André Mendonça, do STF, tranca dois inquéritos no STJ contra Cláudio Castro

Mendonça declarou a ineficácia dos elementos probatórios derivados das colaborações premiadas

© Getty Images

Política Justiça Há 4 Horas POR Folhapress

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) André Mendonça determinou o trancamento, nesta quinta-feira (10), de duas investigações no STJ (Superior Tribunal de Justiça) que envolvem o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro.

PUB

 

Mendonça declarou a ineficácia dos elementos probatórios derivados das colaborações premiadas de Marcus Vinícius Azevedo da Silva e de Bruno Campos Selem.

O primeiro é empresário e ex-assessor de Castro, e o segundo é funcionário da Servlog, empresa investigada no suposto esquema. Eles acusaram o governador de receber propina de empresários ligados a projetos sociais.

Em nota, a defesa de Castro afirmou que "recebe com alívio a decisão da Suprema Corte que, além de reconhecer as diversas ilegalidades e abusos nas espúrias investigações promovidas, determinou o trancamento dos Inquéritos que tramitam perante o Superior Tribunal de Justiça".

Disse ainda que, em respeito ao segredo de Justiça imposto aos autos, "se limita a elogiar a brilhante decisão proferida que, uma vez mais, respeitou os direitos e garantias fundamentais, dando fim aos nulos procedimentos".

Mendonça argumentou que a atribuição para a colheita dos depoimentos, bem como para a realização e homologação do acordo seria do Ministério Público Eleitoral e do Tribunal Regional Eleitoral do Rio, respectivamente e, em outra, da PGR (Procuradoria-Geral da República) e do STJ.

"Enfim, em nenhuma hipótese eram do MPRJ [Ministério Público do Rio de Janeiro] e do TJRJ [Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro]", disse.

O ministro também destacou que haveria, ainda, a questão do foro por prerrogativa de função do então governador Wilson Witzel, "a ensejar a atribuição da PGR e a competência do STJ desde o momento do surgimento de indícios da participação do referido chefe do Executivo quando dos depoimentos colaborador Bruno Selem, em novembro de 2019".

"Diante das nulidades verificadas e da umbilical correlação entre as duas investigações em curso, as quais tramitam conjuntamente e sob a condução direta da mesma autoridade policial, sendo os atos investigativos realizados apenas no âmbito do inquérito número 1.639, determino o trancamento dos Inquéritos", disse.

A Polícia Federal indiciou Castro em julho deste ano, sob suspeita dos crimes de corrupção passiva e peculato. A conclusão foi de investigação que apurou desvios de recursos de programas do estado.

Os crimes teriam sido cometidos quando ele era vereador e, depois, vice-governador do estado, entre 2017 e 2020.

O inquérito foi concluído no final de junho e remetido ao STJ, corte responsável por analisar ações envolvendo governadores.

Já a defesa do governador afirmou que o inquérito foi concluído sem que Castro pudesse ser ouvido, o que violaria norma da própria PF, que prevê indiciamentos somente após as oitivas.

"Causou estranheza o fato de que em momento algum, enquanto advogados devidamente constituídos, tivéssemos conhecimento do encerramento das investigações e do indiciamento", afirmam os advogados na petição.

A defesa também disse que a escolha da PF por não intimá-lo "escancara o viés arbitrário e político do rumo das investigações". Os advogados mencionam um depoimento do ministro Juscelino Filho (Comunicação) à PF, em maio, para defender que Castro também deveria ter sido ouvido.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Política STF-DECISÃO Há 23 Horas

Ministros do STF veem ilegalidades em pacote patrocinado por centrão e bolsonaristas na Câmara

Política Câmara dos Deputados 10/10/24

Propostas que sustam decisões e limitam poder do Supremo avançam na Câmara

Política São Paulo 10/10/24

Boulos diz que fará ato em frente à Prefeitura de SP se Nunes não comparecer a debates

Política Urnas Há 21 Horas

Eleições 2024: 8 em cada 10 prefeitos conseguiram a reeleição, maior número da história

Política Polícia Federal 10/10/24

Operação da PF ataca rede de lavagem de dinheiro de R$ 1,2 bilhão

Política Justiça Há 20 Horas

PF cumpre mandado de prisão em nova fase de operação sobre Abin paralela

Política Malafaia Há 22 Horas

Malafaia diz que fez as pazes com Bolsonaro após criticar sua conduta na eleição

Política ANDRÉ-FERNANDES 10/10/24

Bolsonaro pode vir a Fortaleza, mas o povo quer me ouvir, diz candidato do PL

Política STF Há 6 Horas

Reunião com Dino sobre emendas acaba em impasse e verbas seguem travadas

Política Justiça Há 18 Horas

'Não se mexe em instituições que estão funcionando', afirma Barroso