Chuva volta a São Paulo nesta quarta (16) e deve durar até o fim de semana

Nesta terça (15), os termômetros chegaram a marcar 29,2°C às 19h na estação do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) no Alto de Santana, na zona norte. Essa tendência de calor continua nesta quarta, com o sol aparecendo entre as nuvens

© Getty

Brasil CLIMA-SP Há 5 Horas POR Folhapress

(FOLHAPRESS) - Após alguns dias de estiagem, a capital paulista deve ter nesta quarta-feira (16) a volta da chuva em pancadas rápidas e isoladas entre a tarde e a noite. As temperaturas, no entanto, permanecerão mais elevadas e a máxima pode chegar aos 30°C.

PUB

 

Nesta terça (15), os termômetros chegaram a marcar 29,2°C às 19h na estação do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) no Alto de Santana, na zona norte. Essa tendência de calor continua nesta quarta, com o sol aparecendo entre as nuvens.

Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo, os termômetros devem variar entre mínimas de 16°C de madrugada e máximas que podem ficar próximas dos 30°C, com índices de umidade atingindo valores próximos aos 35%.

No final da tarde, porém, a chegada da brisa marítima vai causar aumento de nebulosidade e pode provocar chuvas na forma de pancadas rápidas e isoladas. Em outros lugares, haverá apenas chuvisco.

Esse cenário atmosférico se manterá na quinta-feira (17). Neste dia, as mínimas oscilarão em torno dos 17°C, enquanto as máximas podem superar os 30°C, com índices de umidade atingindo valores mínimos próximos aos 40%, segundo o CGE.

E assim como no dia anterior, a tarde e a noite terão chuvas na forma de pancadas rápidas e isoladas na Grande São Paulo.

Na sexta-feira (18), porém, a chuva deve ganhar força em virtude do avanço de instabilidades, que estão associadas à circulação de ventos em níveis mais elevados da atmosfera, e da circulação de umidade sobre a faixa leste do estado. Segundo a Climatempo, esse combo de instabilidade mais umidade vai favorecer a ocorrência de pancadas de chuva mais generalizadas sobre a capital paulista.

No litoral paulista, a previsão indica muita nebulosidade com temperaturas amenas. Desta quarta até domingo, a máxima não deve passar dos 24°C, enquanto as mínimas ficarão entre 17°C e 21°C. Não há previsão de chuva para a Baixada Santista até quinta-feira, mas a situação muda a partir de sexta, com possibilidade de precipitação a qualquer hora do dia.

No interior do estado, o tempo deve ficar firme entre quarta e quinta, com o sol entre poucas nuvens e calor acima dos 30°C em quase todas as regiões. Na sexta-feira, assim como na região metropolitana, a frente fria vai mudar o tempo, provocando pancadas de chuva.

Essa mudança também diminuirá a temperatura, que deverá ficar abaixo dos 30°C a partir de sábado (19). O fim de semana, inclusive, será mais chuvoso, com expectativa de garoa durante o dia e chuva mais forte à noite.

Leia Também: Horário de verão só vai retornar se for 'estritamente necessário'; decisão sai nesta 4ª (16)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Brasil São Paulo Há 19 Horas

Nunes dispensa 1.200 professores em SP após Justiça eleitoral barrar novo contrato

Brasil São Paulo Há 17 Horas

Apagão chega ao 4º dia com 158 mil imóveis sem luz em SP

Brasil TRABALHO-ESCRAVO 15/10/24

Fazenda é multada em R$ 460 mil após suposto trabalho análogo à escravidão no interior de SP

Brasil Atendimento 15/10/24

Auxílio-doença pode ser solicitado em 2,6 mil agências dos Correios

Brasil Pernambuco Há 21 Horas

Universitária morre após entrar com moto aquática em área de mangue em PE

Brasil Saúde Há 20 Horas

Vacina contra hanseníase será testada em 54 voluntários no Brasil

Brasil Saúde Há 21 Horas

Por que paciente que recebeu córneas em transplante de órgãos com HIV não foi infectado

Brasil Horário de Verão Há 6 Horas

Horário de verão só vai retornar se for 'estritamente necessário'; decisão sai nesta 4ª (16)

Brasil Meio Ambiente Há 23 Horas

Governo Lula envia ao Congresso projeto que aumenta pena para quem causar incêndios florestais

Brasil EDUCAÇÃO-POSITIVA Há 7 Horas

Educação positiva ajuda na educação de filhos, mas conteúdo de redes sociais pode distorcer abordagem