Nigéria re recusa a enfrentar Líbia após ser tratada como refém: 'Nos deixaram sem comida'

A delegação retornou a Abuja alegando ter sido vítima de "tratamento desumano" desde a sua chegada ao país do norte de África

© Getty

Esporte Eliminatórias Há 1 Hora POR Estadao Conteudo

A Federação Nigeriana de Futebol (NFF) emitiu um comunicado, nesta segunda-feira, no qual informou que a seleção nacional não vai enfrentar a Líbia, nesta terça-feira, pelas eliminatórias para a Copa Africana de Nações-2025, em Al-Abraq, após espera de 15 horas em um aeroporto abandonado.

PUB

 

A delegação retornou a Abuja alegando ter sido vítima de "tratamento desumano" desde a sua chegada ao país do norte de África. "A delegação nigeriana deixou o aeroporto de Al-Abraq exatamente às 15h05, com destino à cidade de Kano, depois da capital federal, Abuja", afirmou a NFF no comunicado.

O capitão da Nigéria, William Troost-Ekong, disse que o avião deveria pousar no aeroporto de Benghazi, mas foi desviado para Al Abraq, a cerca de 220 quilômetros de distância. "O governo líbio proibiu nosso pouso aprovado em Benghazi sem motivo", afirmou Troost-Ekong no X. "Eles trancaram os portões do aeroporto e nos deixaram sem telefone, comida ou bebida. Tudo por jogos mentais."

O confronto entre Líbia e Nigéria estava programado para esta terça-feira. O jogo de ida foi vencido pela Nigéria por 1 a 0 na sexta-feira. Na ocasião, a Líbia fez acusações semelhantes de sabotagem. "Como capitão, juntamente com a equipe, decidimos que não vamos disputar este jogo", acrescentou Troost-Ekong.

A Federação Líbia de Futebol lamentou o episódio. "É essencial observar que tais incidentes podem ocorrer devido a protocolos rotineiros de controle de tráfego aéreo, verificações de segurança ou desafios logísticos que afetam as viagens aéreas internacionais."

Fotos postadas pelos jogadores nigerianos mostram alguns deles deitados em assentos de aeroporto, com suas bagagens ao lado e sem outros passageiros à vista. O atacante Victor Osimhen, do Galatasaray, que não foi convocado após uma lesão muscular, acusou a federação da Líbia em uma postagem no Instagram de uma "tática intencional para enfraquecer e arruinar o moral" dos nigerianos. "Está começando a parecer mais uma situação com reféns", escreveu. "Devem voltar para casa em segurança. Não somos criminosos ou prisioneiros."

Entre os jogadores da seleção nigeriana estão Ademola Lookman, que marcou três gols pela Atalanta na final da Liga Europa e concorre à Bola de Ouro, e Victor Boniface, atacante do Bayer Leverkusen. Ola Aina e Taiwo Awoniyi (Nottingham Forrest), Calvin Bassey e Alex Iwobi (Fulham) e Wilfred Ndidi (Leicester) também integram a delegação.

A seleção líbia acusou a Nigéria de maus-tratos antes da partida de sexta-feira, o que foi negado pela Federação Nigeriana. O capitão da Líbia, Faisal Al-Badri, afirmou que o time foi mandado "de uma cidade para outra" por três horas após suas malas serem revistadas e antes de ser transportado por rodovia até a cidade onde a partida foi disputada. "Não foi a primeira vez que somos maltratados e expressamos a necessidade de reciprocidade."

O ministro do Esporte da Nigéria, John Owan Enoh, disse ter instruído a federação de futebol a enviar uma queixa formal à confederação continental. "Isso deve ser registrado e completamente abordado", afirmou Enoh em um comunicado.

A Confederação Africana de Futebol disse, em um comunicado, que recorreu ao seu tribunal disciplinar "para investigar as experiências perturbadoras e inaceitáveis vividas pela seleção nigeriana na Líbia". A CAF acrescentou que tomará "medidas apropriadas contra aqueles que violarem o seu estatuto e regulamentos".

A Nigéria, que lidera o grupo D com 7 pontos em três jogos, derrotou a Líbia por 1 a 0, lanterna do grupo com apenas 1 ponto, na partida disputada em casa.

Leia Também: Mbappé é investigado por suspeita de estupro na Suécia, diz jornal

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Esporte Suécia Há 6 Horas

Mbappé é investigado por suspeita de estupro na Suécia, diz jornal

Esporte Espanha Há 4 Horas

Luis Enrique fala da morte da filha de 9 anos: "Me considero sortudo"

Esporte F1 Há 13 Horas

Ralf fala sobre o irmão Michael Schumacher e afirma: 'Hamilton nunca chegará perto'

Esporte Espanha Há 5 Horas

Doença grave mata goleiro espanhol de 34 anos

Esporte Futebol Há 14 Horas

Mbappé intensifica trabalhos físicos individualizados após problema muscular no Real Madrid

Esporte Surf Há 19 Horas

Miguel Pupo garante vaga e Brasil pode ter 11 surfistas na elite do Circuito Mundial

Esporte Lamine Yamal Há 22 Horas

Lamine Yamal é cortado da seleção espanhola e vira dúvida no Barcelona

Esporte Europa Há 21 Horas

Haaland pede desculpas após Noruega levar cinco gols da Áustria: 'Não fiz o suficiente'

Esporte Futebol Há 16 Horas

Jornal da Espanha contesta Endrick na reserva da seleção: 'Dorival parece não considerá-lo'

Esporte Futebol Há 18 Horas

Luan Peres celebra jogar 90 minutos após um ano e liderança do Santos: 'Melhorar cada vez mais'