Desafios que astronautas enfrentam e ninguém imagina
A dia a dia na estação espacial não é só flutuar de cabeça pra baixo
Desafios que astronautas enfrentam e ninguém imagina
Na realidade, o espaço é um lugar extremamente perigoso, onde muitos desafios podem surgir enquanto os astronautas flutuam no vazio. Embora os efeitos colaterais físicos dos voos espaciais sejam amplamente conhecidos e frequentemente discutidos, há também pequenos inconvenientes que tornam a vida na Estação Espacial Internacional menos glamourosa do que se imagina.
Esse projeto internacional que envolve os Estados Unidos, Rússia, Europa, Japão e Canadá, não só proporciona um lar para os astronautas, mas também serve como um laboratório único. Seu principal objetivo é realizar experimentos em microgravidade e em condições extremas do ambiente espacial, contribuindo para avanços científicos em diversas áreas. No entanto, viver e trabalhar em um ambiente tão desafiador traz uma série de dificuldades para seus habitantes espaciais.
Curioso para saber mais? Explore esta galeria e descubra alguns dos problemas mais incômodos que os astronautas enfrentam no dia a dia.
© Getty Images
Ausência de peso
Os astronautas sentem náuseas durante as primeiras horas no espaço, apesar do treinamento extensivo. Viver em um ambiente de gravidade zero 24 horas por dia, 7 dias por semana, exige um ajuste significativo. Até mesmo atividades simples, como virar uma bolsa de cabeça para baixo para esvaziá-la, tornam-se inviáveis.
©
Getty Images
Flutuação
Toda vez que os astronautas querem digitar mensagens ou inserir dados em um laptop, eles precisam prender o computador e a si mesmos com velcro a uma superfície estável, caso contrário, eles flutuarão a cada pressionamento de tecla. Sem mencionar que os objetos também podem flutuar sem serem solicitados se não estiverem presos.
©
Getty Images
Comunicação
Se um astronauta quiser telefonar para casa, ele só precisa se conectar a um computador de bordo que encaminha o sinal para onde precisa ir. No entanto, a distância entre a Estação Espacial Internacional (EEI) e a Terra significa que muitas vezes há um atraso na comunicação.
©
Shutterstock
Respiração
Surpreendentemente, até mesmo respirar no espaço é difícil. A gravidade geralmente é responsável por puxar o dióxido de carbono exalado para longe de nossas cabeças, mas, na ausência de peso do espaço, ele não sai do lugar. Os astronautas podem sentir dores de cabeça causadas pelo dióxido de carbono se não se movimentarem.
©
Getty Images
Sono
Dormir no espaço apresenta dificuldades, pois os astronautas não podem deitar a cabeça. Eles prendem os sacos de dormir no chão, nas paredes ou no teto. A falta de um ciclo normal de dia e noite, com a Estação Espacial orbitando a Terra a cada 90 minutos, complica ainda mais os padrões de sono.
©
Getty Images
Noção do tempo
O tempo na Estação Espacial Internacional (EEI) é medido em dias de voo em vez de dias normais da semana. Esse sistema exclusivo de marcação do tempo pode ser desorientador. Na véspera do Ano Novo, os astronautas experimentam a contagem regressiva para a meia-noite 16 vezes devido à rápida órbita da estação.
© Public Domain
Fluidos corporais
Gerenciar os fluidos corporais no espaço é um desafio. Por exemplo, as lágrimas não caem, mas se formam em bolas pegajosas, e usar o banheiro requer sistemas de sucção especiais para evitar que os resíduos flutuem.
©
Getty Images
Fraldas espaciais
Embora a u r i n a na Estação Espacial Internacional (EEI) seja normalmente purificada e transformada em água potável, os astronautas enfrentam desafios em relação à higiene pessoal. Para situações em que a purificação não é viável, eles utilizam fraldas espaciais especiais, projetadas com materiais altamente absorventes. Essas fraldas são descartadas após o uso e incineradas durante a reentrada na atmosfera da Terra.
©
Public Domain
Inchaço no rosto
O corpo humano é cheio de fluidos, e a gravidade da Terra os força para a metade inferior do corpo. No espaço, os fluidos corporais tendem a flutuar para a cabeça, o que faz com que muitos astronautas apresentem inchaço no rosto.
©
Shutterstock
Banho
Os astronautas precisam tomar banho de toalha úmida enquanto estão no espaço, em vez de usar os chuveiros típicos, pois a água flutuaria pela estação em aglomerados e acabaria danificando os equipamentos incrivelmente caros espalhados por toda a EEI.
©
Getty Images
Odores
Devido à falta de gravidade (e à falta de janelas abertas), os odores podem se espalhar rapidamente na estação. Até mesmo o cheiro de aromas normalmente inocentes pode causar um reflexo de vômito.
©
Getty Images
A vista
A cúpula (foto) da Estação Espacial Internacional oferece vistas deslumbrantes da Terra, incluindo auroras, relâmpagos e luzes da cidade. Essa perspectiva tem um impacto profundo sobre os astronautas de uma forma que é chamada de “efeito de visão geral”. Sabe-se que os astronautas mudam significativamente após retornarem à superfície.
©
Getty Images
Nascer do sol
Como a Estação Espacial Internacional orbita a Terra a uma velocidade de 28.000 km por hora, os astronautas a bordo da estação podem ver o sol nascer 16 vezes em um único dia. Isso pode parecer ótimo, mas provavelmente deixa de ser novidade rapidamente.
©
Getty Images
Sem refrigerante
O dióxido de carbono (o ingrediente que faz com que os refrigerantes tenham gás) funciona de forma diferente no espaço e pode ser perigoso, e é por isso que você não encontrará uma lata de refrigerante em nenhum lugar da EEI.
©
Getty Images
Coceira
Toda vez que um astronauta sai da espaçonave, ele precisa vestir um traje do tamanho do corpo conhecido como Unidade de Mobilidade Extraveicular. Embora esses trajes protejam os astronautas do ambiente hostil do espaço sideral, não há como coçar a pele!
©
Getty Images
Espirro
Os astronautas também precisam evitar espirrar enquanto estiverem em seus trajes espaciais. Mas, se for inevitável, eles são treinados para direcionar o espirro para baixo, para dentro do colarinho. Afinal de contas, não há limpadores de para-brisa dentro do capacete!
©
Getty Images
Fumo
Imagine estar permanentemente confinado à classe econômica de um avião e ser informado de que é proibido fumar. É assim que você vive na EEI, onde chamas de qualquer tipo são estritamente proibidas. Se bem que os astronautas provavelmente não tem o hábito fumar, pois ir para o espaço exige que eles sejam incrivelmente saudáveis.
©
Getty Images
Compartilhamento de espaço
Viver na Estação Espacial Internacional é muito semelhante a ficar preso com cinco colegas de apartamento, exceto pelo fato de que os astronautas não têm o luxo de poder sair do local.
©
Getty Images
Barulho
Como a EEI é basicamente uma máquina gigante, há um zumbido constante e interminável que emana dos sistemas elétrico, de circulação de ar e de aquecimento. Isso se torna particularmente frustrante na hora de dormir, pois não há silêncio real a bordo da estação.
©
Getty Images
Atrofia muscular
Mesmo que os astronautas sejam obrigados a se exercitar regularmente a bordo da EEI, a ausência de peso significa que eles ainda perderão músculos e não conseguirão ficar em pé por semanas após o retorno à Terra.
©
Getty Images
Exercício físico
Caso você não goste de malhar na Terra, certamente não gostará no espaço! Os astronautas devem se exercitar por pelo menos duas horas todos os dias.
©
Getty Images
Pasta de dente
É difícil se livrar de qualquer líquido quando não há gravidade, por isso os astronautas precisam engolir a pasta de dente em vez de cuspi-la.
©
Public Domain
Lenço umedecido
Como mencionado, a água corrente não pode ser usada em nenhum lugar da Estação Espacial Internacional e, portanto, os astronautas devem usar lenços umedecidos para higienizar os talheres.
©
Shutterstock
Horas extras
Devido à natureza do trabalho, os astronautas ficam de prontidão 24 horas por dia e, às vezes, podem ser obrigados a trabalhar por 16 horas, em média.
©
Getty Images
Os técnicos de manutenção são eles mesmos!
Se algo na estação espacial quebrar, chamar um técnico certamente não é uma possibilidade. Afinal de contas, a EEI orbita a aproximadamente 400 km acima do nível do mar. Os astronautas devem ser capazes de diagnosticar e consertar qualquer coisa na estação em um piscar de olhos.
©
Getty Images
Descompressão
Participar de uma caminhada espacial não é uma tarefa simples e rápida. Além de vestir um traje pesado, os astronautas também devem seguir um protocolo rigoroso de descompressão de duas horas e 20 minutos antes de poderem sair. Isso os ajuda a evitar a doença da descompressão, que é quando bolhas de nitrogênio se formam na corrente sanguínea.
©
Getty Images
Percepção dos sabores
É interessante notar que muitos astronautas experimentam uma mudança drástica no paladar enquanto estão no espaço. Alguns acham que a comida é insípida e não gostam de refeições que antes eram favoritas, enquanto outros gostam de alimentos que antes não gostavam.
©
Getty Images
Estilo a vácuo
Como a tripulação da EEI pode, às vezes, permanecer a bordo por meses seguidos, é provável que eles precisem cortar o cabelo em algum momento. Os astronautas usam um sistema de vácuo ao cortar o cabelo como forma de evitar que os fios flutuem pela cabine. E não há um cabeleireiro especializado a bordo, o que significa que eles precisam cortar o cabelo sozinhos. Com a ajuda uns dos outros, é claro!
Fontes: (NASA) (Business Insider) (New Scientist) (The Royal Institution)
©
Getty Images
Tech
Astronautas
20/10/24
POR Notícias Ao Minuto Brasil
Na realidade, o espaço é um lugar extremamente perigoso, onde muitos desafios podem surgir enquanto os astronautas flutuam no vazio. Embora os efeitos colaterais físicos dos voos espaciais sejam amplamente conhecidos e frequentemente discutidos, há também pequenos inconvenientes que tornam a vida na Estação Espacial Internacional menos glamourosa do que se imagina.
Esse projeto internacional que envolve os Estados Unidos, Rússia, Europa, Japão e Canadá, não só proporciona um lar para os astronautas, mas também serve como um laboratório único. Seu principal objetivo é realizar experimentos em microgravidade e em condições extremas do ambiente espacial, contribuindo para avanços científicos em diversas áreas. No entanto, viver e trabalhar em um ambiente tão desafiador traz uma série de dificuldades para seus habitantes espaciais.
Curioso para saber mais? Explore esta galeria e descubra alguns dos problemas mais incômodos que os astronautas enfrentam no dia a dia.
Leia Também: Como é Marte? Fotos impressionantes do Planeta Vermelho
PARTILHE ESTA NOTÍCIA