Kamala tem 46%, e Trump, 43%, a 2 semanas da eleição, diz pesquisa Reuters/Ipsos

A diferença entre os candidatos não mudou em relação ao levantamento feito pela mesma instituição na semana anterior

© Getty Images

Mundo Estados Unidos 22/10/24 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A atual vice-presidente e candidata do Partido Democrata à Presidência dos Estados Unidos, Kamala Harris, aparece três pontos percentuais à frente de Donald Trump em nova pesquisa realizada pela Reuters/Ipsos e publicada nesta terça-feira (22). Com margem de erro de dois pontos percentuais, Kamala registra 46% das intenções de voto, ante 43% do republicano.

PUB

 

A diferença entre os candidatos não mudou em relação ao levantamento feito pela mesma instituição na semana anterior, quando Kamala obteve 45% das intenções de voto, contra 42% de Trump. Esse panorama reforça o caráter acirrado da disputa a duas semanas do pleito, marcado para 5 de novembro.

A candidata democrata aparecia com vantagem estreita nas projeções feitas pelo agregador de pesquisas FiveThirtyEight desde agosto. Na última sexta (18), porém, Trump inverteu o jogo. Segundo o modelo probabilístico, o republicano passou a ter 52% de chance de vencer a corrida à Casa Branca.

Pesquisas que não consideram o colégio eleitoral americano, porém, apontam vantagem estreita para a democrata. Levantamento realizado pela Morning Consult, publicado também nesta terça (22), indica uma vantagem de quatro pontos percentuais para Kamala. Nesse cenário, 50% dos eleitores dizem votar na atual vice, enquanto 46% afirmam optar pelo republicano. A margem de erro é de um ponto percentual.

Mesmo com a vantagem apontada por pesquisas, esses números podem não ser suficientes para Kamala vencer a eleição. Os resultados por estado são cruciais no modelo de colégio eleitoral em que a eleição americana é baseada e, com esse panorama, Kamala e Trump buscam convencer eleitores nos sete estados-pêndulo, onde ainda aparecem tecnicamente empatados.

Na pesquisa da Reuters/Ipsos, 79% dos eleitores –incluindo 87% dos democratas, e 84% dos republicanos– disseram estar "completamente certos" de que participarão do pleito. Em 2020, quando Joe Biden foi eleito, a porcentagem era cinco pontos percentuais menor. Com esse cenário, o esforço dos candidatos para que seus apoiadores efetivamente votem deve ser decisivo para o resultado final da corrida.

Os eleitores entrevistados pela Reuters/Ipsos relataram que a economia e a imigração, juntamente com as ameaças à democracia, são os problemas mais importantes do país no momento.

Quanto à economia, 46% dos entrevistados afirmam acreditar que Trump tem a melhor abordagem, contra 38% para Kamala. Em relação à imigração, Trump também está à frente: 48% dizem confiar mais nele, ante 35% na democrata. Já considerando a capacidade de lidar com ataques à democracia e o extremismo político, 42% dos eleitores disseram acreditar mais em Kamala, contra 35% em Trump. Em relação à gestão em políticas de aborto e de saúde, Kamala também aparece à frente nas respostas.

O levantamento da Reuters/Ipsos entrevistou 4.129 adultos de maneira online em todo o país, de 16 a 21 de outubro. A pesquisa da Morning Consult ouviu 8.570 prováveis eleitores entre 18 e 20 deste mês.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Cazaquistão Há 10 Horas

Avião com 72 pessoas a bordo cai no Cazaquistão; há sobreviventes

esporte Prisão Há 11 Horas

Por que Robinho não teve direito à 'saidinha' e vai passar Natal preso

fama Festas Há 10 Horas

Cachorro de Anitta some na noite de Natal: 'ainda vai me matar do coração'

fama Justiça Há 5 Horas

Ex-bailarina do Faustão tem habeas corpus negado e vai passar o fim de ano na prisão

fama Música Há 11 Horas

Hit natalino de Mariah Carey entra na 17ª semana em primeiro na Billboard

economia Consumos Há 10 Horas

Saiba como evitar o aumento da conta de luz durante o verão

fama Televisão Há 9 Horas

SBT desiste de contratar Pablo Marçal e terá Cariúcha em novo Casos de Família

politica STF Há 10 Horas

Moraes diz que Daniel Silveira mentiu ao usar hospital como álibi e mantém prisão

justica Investigação Há 9 Horas

Duas pessoas morrem e três estão internadas após comerem bolo em Torres (RS)

fama Escândalo Há 23 Horas

Acusações de Blake Lively contra Justin Baldoni são reveladas na íntegra