Yamaha chega a 5 milhões de motocicletas produzidas no Brasil

O marco de 5 milhões de motos em 50 anos de produção ocorre simultaneamente a uma renovação de produtos da Yamaha

© iStock

Economia Negócios 21/10/24 POR Folhapress

MANAUS, AM (FOLHAPRESS) - A Yamaha alcançou na última segunda-feira (14) a marca de 5 milhões de motocicletas produzidas no Brasil. Um modelo Fazer 250, na cor Racing Blue, cruzou o fim da linha de produção de sua planta em Manaus (AM) às 9h40 (horário de Brasília).

PUB

 

Instalada no país desde novembro de 1970, quando iniciou a importação da FT 50 Mini Enduro e da R5 de 350 cc, a marca inaugurou sua primeira fábrica fora do Japão em 10 de outubro de 1974, em Guarulhos (Grande São Paulo), com a RD 50, apelidada de "Cinquentinha".

Em 1985, transferiu-se para Manaus (AM), onde atualmente fabrica motocicletas de 125 cc a 900 cc e motores de popa de 15 HP.

Não se tratou de aleatoriedade uma Fazer 250 atingir a marca história para a divisão brasileira da Yamaha. "Escolhemos esse modelo por ser um dos mais vendidos da gama e por ser um ícone da marca, e o azul é nossa cor oficial", explica Rafael Lourenço, gerente de relações institucionais da Yamaha Motor do Brasil.

Tanto o exemplar anterior como o posterior também são da linha Fazer 250 e igualmente azuis. Ambos serão despachados para alguma das 594 concessionárias da marca no país. A unidade festiva, contudo, será mantida pela Yamaha como peça histórica.

O marco de 5 milhões de motos em 50 anos de produção ocorre simultaneamente a uma renovação de produtos da Yamaha, que na última semana apresentou oito novidades -entre elas a Neo's Connected, a primeira scooter elétrica da marca.

Composta por duas baterias de lítio removíveis para reabastecimento doméstico e um motor elétrico de 2,4 kW montado no cubo da roda traseira, a opção eletrificada começará a ser produzida em janeiro de 2025.

A safra de lançamentos deve manter a Yamaha na segunda posição no mercado nacional, atrás apenas da Honda. Produzindo no Brasil desde 1976, a conterrânea e principal rival da Yamaha caminha para alcançar 30 milhões de unidades produzidas ainda neste ano, também em Manaus.

"A produção de cada uma é fundamentalmente o retrato da participação de mercado delas", resume o consultor automotivo Milad Kalume Neto.

De acordo com dados da Fenabrave (associação dos revendedores), das 932.940 motocicletas comercializadas no primeiro semestre de 2024, 70% foram da Honda, 17,52% da Yamaha e 3,27% chinesa Shineray.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Emergência Médica Há 17 Horas

Helena, filha de Neymar, é hospitalizada

mundo Migrações Há 17 Horas

Menina de 11 anos é resgatada após passar três dias à deriva no mar

fama DIDDY-RAPPER Há 19 Horas

Em nova acusação contra Diddy, homem diz que foi drogado e estuprado em carro

politica Punhal verde e amarelo Há 23 Horas

Coronel pegou avião com Gilmar Mendes, fotografou ministro e enviou registro a Mário Fernandes

fama Selena Gomez Há 20 Horas

Selena Gomez é pedida em casamento por Benny Blanco

fama Meghan Markle Há 22 Horas

Meghan Markle se veste a caráter para o chá de bebê de Samantha Stone

esporte Justiça Há 23 Horas

Mulher de Schumacher pede exclusão do público no julgamento em caso de extorsão

mundo EUA Há 13 Horas

Homem finge própria morte e volta aos EUA após meses na Europa

mundo Time Há 21 Horas

Donald Trump é novamente eleito Personalidade do Ano pela Time

fama Celebridades Há 22 Horas

Como eles fazem dar certo? As relações mais duradouras entre os famosos