Coreia do Norte destrói trechos de estradas que ligavam o país ao sul

O exército sul-coreano informou que o Norte destruiu hoje partes de estradas que conectavam os dois países, após Pyongyang anunciar que cortaria essas vias de transporte

© Getty

Mundo Coreia do Norte Há 5 Horas POR Notícias ao Minuto

A Coreia do Norte destruiu várias estradas que ligavam o país ao sul, em meio a acusações de que a Coreia do Sul estaria enviando panfletos de propaganda para Pyongyang por meio de drones. Em resposta, a Coreia do Sul realizou disparos de aviso.

PUB

 

O exército sul-coreano informou que o Norte destruiu hoje partes de estradas que conectavam os dois países, após Pyongyang anunciar que cortaria essas vias de transporte. "Nosso exército está monitorando a situação de perto e está totalmente preparado para responder às provocações do Norte", declarou Lee Seong-joon, porta-voz do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas da Coreia do Sul (JCS, na sigla em inglês), criticando as acusações feitas pelo regime norte-coreano como "descaradas".

Na semana passada, a Coreia do Norte já havia anunciado que cortaria e reforçaria as estradas e ferrovias que conectam ao sul, em resposta a uma emenda constitucional aprovada recentemente, que redesenhou unilateralmente as fronteiras do país, sob ordens de Kim Jong-un.

Enquanto isso, a Coreia do Sul está reforçando suas defesas. Em julho, Seul divulgou planos para instalar "lasers antimísseis" de alta tecnologia, destinados a combater drones em eventuais provocações, um projeto apelidado de “Projeto StarWars”. Isso ocorre após drones norte-coreanos terem invadido o espaço aéreo sul-coreano em 2022, o que resultou em uma resposta militar, interceptando as aeronaves.

Apesar de as duas Coreias permanecerem tecnicamente em guerra — já que o conflito de 1950-53 terminou com um armistício, e não com um tratado de paz —, o Comando das Nações Unidas na Coreia, que supervisiona o armistício, afirmou estar ciente das acusações feitas pela Coreia do Norte.

“O comando está investigando em conformidade com o acordo de armistício", declarou o Comando.

A destruição das estradas de Gyeongui e Donghae, perto da Linha de Demarcação Militar (MDL), ocorreu por volta do meio-dia (horário local), informou o Estado-Maior Conjunto sul-coreano em comunicado. Em resposta, as forças sul-coreanas realizaram disparos de aviso ao sul da linha de demarcação.

Esse episódio segue uma declaração anterior de Kim Jong-un, que chamou a Coreia do Sul de "principal inimigo" do Norte. Nos últimos tempos, a Coreia do Norte vem reforçando suas defesas militares ao longo da fronteira, instalando minas, barreiras anti-tanque e mísseis com capacidade nuclear.

Recentemente, Pyongyang ameaçou fechar permanentemente a fronteira com o sul, em retaliação aos exercícios militares conjuntos entre a Coreia do Sul e os Estados Unidos, além das recentes visitas de meios nucleares americanos à região.

Além da destruição das estradas, a Coreia do Norte acusou a Coreia do Sul de usar drones para sobrevoar Pyongyang e distribuir propaganda contra o regime. O regime convocou uma reunião de segurança no início da semana, na qual Kim Jong-un pediu "ação militar imediata".

Durante a reunião, foi apresentado um relatório sobre as "provocações graves do inimigo", e Kim expressou uma postura política e militar firme, segundo a agência de notícias norte-coreana KCNA.

O ministro da Defesa da Coreia do Sul, Kim Yong-hyun, negou inicialmente que Seul estivesse envolvida no envio de drones ao Norte. Mais tarde, o JCS afirmou que não poderia "confirmar se as alegações norte-coreanas eram verdadeiras ou não".

Grupos civis da Coreia do Sul frequentemente enviam panfletos e dólares americanos para o Norte, geralmente através de balões. Pyongyang já alertou que qualquer nova incursão de drones será vista como uma "declaração de guerra".

Leia Também: Mais de 400 mil crianças foram deslocadas no Líbano em três semanas

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Mundo Tragédia Há 21 Horas

Influencer britânico morre na Espanha após subir ponte para gravar vídeos

Mundo Irão 14/10/24

Irã agrava lei contra mulheres que se recusem a usar o véu islâmico

Mundo Médio Oriente 14/10/24

Israel assume que tanque atingiu posto de soldados da ONU no Líbano

Mundo Alemanha Há 18 Horas

Neonazista escala montanha favorita de Hitler e morre após escorregar

Mundo EVO-MORALES Há 23 Horas

Acusação de estupro contra Evo adiciona tensão à racha com presidente na Bolívia

Mundo Guerra Há 20 Horas

Ataques de Israel matam 18 no Líbano e 10 em Gaza

Mundo Conspiração Há 13 Horas

Procurador-geral da Venezuela acusa Lula de ser agente da CIA

Mundo Estados Unidos Há 17 Horas

Trump diz que 'O Aprendiz', filme inspirado em sua vida, prejudica sua campanha

Mundo Argentina Há 15 Horas

Governo Milei quer revogar 70 leis que caracteriza como inúteis e contra a liberdade

Mundo Hamster Há 6 Horas

Mulher morre após ser mordida por hamster de estimação na Espanha