© Reprodução
Os médicos indicam remédios devem ser guardados em casa somente em casos de venda isenta de prescrição médica, para uma eventual emergência, além, calro, daqueles de uso contínuo.
PUB
A personal organizer Mariana Aguirre deu preciosas dicas de organização ao jornal Extra. Ela lembra que os remédios não devem ser colocados na cozinha nem no banheiro, já que a umidade destes locais pode alterar sua composição. Além disso, medicamentos expostos são alterados com o calor. Ela lembra que a bula traz a informação da temperatura ideal.
Outro fator importante é verificar a validade do medicamento. Não adianta ficar guardando se não serve para usar. Faça uma triagem de quatro em quatro meses.
O correto é entregar a um posto de saúde ou hospital mais próximo de sua residência.
Procure deixar os medicamentos em suas embalagens originais. Você já parou para pensar sobre a embalagem, e o motivo de ser tão vedada? É para proteção contra contaminação e temperatura, além de evitar a ingestão de medicamento errado
Para uma família grande, com procedimentos diferenciados, é melhor separar por integrante. Lembre-se: cada remédio para cada sintoma, consequentemente para cada indivíduo. Escolha um local arejado e coloque uma pequena caixa de medicamento com etiqueta do usuário. No mercado existem várias caixinhas com diversos tamanhos. Procure o local indicado, avalie o espaço e compre sua caixa de remédios adequada.
Na malinha de primeiros socorros, mantenha soro fisiológico, ataduras, gazes, algodão, luvas, esparadrapos, tesoura sem ponta, termômetro, pinça e curativo.