É difícil definir quem é o grande e quem é o pequeno", comentou.

Neste contexto, Dorival Júnior explica que o desafio será na verdade bater a sensação do Estadual. "O Audax é o time a ser batido neste torneio por tudo o que apresentou. Naturalmente, o Santos tem condições de impor seu jogo por atuar na Vila".

Desde que retornou ao Santos, no ano passado, Dorival Júnior ainda não foi derrotado na Vila Belmiro. No Paulistão foram 17 jogos, com apenas uma derrota (Red Bull Brasil).

Após derrotar o Palmeiras e eliminar São Paulo e Corinthians, restou ao Audax superar o único grande que falta: o Santos. O técnico Fernando Diniz afirmou que o Leicester City, zebra que ganhou o Campeonato Inglês, serve como inspiração para o feito. "O Leicester é um grande exemplo para saber que não existe algo determinado, que quem é pequeno será pequeno e o pobre será pobre para sempre", disse o treinador, que tem formação em psicologia. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica BOLSONARO-JUSTIÇA Há 16 Horas

Bolsonaro terá benefício em prescrição de crimes ao fazer 70 anos em 2025

fama Beto Barbosa Há 17 Horas

Beto Barbosa é criticado por ter se casado com adolescente de 15 anos

fama Uberlândia Há 13 Horas

Influenciadora morre arrastada por enchente em Minas Gerais

lifestyle Aquecimento global Há 19 Horas

Aproveite bem o chocolate: Ele e outros alimentos podem estar com os dias contados

fama Redes Sociais Há 16 Horas

Jojo Todynho vira garota-propaganda da Havan, que ironiza 'cancelamento'

fama Kate Cassidy Há 13 Horas

Namorada se revolta com resgate de Liam Payne: 'Poderia ser salvo'

fama Paris Hilton Há 19 Horas

Paris Hilton diz que nunca se submeteu a procedimentos estéticos

mundo autobiografia Há 18 Horas

Angela Merkel relembra episódio em que Putin soltou cadela numa reunião

fama MARIA-FLOR Há 15 Horas

Todo mundo diz que tenho cara de boazinha, mas sou brava, diz Maria Flor

fama Ilhas Há 14 Horas

Famosos e suas ilhas privadas: Quem é o dono de um refúgio brasileiro?