França fala de oportunidades de negócio e Brasil pede apoio por acordo Mercosul-UE

Negociações entre os dois blocos são feitas desde 1999

© Getty Images

Economia Negócios 23/10/24 POR Estadao Conteudo

A França apresentou nesta quarta-feira, 23, interesse em oportunidades de negócios com o Brasil em quatro áreas: investimentos franceses em energia renovável no Nordeste, colaboração com laboratório de inteligência artificial brasileiro, aquisição de helicópteros para defesa civil e aérea brasileira e colaboração no complexo industrial da saúde com a produção de vacinas. O relato é do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), cujo secretário-executivo, Márcio Elias Rosa, esteve reunido com a delegação do país europeu liderada pela ministra delegada do Comércio Exterior e dos Franceses Estrangeiros, Sophie Primas.

PUB

 

"Brasil e França têm uma parceria histórica, uma relação de colaborações do ponto de vista econômico e político, que significa muito para nós e da qual não abrimos mão", disse Elias Rosa em nota divulgada pela pasta sobre o encontro, que acontece em meio a uma série de reuniões bilaterais do secretário e do vice-presidente e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, nesta semana.

O número 2 de Alckmin também pediu apoio à delegação francesa para que o acordo entre Mercosul e União Europeia chegue a uma conclusão. A resistência da França, governada por Emmanuel Macron, é um dos desafios políticos para a conclusão do acordo comercial, o que já foi vocalizado diversas vezes pelo presidente francês.

No início de outubro, Macron disse que não pode apoiar a proposta porque, em sua avaliação, a abertura seria prejudicial para a produção interna francesa, sobretudo a agricultura e a indústria local.

Na reunião com o MDIC nesta quarta, Primas afirmou que o tema é sensível para a França, e informou que levará o apelo brasileiro a Emmanuel Macron, de acordo com a pasta comandada por Alckmin.

"Acreditamos ser muito importante para os nossos dois países, num momento tão conflagrado das relações internacionais, que cheguemos a um alinhamento que permita a conclusão desse acordo e mostre ao mundo a possibilidade de encontrarmos um caminho benéfico para todos", argumentou Elias Rosa.

Ainda segundo a pasta, em resposta às demandas para investimentos apresentadas pela delegação francesa, o secretário-executivo apresentou os avanços feitos pelo Brasil no que diz respeito à transição energética e as oportunidades de negócios derivadas delas, em campos como a produção de energia por eólicas offshore e de hidrogênio verde.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Beto Barbosa Há 20 Horas

Beto Barbosa é criticado por ter se casado com adolescente de 15 anos

fama Redes Sociais Há 19 Horas

Jojo Todynho vira garota-propaganda da Havan, que ironiza 'cancelamento'

fama TV Há 21 Horas

Elizabeth Savala faz 70 anos e negocia volta à TV

lifestyle Culinária de luxo 23/11/24

As comidas mais caras do mundo: Você já provou alguma?

fama INFLUENCIADOR-DIGITAL Há 20 Horas

Virgínia, Felipe Neto e outros influenciadores deixaram de pagar R$ 30 mi em tributos com o Perse

fama CARIÚCHA-CANTORA Há 20 Horas

Cariúcha não apresenta 'Fofocalizando', e programa revela cirurgia plástica

mundo EUA Há 23 Horas

Trump confirma nomeação de Scott Bessent para chefiar Tesouro nos EUA

fama Presos Há 23 Horas

Famosos que foram presos várias vezes: Quem tem o recorde?

brasil ANTÁRTIDA-AMBIENTE Há 23 Horas

Começa expedição que busca completar a maior circum-navegação na Antártida

esporte FUTEBOL-NEYMAR Há 20 Horas

'Nunca estivemos tão livres para decidir', diz pai sobre futuro de Neymar