Grécia deve votar medidas de austeridade em meio a protestos

O governo espera que o novo movimento possa impressionar credores e liberar fundos de resgate

© Reuters

Economia Parlamento 08/05/16 POR Estadao Conteudo

O parlamento grego deve votar medidas de austeridade como revisões de pensões e aumentos de impostos na noite deste domingo em meio a greves e protestos. O governo espera que o novo movimento possa impressionar credores e liberar fundos de resgate.

PUB

Os credores mais influentes da Grécia, a Alemanha e o Fundo Monetário Internacional (FMI), mantém um impasse sobre os termos do plano de ajuda para a Grécia, o qual o FMI considera ser falho e a Alemanha diz que não pode ser mudado.

O Eurogrupo, como é conhecido o comitê de ministros das Finanças da Zona do Euro, se reúne em Bruxelas na segunda-feira para discutir a estratégia fiscal da Grécia e a sustentabilidade de seus débitos. Uma resolução dessas diferenças, porém, não é esperada.

A legislação a qual o Parlamento grego vai votar cobre uma parte de um pacote de medidas de austeridade o qual representa 4 bilhões de euros, cerca de 3% do Produto Interno Bruto (PIB).

A legislação inclui uma simplificação do fragmentado e custoso sistema previdenciário da Grécia, o qual emprestadores e o partido governista grego Syriza concordam ser necessária. Apesar disso, cortes de benefícios e aumento na contribuição dos trabalhadores provocaram a oposição de sindicatos e outros grupos profissionais.

É esperado que as medidas sejam aprovadas, embora o governo tenha pouco espaço para agir no caso de rebelião dos parlamentares. A coalizão liderada pelo Syriza tem maioria de apenas três assentos no parlamento de 300 membros.

O problema para o primeiro ministro Alexis Tsipras é que os principais credores não ficarão satisfeitos apenas com as medidas deste domingo.

Em uma carta a ministros da Zona do Euro enviada na quinta-feira, a chefe do FMI Christine Lagarde disse que a Europa está tentando fazer a Grécia alcançar um superávit irreal. Se a Europa não reduzir a meta, disse, a Grécia precisará introduzir medidas de austeridade que impactarão mais outros 2% do PIB.

Autoridades da Alemanha descartam, porém, a hipótese de reduzir a meta de superávit primário da Grécia para apenas 1,5% do PIB conforme recomendado pelo FMI. A redução da meta, avaliam, poderia levar a um novo perdão da dívida para que o endividamento grego não entrasse numa espiral ainda maior de crescimento.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 15 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 15 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 9 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 16 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Realeza britânica Há 8 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Emergência Médica Há 16 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 16 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Hollywood Há 11 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

mundo Estados Unidos Há 11 Horas

Policial multa sem-abrigo que estava em trabalho de parto na rua nos EUA

brasil Tragédia Há 16 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos