Câncer dispara e já é a maior causa de mortes em várias regiões do país

O número de municípios onde o câncer é a principal causa de morte quase dobrou, passando de 7% para 13%.

© <p>Shutterstock</p>

Brasil Câncer 20/10/24 POR Guilherme Bernardo

O câncer já se tornou a principal causa de morte em algumas regiões do Brasil, superando as doenças cardiovasculares, de acordo com um estudo recente realizado por pesquisadores da Unifesp, Fundação Getúlio Vargas e Universidade Federal de Uberlândia. Publicado na revista The Lancet Regional Health - Americas, o estudo analisou dados de 5.570 municípios brasileiros entre 2000 e 2019. Nesse período, enquanto as mortes por doenças cardiovasculares caíram em 25 dos 27 estados, as mortes por câncer aumentaram em 15 estados. O número de municípios onde o câncer é a principal causa de morte quase dobrou, passando de 7% para 13%.

PUB

 

Essa mudança se deve, em parte, aos avanços no tratamento e diagnóstico de doenças cardiovasculares, como infartos e derrames, além de campanhas antitabagismo. "Os avanços no diagnóstico e no tratamento, bem como as campanhas antitabagismo, por exemplo, tiveram grande impacto na queda da mortalidade cardiovascular", explicou Leandro Rezende, um dos autores do estudo. Já o câncer, que engloba mais de cem tipos de doenças, é mais difícil de prevenir e tratar de forma generalizada, pois cada tumor tem características diferentes e a prevenção envolve diversos fatores.

Apesar de compartilharem fatores de risco como tabagismo, sedentarismo e má alimentação, as doenças cardiovasculares são mais sensíveis a mudanças no estilo de vida e a tratamentos acessíveis. Segundo o cardiologista Eduardo Segalla, do Hospital Israelita Albert Einstein, a rapidez no diagnóstico e tratamento de infartos, por exemplo, é mais eficiente e acessível em comparação ao diagnóstico precoce de tumores como o de mama ou intestino. "A conscientização de tratar fatores de risco e o acesso ao sistema de saúde para tratar um infarto é mais rápido e acessível do que o diagnóstico precoce de um câncer", diz ele.

O estudo também expõe desigualdades regionais no Brasil, revelando que o aumento nas mortes por câncer ocorre principalmente em áreas mais pobres. Enquanto as mortes por doenças cardiovasculares caíram em várias regiões, o Amapá, Roraima e Acre ainda apresentam uma tendência de aumento nesses óbitos. Os autores destacam a importância de desenvolver políticas públicas específicas para cada região, que melhorem o acesso à saúde e à prevenção primária, como campanhas contra o tabagismo, controle do álcool e combate à obesidade.

Leia Também: Voepass demite braço direito do presidente, em mais um capítulo da crise após acidente aéreo

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Mariana Goldfarb Há 5 Horas

Mariana Goldfarb fala sobre ex-relação abusiva e violência psicológica

fama Claudio Cinti Há 5 Horas

Ex-ator da Globo pede ajuda financeira na web após grave doença

politica PF Há 23 Horas

'Punhal Verde e Amarelo': plano de militares bolsonaristas era envenenar Lula e explodir Moraes

mundo País de Gales Há 23 Horas

Mãe revela mensagem enviada ao filho antes de acidente fatal

justica Barbacena Há 5 Horas

Filho mata a mãe e aparece na janela com nariz de palhaço em Minas Gerais

politica Prisão Há 23 Horas

Ex-ministro de Bolsonaro é um dos presos em ação da PF por planejar assassinar Lula

fama Prince Há 23 Horas

Revelada causa da morte da irmã de Prince, Tyka Nelson, aos 64 anos

esporte Robinho Há 22 Horas

Mulher de Robinho o defende em caso de estupro: 'Há 8 meses pagando por algo que não aconteceu'

politica Supremo Tribunal Federal Há 21 Horas

Missão para matar Moraes foi abortada de última hora: 'cancelar jogo'

fama Viral Há 21 Horas

Ana Maria Braga chama Joe Biden de Bin Laden e gera risadas na web