Venda de cimento no País tem queda de 11,1% em abril

O comércio do produto é considerado um dos principais termômetros da atividade na construção civil e, apesar da contínua queda desde o começo do ano passado, ainda não há perspectiva de atingir o "fundo do poço"

© DR

Economia Construção 09/05/16 POR Estadao Conteudo

As vendas internas de cimento recuaram 11,1% em abril na comparação com igual mês do ano passado, para 4,7 milhões de toneladas, de acordo com dados preliminares do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC). O comércio do produto é considerado um dos principais termômetros da atividade na construção civil e, apesar da contínua queda desde o começo do ano passado, ainda não há perspectiva de atingir o "fundo do poço".

PUB

"Estamos numa baixa constante, que ainda deve se agravar", afirmou o presidente da instituição, José Otavio Carvalho. A estimativa para 2016 é de uma retração nas vendas de 12% a 15%. "Vemos hoje uma ruptura violenta frente ao crescimento que tivemos nos dez anos até 2014, quando o mercado foi impulsionado no boom imobiliário", acrescentou.

As vendas no período de janeiro a abril de 2016 alcançaram 18,5 milhões de toneladas, volume 13,9% inferior ao de igual período do ano passado. Já considerando o resultado acumulado nos últimos 12 meses, a retração ficou em 11,1%, com 61,7 milhões de toneladas.

O presidente da SNIC disse que ainda não há visibilidade para um novo patamar de equilíbrio no mercado, principalmente por causa do enfraquecimento no segmento residencial. Para ele, a recuperação não deve vir neste ano nem em 2017. Antes de estimar a estabilização, é preciso chegar ao fundo do poço e, em seguida, ver a retomada de condições macroeconômicas, como emprego, renda e redução da inflação, além de um cenário de crédito mais acessível, acrescentou.

A crise política no País também inibe novos investimentos, disse o executivo. Para Carvalho, a estabilização dos conflitos no governo federal pode abrir caminho para novos gastos no setor de infraestrutura, permitindo uma retomada nas vendas de cimento. "A infraestrutura tem condições de se recuperar mais rápido, assim que voltar a estabilidade política", acrescentou.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 19 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

esporte Peru Há 22 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 22 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

fama Televisão Há 20 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

politica Tensão Há 22 Horas

Marçal manda Bolsonaro 'cuidar da vida' e diz que o 'pau vai quebrar' se críticas continuarem

lifestyle Alívio Há 22 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

fama Luto Há 22 Horas

Morre o lendário produtor musical Quincy Jones, aos 91 anos

fama Saúde Há 21 Horas

James van der Beek, de 'Dawson's Creek', afirma estar com câncer colorretal

tech WhatsApp Há 22 Horas

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

mundo Catástrofe Há 21 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia