Advogado e cliente tentam enganar juiz e homem se esconde embaixo de mesa em audiência

O juiz que conduzia a sessão desconfiou, pelas imagens, que o homem estava na mesma sala que seu advogado.

© Reprodução / X

Brasil Vídeo Há 8 Horas POR Estadao Conteudo

O réu de um processo trabalhista se escondeu debaixo de uma mesa durante uma audiência virtual na 18ª Vara do Trabalho de Curitiba nesta quinta-feira, 24. O juiz que conduzia a sessão desconfiou, pelas imagens, que o homem estava na mesma sala que seu advogado. O magistrado pediu para o defensor mostrar o ambiente, mas ele não exibiu todo o espaço.

PUB

 

O juiz, então, solicitou nova ronda em vídeo pelo advogado, e o cliente entrou embaixo do móvel. Toda a cena foi registrada pela câmera do próprio réu.

Com a cena envolvendo o advogado Robison de Almeida Albuquerque Maranhão e o réu, Ricardo, o juiz Thiago Mira de Assumpção Rosado, do Tribunal Regional do Trabalho da 9º Região (TRT-9), suspendeu a audiência.

"O Ricardo estava na mesma sala que o senhor?", indagou o juiz. "Não, ele está na sala de baixo", respondeu Robison. "O senhor consegue girar a câmera, porque parece que a janela é parecida, só para a gente se precaver aqui", solicitou o magistrado.

"Por que que o Ricardo entrou debaixo da mesa, doutor? Poxa, vocês estão de brincadeira com o juiz aqui. Só pode ser piada mesmo. Doutor, eu vou oficiar a OAB, é uma palhaçada e uma falta de respeito", afirmou.

Ricardo não poderia estar no mesmo ambiente que o advogado, já que escutaria, via computador da defesa dele, o depoimento da outra parte. O procedimento está previsto no artigo 385 do Código de Processo Civil (CPC), para não haver interferência nas oitivas. O Estadão procurou a seccional do Paraná e o conselho nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), mas não obteve retorno.

Ao Estadão, Robison Maranhão afirmou que não havia sido advertido pelo juiz anteriormente. Segundo o advogado, o magistrado sabia desde o início da sessão que os dois estavam no mesmo local.

"Nem os advogados nem as partes interviram no momento. No início do processo, não foi feita a advertência para oitiva das partes em separado. Então, a situação foi bizarra. Deve acontecer sempre sem ser visto ou observado", afirmou o advogado.

Segundo o defensor, o julgamento é sobre uma ação trabalhista onde uma mulher exige reconhecimento de vínculo e diferença de comissão por parte de Ricardo.

Em nota, o TRT afirmou que a possibilidade de Ricardo ter ouvido o depoimento da autora da ação trabalhista "contraria os dispositivos legais". Segundo a Corte, o advogado tentou "ludibriar o magistrado e a Justiça do Trabalho do Paraná".

"Diante do fato, o juiz suspendeu a audiência e vai programar os depoimentos das testemunhas da ação em data futura, de maneira presencial. Nos próximos dias, o magistrado deve oficiar formalmente à OAB para que apure a conduta do advogado, que tentou ludibriar o magistrado e, consequentemente, a Justiça do Trabalho no Paraná", informou o Tribunal.

não gente o cara indo pra debaixo da mesa como se NINGUÉM fosse ver pic.twitter.com/avLMi321KK

— shay (@shaysainz) October 25, 2024

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Brasil Consumo Há 16 Horas

Azeite de oliva: 29 marcas já tiveram a venda proibida neste ano

Brasil Registros 25/10/24

Brasil teve 1,3 milhão de óbitos de agosto de 2021 a julho de 2022

Brasil Coronavírus 25/10/24

Saúde diz ter concluído distribuição de vacinas contra Covid em 11 estados

Brasil Meio Ambiente Há 22 Horas

Acordo de Mariana: É preciso haver projetos para usar dinheiro da reparação, diz Lula

Brasil Saúde Há 20 Horas

Fiocruz aponta sinais de queda em alta recente da covid-19 no país

Brasil São Paulo Há 23 Horas

Mais de 85 mil imóveis seguem sem luz na Grande SP após fortes chuvas

Brasil Famílias Há 18 Horas

Número de casais do mesmo sexo aumenta quase 7 vezes desde 2010, afirma IBGE

Brasil Santos Há 7 Horas

Empresário morre durante ressonância magnética

Brasil Vídeo Há 8 Horas

Advogado e cliente tentam enganar juiz e homem se esconde embaixo de mesa em audiência