SpaceX marca para este domingo 5º teste do Starship, veículo para levar humanos à Lua

O veículo deve ser usado no programa Artemis, da Nasa.

© X / @SpaceX

Tech SPACEX-FOGUETE 13/10/24 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A SpaceX marcou para a manhã deste domingo (13) o quinto teste do Starship, veículo com o qual a empresa de Elon Musk pretende levar humanos de volta à Lua e, quem sabe, um dia a Marte.

PUB

 

O lançamento está agendado para as 9h (de Brasília) e ocorrerá em Boca Chica, no Texas. A autorização para o teste foi dada pela FAA, agência que regula aviação civil e lançamentos espaciais comerciais nos Estados Unidos.

O veículo deve ser usado no programa Artemis, da Nasa. O plano da agência espacial americana é utilizá-lo na Artemis 3, prevista para a 2026 e cujo objetivo é levar humanos à superfície lunar para uma exploração inédita no polo sul do satélite, e na Artemis 4, esperada para 2028 e que deve dar continuidade à construção de uma estação orbital lunar e também alunissar.

Dois estágios formam o veículo: um propulsor, denominado Super Heavy (primeiro estágio), de 71 m, e a nave propriamente dita, chamada de Starship (segundo estágio), de 50 m. Starship também é o nome do foguete como um todo.

Com capacidade para transportar entre 100 toneladas e 150 toneladas -algo como levar um Boeing 747-, o veículo deve mudar as regras do jogo na exploração espacial.

O primeiro teste se deu em abril de 2023. O voo acabou, no entanto, com falhas no motor e com a explosão do veículo depois de uma breve escalada de 40 quilômetros até a alta atmosfera e sem a separação dos dois estágios.No segundo lançamento, em novembro do mesmo ano, houve a separação dos dois estágios e o voo foi mais longe, com o segundo alcançando 150 quilômetros de altitude. Chegou ao espaço, porém acabou explodindo, o mesmo fim que coube ao primeiro estágio.

A terceira tentativa veio em março de 2024, quando se fez um voo "quase orbital", ou seja, o veículo não concluiu uma volta na Terra, contudo demonstrou a capacidade de atingir a órbita. Durante o voo, a SpaceX chegou a efetuar testes, com a abertura e o fechamento da porta da área de carga e a transferência de propelente de um tanque a outro.

O quarto voo, em junho deste ano, terminou com o primeiro estágio, o Starship, sobrevivendo à reentrada na atmosfera terrestre, quando o exterior do foguete é exposto a temperaturas de até 1.500 graus Celsius. Outro objetivo concluído foi o retorno controlado do segundo estágio (o Super Heavy), que fez um pouso suave no Golfo do México.

Desta vez, a SpaceX planeja não só executar um pouso suave do Super Heavy, como recuperá-lo, a exemplo do que é feito regularmente com o Falcon 9. Para o primeiro estágio, o Super Heavy, a expectativa é novamente vê-lo vencer o desafio de sobreviver à reentrada na atmosfera e fazer uma queima para uma amerissagem no oceano Índico.

A empresa de Musk diz ter promovido melhorias nos dois estágios para esse novo teste e tanto na torre para lançamento quanto na de retorno do Super Heavy.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Apoline Há 16 Horas

Humorista se pronuncia após flagrar ex com outra pessoa: 'Fui traída'

fama Neymar Há 18 Horas

Neymar faz teste de DNA, mas húngara se recusa a colher material da filha

mundo Tailândia Há 19 Horas

Jovem procura massagem para aliviar dor de pescoço e acaba morrendo

brasil Brasil Há 17 Horas

Mulher salta para carro em andamento após flagrar traição do marido

fama Sean 'Diddy' Combs Há 17 Horas

Vítima relembra palavras 'assustadoras' que Diddy disse antes do estupro

politica Lula Há 17 Horas

Como o presidente estava se sentindo antes de ser internado com urgência?

fama Esqueceram de mim Há 18 Horas

Atores de "Esqueceram de Mim" se reencontram após mais de 30 anos

mundo EUA Há 9 Horas

Menina morre após pais a deixarem dentro de armário com aquecedor ligado

mundo Comedy Wildlife Awards Há 18 Horas

Esquilo preso em árvore vence concurso de comédia fotográfica; confira

fama Saúde Há 19 Horas

Mariana Rios revela diagnóstico de doença auditiva rara após estresse