Trump defende políticas protecionistas e diz que 'tarifa é a palavra mais bonita do dicionário'

O ex-presidente rejeitou sugestões de que tarifas poderiam aumentar a dívida federal

© <p>Shutterstock</p>

Mundo Estados Unidos 15/10/24 POR Folhapress

PELOTAS, RS (FOLHAPRESS) - O ex-presidente dos Estados Unidos e candidato republicano à presidência, Donald Trump, defendeu políticas comerciais protecionistas em entrevista nesta terça-feira (15). "Tarifa é a palavra mais bonita do dicionário. É a minha palavra preferida", declarou Trump à Bloomberg TV.

PUB

 

O ex-presidente rejeitou sugestões de que tarifas poderiam aumentar a dívida federal, criar uma guerra comercial com outros países e prejudicar a economia dos EUA.

"Tudo que você precisa fazer é construir sua fábrica nos EUA e você não terá nenhuma tarifa. Quanto mais alta a tarifa, maior a chance de a empresa vir para os EUA e construir uma fábrica aqui", disse.

Segundo a agência Bloomberg, o dólar pelo mundo subiu para o nível mais alto em dois meses durante as falas de Trump. O Bloomberg Dollar Spot Index, que acompanha o valor do dólar frente às principais moedas, subiu até 0,3% quando o candidato republicano citou políticas comerciais com economias como México, Europa e China.

O peso mexicano caiu até 1,7% em relação ao dólar americano, enquanto o euro ampliou as perdas.

As propostas do plano econômico de Trump incluem taxas de 60% sobre importações da China, de 10% sobre produtos do resto do mundo e de até 200% sobre veículos montados e importados do México.

O entrevistador, John Micklethwait, editor-chefe da Bloomberg News, citou projeções de analistas de que os planos de Trump acrescentariam US$ 7,5 trilhões à dívida federal até o ano de 2035, mais do que o dobro das políticas da oponente democrata, a vice-presidente Kamala Harris.

Trump sustentou que suas políticas comerciais revitalizariam a manufatura americana e gerariam receita suficiente para aliviar preocupações sobre o aumento do déficit. Questionado sobre os possíveis efeitos negativos do aumento das tarifas na economia global, Trump defendeu que o impacto será positivo.

"Estamos focados no crescimento. Vamos trazer empresas de volta para o nosso país. Concordo que isso terá um efeito massivo, mas um efeito positivo, não negativo."

Alguns especialistas em comércio argumentaram que as tarifas poderiam prejudicar a economia dos EUA, colocar empregos em risco e aumentar os preços ao consumidor.

Trump reiterou que aplicaria uma tarifa alta sobre veículos montados e importados do México e afirmou que imporia taxas sobre carros importados de países como a Alemanha para forçar empresas estrangeiras a fabricar seus produtos nos EUA.

Quando Trump foi informado de que seus esforços poderiam irritar aliados dos quais os EUA precisam para competir contra a China, ele respondeu dizendo: "Nossos aliados têm se aproveitado de nós mais do que nossos inimigos."

Durante a entrevista, Trump também falou sobre o papel do Fed (Federal Reserve) na economia dos EUA, que voltou a cortar a taxas de juros em setembro. A instituição e seu presidente, Jerome Powell, foram alvos de críticas do ex-presidente.

"Acho que é o melhor trabalho no governo. Você aparece no escritório uma vez por mês e diz: 'Vamos jogar uma moeda' e todo mundo fala de você como se fosse um Deus", disse sobre o trabalho no Fed.

O candidato republicano acrescentou que entende que, se eleito, terá o direito de dizer ao Fed o que fazer com relação à taxa básica de juros, mas que não ordenará um ajuste.

"Acho que tenho o direito de dizer que acho que vocês deveriam aumentar ou diminuir um pouco. Não acho que eu deva ser autorizado a ordenar isso, mas acho que tenho o direito de fazer comentários sobre se os juros devem ou não subir ou descer", afirmou.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Cazaquistão Há 9 Horas

Avião com 72 pessoas a bordo cai no Cazaquistão; há sobreviventes

fama Festas Há 9 Horas

Cachorro de Anitta some na noite de Natal: 'ainda vai me matar do coração'

fama Música Há 10 Horas

Hit natalino de Mariah Carey entra na 17ª semana em primeiro na Billboard

esporte Prisão Há 10 Horas

Por que Robinho não teve direito à 'saidinha' e vai passar Natal preso

fama Natal Há 23 Horas

Veja as receitas que os famosos preparam no Natal

politica STF Há 9 Horas

Moraes diz que Daniel Silveira mentiu ao usar hospital como álibi e mantém prisão

economia Consumos Há 9 Horas

Saiba como evitar o aumento da conta de luz durante o verão

justica Investigação Há 8 Horas

Duas pessoas morrem e três estão internadas após comerem bolo em Torres (RS)

fama Televisão Há 8 Horas

SBT desiste de contratar Pablo Marçal e terá Cariúcha em novo Casos de Família

fama Escândalo Há 22 Horas

Acusações de Blake Lively contra Justin Baldoni são reveladas na íntegra