Após pedido de Lula, Anfavea anuncia retorno do Salão do Automóvel

A última edição do evento foi realizada em 2018

© Reuters

Economia SALÃO-AUTOMÓVEL Há 5 Horas POR Folhapress

(FOLHAPRESS) - A Anfavea (associação de montadoras) anunciou nesta terça-feira (8) a volta do Salão do Automóvel, prevista para ocorrer em novembro de 2025. A última edição do evento foi realizada em 2018.

PUB

 

O anúncio foi feito pelo presidente da entidade, Márcio de Lima Leite, em reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília. Segundo Leite, o retorno atendeu a uma demanda de Lula.

"O presidente Lula sempre nos desafiava e dizia: 'Como vocês querem exportar se vocês não apresentam o que vocês sabem fazer de melhor?'", disse o executivo.

Em abril, durante a inauguração da nova sede da Anfavea em São Paulo, Lula cobrou a volta do Salão do Automóvel. Na ocasião, o presidente também questionou a queda de produtividade da indústria automotiva nos últimos anos. "Estamos produzindo metade dos veículos que produzíamos em 2010. Quem errou?", disse, diante de presidentes de montadoras presentes no evento.

A edição de 2025 do Salão será realizada entre os dias 22 de novembro e 1º de dezembro, em São Paulo, de acordo com Leite. A data foi escolhida para coincidir com o período do Grande Prêmio da Fórmula 1 na cidade.

Nesta terça, o presidente da Anfavea também celebrou a recuperação do setor automobilístico em 2024. "Nos últimos meses nós aumentamos em 60 mil novos empregos [...]. Os nossos investimentos já ultrapassam R$ 130 bilhões, com potencial para aumentarmos ainda muito mais", afirmou.

Leite fez referência à sanção da lei do Combustível do Futuro e disse que a "volta" do setor automotivo se dá "ainda mais verde". "O combustível do futuro demonstra isso claramente, o compromisso que nós estamos criando, em conjunto, com o futuro da indústria automobilística no Brasil", afirmou.

Ainda segundo o executivo, um estudo produzido pela entidade sobre a descarbonização do setor foi apresentado a Lula durante a reunião. O documento, disse, foi elaborado para a COP29, que será realizada no Azerbaijão, em novembro. "Apontamos a oportunidade do Brasil de uma redução da ordem de 400 milhões de toneladas de CO2".

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Economia Senado Há 7 Horas

Pacheco autoriza CPI sobre influência de aposta eletrônica no orçamento familiar

Economia Censo Há 22 Horas

IBGE vai pesquisar gasto dos brasileiros com bets

Economia Banco Central Há 20 Horas

Senado aprova Gabriel Galípolo para presidente do BC

Economia BNDES-CRÉDITO 08/10/24

BNDES anuncia crédito para projeto que prevê levar internet a favelas

Economia Petrobras 08/10/24

Petrobras atinge fator de 96,8% em utilização de refinarias em setembro

Economia Governo Lula Há 6 Horas

Lula sanciona Lei do Combustível do Futuro com três vetos

Economia Definição Há 23 Horas

Ministro diz levar decisão sobre horário de verão a limite para ver se pode ser evitado em 2024

Economia SALÃO-AUTOMÓVEL Há 5 Horas

Após pedido de Lula, Anfavea anuncia retorno do Salão do Automóvel

Economia Fitch Há 4 Horas

Fitch: descarbonização da economia mundial está progredindo muito lentamente