Após apagão em SP, moradores pedem enterramento de fios; custo alto e logística são entraves

A solução é apontada por especialistas como eficaz para evitar blecautes em dias de ventos fortes e chuvas intensas e é pleiteada por moradores, mas enfrenta entraves como custos altos e desafios logísticos.

© Shutterstock

Brasil Enel Há 3 Horas POR Estadao Conteudo

O apagão que deixou mais de 2 milhões de endereços sem luz em São Paulo após a tempestade da noite de sexta-feira, 11, fez a discussão sobre o enterramento de fios de energia elétrica ser retomada na capital. A solução é apontada por especialistas como eficaz para evitar blecautes em dias de ventos fortes e chuvas intensas e é pleiteada por moradores, mas enfrenta entraves como custos altos e desafios logísticos.

Pela segunda vez em menos de um ano a falta de energia elétrica tem prejudicado moradores e comerciantes de diversos bairros da capital. Cerca de 900 mil unidades consumidoras seguiam afetadas sem energia, segundo boletim da Enel deste domingo, o que representa 11% dos usuários. Em novembro do ano passado, um apagão também provocado pela chuva afetou mais de 2 milhões de clientes e demorou quase uma semana para ser solucionado.

Um dos bairros mais afetados pela falta de energia desde sexta-feira, é Pinheiros, na zona oeste, onde a moradora Rosane Brancatelli relata que a solução encontrada por alguns vizinhos foi a instalação de geradores. "Geradores a mil poluindo o meio ambiente, que já está pesado de tanta poluição", critica.

"Por que não abrem uma licitação para aterrar toda fiação elétrica em vez de deixar o custo pesado para cada morador fazer por si só?", questiona.

O enterramento dos fios diminui o desgaste causado pela chuva, os problemas de roubo e acidentes causados por queda de árvores e postes, além de melhorar a segurança, a confiabilidade e a disponibilidade da rede de distribuição de energia, de acordo com especialistas. Contudo, é uma alternativa cara e lenta.

Só na região central de São Paulo, seriam necessários R$ 20 bilhões, estima a Prefeitura. Também não há consenso sobre quem ficaria responsável por arcar com todo este custo.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Brasil Vape Há 13 Horas

Mãe alerta sobre como vape contribuiu para morte de filho aos 20 anos

Brasil Alagoas Há 12 Horas

Homem flagrado fazendo sexo na praia em Alagoas é afastado de curso de formação de delegados

Brasil CHUVA-SP Há 13 Horas

Depois de 24 horas, SP tem 1,35 milhão sem luz e revive pesadelo de apagão

Brasil Educação Há 6 Horas

Governo federal teria que investir R$ 49,9 bi a mais para garantir padrão mínimo de qualidade na educação

Brasil ENERGIA-SP Há 8 Horas

Federação de bares e restaurantes diz que vai acionar Enel na Justiça

Brasil MORTE-SP Há 11 Horas

Romeiro morre após ser atropelado por caminhão no interior de São Paulo

Brasil Enel Há 3 Horas

Após apagão em SP, moradores pedem enterramento de fios; custo alto e logística são entraves

Brasil Floresta amazônica Há 47 mins

A luta de uma tribo indígena para proteger suas terras na Amazônia