As dores mais insuportáveis do mundo e você já teve alguma delas!
Condições dolorosas que são quase insuportáveis
As dores mais insuportáveis do mundo e você já teve alguma delas!
O limiar de dor pode variar de pessoa para pessoa, mas existem algumas condições médicas tão dolorosamente excruciantes que são capazes de colocar até a pessoa mais durona de joelhos. Não estamos falando de um joelho ralado ou de bater com o dedinho do pé na mesa. Esses são problemas sérios relacionados à saúde que induzem dor e sofrimento agudos. Alguns são até potencialmente fatais em seu diagnóstico.
Então, quão insuportável é o insuportável? Na galeria, confira uma lista de piores dores que um ser humano pode sentir.
© Shutterstock
Endometriose
A endometriose ocorre quando o tecido semelhante ao revestimento do útero cresce fora do útero. A condição também pode afetar as trompas de Falópio, os ovários e o tecido que reveste a pélvis. O resultado é uma dor intensa e incapacitante.
©
Shutterstock
Herpes-zóster
Herpes-zóster é uma infecção viral que causa coceira e uma erupção cutânea dolorosa e feia no corpo. Embora não seja perigoso para indivíduos saudáveis, o herpes-zóster pode causar grande miséria durante um ataque.
©
Shutterstock
Hipertensão intracraniana
A hipertensão intracraniana é uma condição médica potencialmente grave provocada quando a pressão do fluido que envolve o cérebro é muito alta. Isso, por sua vez, induz dor de cabeça súbita e intensa. Se não tratada, a hipertensão intracraniana pode resultar em problemas visuais permanentes ou cegueira.
©
Shutterstock
Pedras nos rins
Os cálculos renais são depósitos duros feitos de sais e minerais que se formam dentro dos rins. Relativamente indolor quando estático, um cálculo renal em movimento pode causar dor intensa à medida que passa para o uréter para ser expelido.
©
Shutterstock
Cólica renal
Um estágio adiante, a cólica renal também pode ser agudamente dolorosa. Ocorre quando um cálculo renal ou outra substância cristalizada fica presa no trato urinário. Muitas pessoas a descrevem como a pior dor que já sentiram na vida.
©
Getty Images
Fibromialgia
A fibromialgia é uma condição crônica que causa sintomas como dor musculoesquelética. Além do desconforto generalizado, o transtorno também pode induzir fadiga e, muitas vezes, sofrimento emocional e mental.
©
Shutterstock
Fibromialgia
A dor musculoesquelética generalizada e aparentemente interminável é o resultado da fibromialgia. Embora as causas da fibromialgia ainda não sejam totalmente compreendidas, a condição também traz consigo falta de memória e problemas de humor.
©
Shutterstock
Cefaleia em salvas
Um tipo incomum, mas agonizante de dor de cabeça, a cefaleia em salvas é conhecida por sua intensidade, com dor direcionada a um lado da cabeça e geralmente atrás do olho. A experiência pode durar até três horas ou mais, com a dor tão forte que pode afetar a capacidade da pessoa de realizar atividades diárias.
©
Shutterstock
Apendicite
Apendicite refere-se à inflamação do apêndice. É o resultado deste órgão minúsculo tornando-se dolorido, inchado, e doente. A apendicite é muito dolorosa e deve ser sempre considerada como uma emergência médica: em casos graves, um apêndice inflamado pode se romper, levando à peritonite.
©
Shutterstock
Gota
A gota é uma forma muito dolorosa de artrite inflamatória que ocorre quando cristais de urato se acumulam nas articulações, muitas vezes no dedão do pé. Os surtos podem durar até duas semanas ou mais e podem ser extremamente debilitantes.
©
Shutterstock
Ataque cardíaco
Um ataque cardíaco ou infarto do miocárdio é uma condição potencialmente fatal em que uma parte do coração perde seu suprimento de sangue. Um ataque leve se manifesta como uma sensação de pressão desconfortável, uma sensação de aperto ou plenitude do peito. Um episódio agudo traz consigo uma dor no peito esmagadora, geralmente associada a náuseas avassaladoras. Em ambos os casos, o atendimento médico imediato é fundamental.
©
Shutterstock
Cistite intersticial
Outra maneira de descrever uma bexiga inflamada e excessivamente sensível, a cistite intersticial induz uma sensação desagradável de queimação na área pélvica e uma necessidade incessante de urinar.
©
Shutterstock
Dor de dente
Uma das doenças mais comuns que podemos experimentar, uma dor de dente latejante pode ser insuportavelmente dolorosa. E se não tratada prontamente, essa dor pode migrar para a mandíbula ou até mesmo para a lateral do rosto.
©
Shutterstock
Pancreatite aguda
A pancreatite aguda é uma condição grave em que o pâncreas fica inflamado durante um curto período de tempo. O início da dor é rápido, embora seu grau possa variar de leve a grave. A pancreatite aguda, no entanto, geralmente leva à hospitalização.
©
Shutterstock
Neuralgia do Trigêmio
Dor facial súbita e intensa pode ser indicativa de neuralgia do trigêmeo, uma condição médica que foi descrita como semelhante a sofrer um choque elétrico na mandíbula, dentes ou gengivas. Na maioria dos casos, a neuralgia do trigêmeo afeta apenas um lado da face, com a dor geralmente sentida na parte inferior da face.
©
Shutterstock
Doença de Dercum
Os efeitos da doença de Dercum são tão dolorosos que até tomar banho é uma experiência excruciante. A condição é caracterizada por múltiplos crescimentos dolorosos de tecido adiposo, ou lipomas, que se agrupam sob a pele, tornando as áreas afetadas extremamente sensíveis e dolorosas ao toque.
©
Shutterstock
Síndrome da dor regional complexa
Este distúrbio é amplamente enfatizado pelo comportamento descontrolado nos receptores de dor, o que geralmente ocorre depois que uma pessoa sofre danos traumáticos nos nervos como resultado de uma lesão em um braço ou perna. O membro afetado é muitas vezes extremamente sensível ao toque, uma sensação caracterizada por uma dor de queimação, facada, ardência ou latejamento.
©
Shutterstock
Enxaqueca
Melhor descrita como uma dor de cabeça verdadeiramente terrível, a enxaqueca é uma doença neurológica comum que muitas vezes é agravada por atividade física, luzes brilhantes, sons e cheiros. Os episódios podem durar várias horas ou até dias.
©
Shutterstock
Hérnia de disco
Qualquer pessoa que tenha sofrido uma hérnia de disco sabe o quão intensamente dolorosa é essa condição. Acontece quando o tecido entre os ossos da coluna se afasta. Isso, por sua vez, irrita os nervos, resultando em dor e dormência em um braço ou perna e, notadamente, na parte inferior das costas.
©
Shutterstock
Peritonite
A peritonite é uma infecção do revestimento interno do abdômen que causa vermelhidão aguda e inchaço do peritônio. Os primeiros sintomas incluem uma dor maçante na barriga que rapidamente se transforma em dor abdominal persistente e intensa.
©
Shutterstock
Ombro congelado
Ombro congelado é exatamente isso – rigidez no ombro que eventualmente resulta na articulação se tornando muito difícil de mover. A dor que a acompanha é resultado da inflamação associada a esse distúrbio, que também é conhecida como capsulite adesiva.
©
Shutterstock
Úlcera estomacal
Por sua própria natureza, as úlceras gástricas – feridas abertas no revestimento do estômago ou do intestino delgado – são intensamente dolorosas e debilitantes. A dor de estômago é o sintoma mais óbvio de uma úlcera, desconforto que pode ocorrer brevemente ou durar horas.
©
Shutterstock
Artrite
A artrite é um dos distúrbios mais comuns a nos afligir, uma doença caracterizada pela inflamação de uma ou mais articulações do corpo. Na verdade, a artrite descreve mais de 100 condições que afetam as articulações, tecidos ao redor das articulações e outros tecidos conjuntivos. A dor varia de leve a incapacitante.
©
Shutterstock
Dor ciática
Uma crise ciática pode fazer a pessoa mais saudável ir ao chão. Resultado de um nervo comprimido na coluna inferior, a condição refere-se à dor que irradia ao longo do caminho do nervo ciático (o nervo mais longo do corpo, que se estende dos quadris aos pés).
©
Shutterstock
Parto
Embora trazer um recém-nascido para este mundo seja uma das grandes maravilhas da vida, infelizmente também é uma das experiências mais desconfortáveis que uma mulher pode suportar. A dor do trabalho de parto e do parto em si tem sido descrita como sensação de queimação, facada, alongamento, lacrimejamento e cólicas, sem mencionar a intensa pressão sentida na região.
©
Shutterstock
Neuropatia periférica
A neuropatia periférica se desenvolve quando os nervos nas extremidades do corpo, como mãos, pés e braços, são danificados. Esse mau funcionamento é comumente causado por diabetes, trazendo dor, dormência e formigamento potencialmente angustiantes.
©
Shutterstock
Dor muscular
A dor muscular pode significar lesão, infecção, doença ou outro problema de saúde. Também conhecida como mialgia, a dor muscular pode ser aguda ou crônica, dependendo da causa.
©
Shutterstock
Dor emocional
Nunca subestime o efeito da dor emocional na condição humana. O sofrimento emocional pode induzir dor física e mental, tendo a condição uma tendência a causar sintomas de dor em todo o corpo.
©
Shutterstock
Câncer
As pessoas com câncer experimentam toda uma gama de sensações angustiantes, desde uma dor leve e maçante até uma dor imensa e avassaladora. Isso pode resultar da própria doença, de tratamentos como quimioterapia ou uma de combinação dos dois. Os cânceres ósseo, pancreático e cerebral estão entre os mais dolorosos. E qualquer câncer em estágio IV demonstrará o maior grau de dor em relação ao tipo de câncer.
Fontes: (Healthline) (NHS) (National Institutes of Health) (Verywell Mind)
©
Shutterstock
Lifestyle
Sofrimento
15/10/24
POR Notícias Ao Minuto
O limiar de dor pode variar de pessoa para pessoa, mas existem algumas condições médicas tão dolorosamente excruciantes que são capazes de colocar até a pessoa mais durona de joelhos. Não estamos falando de um joelho ralado ou de bater com o dedinho do pé na mesa. Esses são problemas sérios relacionados à saúde que induzem dor e sofrimento agudos. Alguns são até potencialmente fatais em seu diagnóstico.
Então, quão insuportável é o insuportável? Na galeria, confira uma lista de piores dores que um ser humano pode sentir.
PARTILHE ESTA NOTÍCIA