Após pedido de Lula, Anfavea anuncia retorno do Salão do Automóvel

A última edição do evento foi realizada em 2018

© Reuters

Economia SALÃO-AUTOMÓVEL 09/10/24 POR Folhapress

(FOLHAPRESS) - A Anfavea (associação de montadoras) anunciou nesta terça-feira (8) a volta do Salão do Automóvel, prevista para ocorrer em novembro de 2025. A última edição do evento foi realizada em 2018.

PUB

 

O anúncio foi feito pelo presidente da entidade, Márcio de Lima Leite, em reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília. Segundo Leite, o retorno atendeu a uma demanda de Lula.

"O presidente Lula sempre nos desafiava e dizia: 'Como vocês querem exportar se vocês não apresentam o que vocês sabem fazer de melhor?'", disse o executivo.

Em abril, durante a inauguração da nova sede da Anfavea em São Paulo, Lula cobrou a volta do Salão do Automóvel. Na ocasião, o presidente também questionou a queda de produtividade da indústria automotiva nos últimos anos. "Estamos produzindo metade dos veículos que produzíamos em 2010. Quem errou?", disse, diante de presidentes de montadoras presentes no evento.

A edição de 2025 do Salão será realizada entre os dias 22 de novembro e 1º de dezembro, em São Paulo, de acordo com Leite. A data foi escolhida para coincidir com o período do Grande Prêmio da Fórmula 1 na cidade.

Nesta terça, o presidente da Anfavea também celebrou a recuperação do setor automobilístico em 2024. "Nos últimos meses nós aumentamos em 60 mil novos empregos [...]. Os nossos investimentos já ultrapassam R$ 130 bilhões, com potencial para aumentarmos ainda muito mais", afirmou.

Leite fez referência à sanção da lei do Combustível do Futuro e disse que a "volta" do setor automotivo se dá "ainda mais verde". "O combustível do futuro demonstra isso claramente, o compromisso que nós estamos criando, em conjunto, com o futuro da indústria automobilística no Brasil", afirmou.

Ainda segundo o executivo, um estudo produzido pela entidade sobre a descarbonização do setor foi apresentado a Lula durante a reunião. O documento, disse, foi elaborado para a COP29, que será realizada no Azerbaijão, em novembro. "Apontamos a oportunidade do Brasil de uma redução da ordem de 400 milhões de toneladas de CO2".

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia pacote fiscal Há 23 Horas

Pacote Fiscal: Veja o que o Congresso manteve ou alterou nas medidas do governo

fama Rio de Janeiro Há 23 Horas

Mário Gomes volta à mansão após despejo

fama PRETA-GIL Há 18 Horas

Madrastra atualiza estado de saúde de Preta Gil e fala em recuperação lenta

brasil BR-116 Há 17 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Vanessa Carvalho Há 18 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

esporte CBF-DENÚNCIAS Há 19 Horas

Presidente da CBF demite diretor que é amigo de Ronaldo por justa causa

esporte DENÍLSON-JOGADOR Há 22 Horas

Denílson se despede da Band após 14 anos na emissora

fama ROBERTO-CARLOS Há 22 Horas

Em possível último especial na Globo, Roberto Carlos dá mais ibope que sertanejo

fama Nicole Bahls Há 23 Horas

'Não me sinto confortável', diz Nicole Bahls sobre ser mãe

fama RODRIGO-FARO Há 21 Horas

Rodrigo Faro grava último programa na Record e se despede