© Divulgação
O Governo de Minas Gerais classificou como "sigilosos" os dados sobre uso de viagens aéreas do governador do estado, Fernando Pimentel. O gabinete já havia divulgado informações sobre voos de Pimentel, Antonio Anastasia e Aécio Neves ao jornal Folha de S. Paulo em 2015, mas voltou atrás na decisão.
PUB
Agora, a informação só será liberada depois que o governador deixar o cargo. O Gabinete Militar classificou como "reservada", após solicitação feita via Lei de Acesso à Informação em abril, a divulgação dos trechos voados pelo governador em aviões oficiais e em voos fretados, assim como os nomes dos tripuantes dos voos.
A justificativa do governo é a de que a divulgação dos dados poderia representar risco à segurança de Pimentel. Segundo o Gabinete Militar, "se em algum momento houve a disponibilização de tais dados tratou-se de inobservância do dispositivo legal". O governo alegou a mesma razão para não publicar os dados.
Segundo a reportagem, até setembro de 2015, Pimentel havia voado 154 vezes em aviões oficiais, na maioria das vezes, dentro da cidade de Belo Horizonte.O petista também tem ido a Brasília com frequência para tratar da renegociação da dívida do Estado com a União.