Voo atrasado ou cancelado? Aqui está tudo o que você precisa saber (e fazer)
Suas opções quando as coisas dão errado
Voo atrasado ou cancelado? Aqui está tudo o que você precisa saber (e fazer)
Viajar e sair de férias é emocionante, mas as coisas podem rapidamente se tornar estressantes quando o inesperado acontece, como um voo atrasado ou cancelado. Infelizmente, esta é uma experiência comum para muitos viajantes que precisam descobrir como chegar ao seu destino. No entanto, com as ferramentas e conhecimentos certos, você pode evitar essa situação estressante ou pelo menos minimizar seu impacto. Desde o rastreamento de tendências de voos até o uso de estratégias alternativas quando um voo está atrasado ou cancelado, você encontrará todas as informações necessárias nesta galeria.
Curioso sobre o que fazer em caso de atraso ou cancelamento de voo? Clique agora.
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O que causa atrasos no aeroporto?
Muitos fatores podem causar um atraso no aeroporto. Alguns dos mais comuns incluem condições climáticas adversas, problemas técnicos, greves de funcionários e tráfego aéreo lotado.
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Monitore os padrões climáticos
Seja proativo ao viajar e monitore os padrões climáticos. Mesmo que não seja esperada uma grande tempestade, verifique o clima no local de onde você está voando e para onde está voando.
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Verifique o status do seu voo antes de ir para o aeroporto
Enquanto ainda estiver no conforto de sua casa ou hotel, verifique o status do voo para garantir que tudo esteja indo conforme o planejado. Não há nada pior do que chegar ao aeroporto e descobrir que seu voo está atrasado ou cancelado.
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Inscreva-se para receber alertas por mensagem de texto
A maioria das companhias aéreas oferece alertas de texto gratuitos que compartilham o status do voo assim que você compra uma passagem. Considere se inscrever para que você esteja ciente e possa tomar decisões conforme necessário.
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Tendências de voo
Antes de reservar um voo, é aconselhável verificar sites como o FlightAware, onde você pode acompanhar as maiores tendências de voos em todo o país. Isso pode economizar muito tempo e esforço a longo prazo e ajudá-lo a evitar a reserva de um voo que pode ser cancelado.
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Se você já estiver no aeroporto: o balcão do agente
Muitas vezes, atrasos e cancelamentos de voos ocorrerão quando você já estiver no aeroporto. A primeira coisa que você deve fazer é ir até o balcão dos agentes da companhia aérea e entrar na fila.
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Velocidade é a chave
Embora você queira manter um comportamento calmo, a velocidade também é sua melhor amiga. O ideal é que você esteja no topo da fila para ter uma chance maior de conseguir remarcar seu voo.
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Ligando para o serviço de apoio ao cliente
Enquanto estiver na fila para a mesa dos agentes, ligue para o número de atendimento ao cliente da companhia aérea. Eles podem ajudá-lo a remarcar seu voo antes de chegar ao topo da fila. Esse método dobra suas chances de vencer a multidão e conseguir remarcar um voo atrasado ou cancelado.
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Ligue para o atendimento ao cliente internacional
Uma dica profissional é ligar para a linha internacional da companhia aérea em vez da doméstica. Se um voo atrasar ou for cancelado, é provável que muitos outros passageiros também estejam tentando o número doméstico. Normalmente, a filial internacional também pode te ajudar e não terá um tempo de espera tão longo.
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Quioques de autoatendimento
Outra opção é tentar usar quiosques de autoatendimento. Para muitas companhias aéreas, esses quiosques oferecem a opção de escanear seu cartão de embarque, encontrar seu voo e fazer alterações.
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Faça uma nova reserva você mesmo pelo aplicativo da companhia aérea
Também pode ser possível remarcar por meio do aplicativo de telefone da companhia aérea. Ser criativo com a forma que você alcança um agente da companhia aérea pode aumentar suas chances de remarcar o voo com sucesso.
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Redes sociais
Uma última ideia é utilizar as mídias sociais. Tente entrar no Twitter, Facebook ou Instagram e envie uma mensagem para um agente lá. Se a conta for monitorada ativamente, eles podem ajudá-lo ou colocá-lo em contato com alguém que possa ajudar.
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A atitude é importante: seja gentil e caloroso
Viajar pode ser um momento estressante, no entanto, você deve agir com gentileza, cuidado e cordialidade com outros passageiros e agentes de companhias aéreas. Se você começar a gritar ou agir com raiva, provavelmente não chegará a lugar nenhum rapidamente.
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Faça sua pesquisa e vá preparado
Se você perceber que um voo está atrasado ou cancelado, faça uma pesquisa. Conheça suas opções e esteja preparado para debatê-las no aeroporto. Se você fizer parte do trabalho do atendente da mesa ou do telefone, isso pode ser útil.
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Dicas: Se o preço for o mesmo, reserve diretamente com a companhia aérea
Dica profissional: se você estiver reservando um voo e perceber que o preço é igual ou semelhante no site da companhia aérea, reserve diretamente com ela. Isso pode ajudá-lo a evitar ter que lidar com um intermediário em caso de atraso ou cancelamento.
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Evite escalas
Se você puder reservar um voo direto, faça isso. Adicionar paradas extras pode aumentar a complexidade da sua reserva e dificultar a remarcação caso ocorra um atraso ou cancelamento.
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Seja paciente
Embora possa ser estressante e demorado ter um voo atrasado ou cancelado, tente o seu melhor para ser paciente. Se você estiver paciente e calmo, provavelmente pensará com mais clareza e poderá encontrar uma solução.
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Ajuda de outras companhias aéreas
Algumas companhias aéreas têm acordos entre si, o que significa que, se um voo for cancelado, elas têm a opção de colocá-lo no voo de outra operadora.
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Preso durante a noite: solicite um hotel
Sempre vale a pena perguntar se a companhia aérea tem uma política de reembolso de quarto de hotel caso o seu voo esteja atrasado ou cancelado.
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Use os lounges do aeroporto
Muitos aeroportos e companhias aéreas têm lounges dedicados onde você pode ir e pelo menos relaxar. Muitos têm lanches, bebidas e cadeiras ou bancos maiores nos quais você pode tirar uma soneca. Não é uma solução perfeita, mas pode ser a melhor opção.
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Voucher de alimentação
Pergunte ao seu agente aéreo se ele pode reembolsá-lo de alguma forma pelo inconveniente. Se eles não fornecerem um voucher de hotel, peça algo como um voucher de refeição ou alimentação para compensar parte do custo extra.
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Saiba as políticas
Reserve algum tempo e conheça as políticas que sua companhia aérea em particular tem em vigor para voos atrasados ou cancelados. Por exemplo, a Delta Air Lines fornecerá um voucher de hotel em algumas situações quando o atraso for entre 22h e 6h, de acordo com a CNN Travel.
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Vantagens do cartão de crédito
Muitos cartões de crédito oferecem proteção aos seus clientes durante as viagens. Por exemplo, se um voo for cancelado e você tiver usado um cartão de crédito específico para pagar o voo original, poderá obter um reembolso.
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Seguro de viagem
A maioria dos voos oferece a opção de adquirir um seguro de viagem adicional. Embora possa parecer desnecessário ao comprar o voo, isso pode ajudá-lo a longo prazo.
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Recibos
É aconselhável guardar os recibos das coisas que você compra no aeroporto depois que seu voo atrasar ou cancelar. Existe a possibilidade de você enviar essas despesas posteriormente para reembolso. No entanto, é provável que a companhia aérea cubra apenas as despesas básicas, então não perca a cabeça com álcool ou refeições caras.
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Política de reembolso do Departamento de Transporte dos EUA
De acordo com a CNN Travel, o Departamento de Transportes dos EUA diz que você tem direito a um reembolso pelo custo do seu bilhete em caso de cancelamento, "atraso significativo" ou "alteração significativa" no seu voo se optar por não viajar. No entanto, a palavra significativo ainda está aberta para interpretação, portanto, proceda com cautela.
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Conheça os seus direitos de indenização em voos na União Europeia
De acordo com Europa.eu, se o seu voo atrasar e você chegar ao seu destino final com um atraso de três horas ou mais, poderá ter direito a uma compensação financeira. Certifique-se de verificar seus direitos como cidadão da UE ou ao viajar internacionalmente.
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Direitos no Brasil
Segundo o site Passagens Imperdíveis, caso os voos atrasem ou sejam cancelados, a companhia aérea deve prestar assistência material aos passageiros. O nível de assistência ocorre de acordo com o tempo de espera do passageiro após o horário original de partida. A partir de uma hora, o passageiro tem direito a comunicação, com acesso a internet e telefone. Depois de duas horas, a companhia deve prover alimentação, seja por meio de voucher ou de refeição. Com quatro horas de atraso durante a noite, a empresa deve se preocupar com a sua estadia. Se você estiver na cidade em que mora, o traslado deve ser oferecido. Se for em outra cidade, em caso de pernoite, hospedagem e transporte até um hotel são direitos do viajante.
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Direitos no Brasil
Se o voo for cancelado ou o atraso ultrapassar quatro horas, as companhias devem oferecer aos passageiros: reembolso integral da passagem, incluindo a taxa de embarque, ou reacomodação em outro voo (da mesma companhia ou de outras companhias), ou remarcar o voo para uma nova data e horário, sem custo adicional. O passageiro pode decidir entre essas opções, mas, se escolher o reembolso, perderá o direito à assistência.
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Participe de programas de fidelidade de companhias aéreas
Um programa de fidelidade de companhias aéreas pode ser a salvação. Às vezes, você terá melhores opções em termos de compensação por um voo atrasado ou cancelado.
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Compre um seguro de atraso de viagem
Existe um tipo específico de seguro conhecido como seguro de atraso de viagem que cobre as despesas adicionais que você pode incorrer quando sofre atrasos nas companhias aéreas. Embora nem todos os atrasos sejam elegíveis, vale a pena conferir.
Fontes: (CNN Travel) (NerdWallet) (AirClaim) (European Union)
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Lifestyle
Direitos
12/10/24
POR Notícias Ao Minuto
Viajar e sair de férias é emocionante, mas as coisas podem rapidamente se tornar estressantes quando o inesperado acontece, como um voo atrasado ou cancelado. Infelizmente, esta é uma experiência comum para muitos viajantes que precisam descobrir como chegar ao seu destino. No entanto, com as ferramentas e conhecimentos certos, você pode evitar essa situação estressante ou pelo menos minimizar seu impacto. Desde o rastreamento de tendências de voos até o uso de estratégias alternativas quando um voo está atrasado ou cancelado, você encontrará todas as informações necessárias nesta galeria.
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