Você se sentirá mais seguro ao saber esses fatos intrigantes sobre aviões
Curiosidades surpreendentes sobre as aeronaves.
Você se sentirá mais seguro ao saber esses fatos intrigantes sobre aviões
You'll be safer knowing these essential airplane factsVoar se tornou uma parte normal das nossas vidas cotidianas nas últimas décadas, embora se estime que apenas 5% da população global tenha viajado de avião. Então, seja você um viajante frequente ou passageiro de primeira viagem, preocupado com todos os diferentes sons de um aeronave, conhecer curiosidades sobre o meio de transporte aéreo pode ajudar a tornar o seu próximo voo mais tranquilo e agradável.
Do assento mais seguro (se houver algum) ao teor das caixas-pretas e quanto tempo dura a máscara de oxigênio, clique na galeria para ver alguns fatos informativos surpreendentes sobre aviões que você provavelmente não sabia.
© Getty Images
Há uma razão pela qual a tripulação de cabine diminui as luzes para o pouso
Isso ocorre porque, no caso improvável de o avião pousar mal e os passageiros precisarem evacuar, seus olhos já estarão ajustados à escuridão.
©
Shutterstock
Persianas levantadas ao pousar
Da mesma forma, as persianas das janelas precisam ser levantadas durante o pouso para que os passageiros possam ver o lado de fora em uma emergência e para avaliar qual lado do avião é melhor para uma evacuação.
©
Shutterstock
Aviões podem ser atingidos por raios
Aviões são projetados para serem atingidos por raios, e eles são atingidos regularmente. Estima-se que raios atinjam cada aeronave uma vez por ano, ou uma vez a cada 3.000 horas de voo.
© Getty Images
Alguns aviões têm quartos secretos para a tripulação do voo
Em voos de longa distância, a tripulação de cabine pode trabalhar até 18 horas seguidas. Para ajudar a combater a fadiga, alguns aviões, como o Boeing 777 e o 787 Dreamliners, são construídos com quartos minúsculos onde os profissionais de bordo podem dormir um pouco.
©
Getty Images
Os pilotos estão no comando do cockpit e da cabine
O Piloto em Comando (PIC) tem autoridade ilimitada sempre que as portas do avião estão fechadas, o que significa que ele controla o cockpit e a cabine.
©
Shutterstock
Este pequeno orifício na janela do avião tem uma função importante
Esse pequeno furo, conhecido como "buraco de sangria", é um elemento crucial na estrutura porque ajuda a equilibrar a diferença de pressão entre a cabine e o ar exterior. A maioria das janelas de avião é composta de três painéis, então o furo ajuda o painel do meio a não ficar tensionado com a pressão durante o voo.
©
Shutterstock
Os pneus são projetados para não estourarem no pouso
Os pneus de um avião são projetados para suportar cargas extremamente pesadas durante o pouso, decolagem, taxiamento e estacionamento. Eles podem atingir o solo a 273 km/h mais de 500 vezes antes de precisarem serem trocados.
©
Shutterstock
Você não precisa dos dois motores para voar
A ideia de um motor quebrar durante o voo parece assustadora, mas qualquer avião comercial pode voar com segurança com apenas um motor.
©
Shutterstock
O banheiro do avião pode ser destrancado por fora
A tripulação de voo pode precisar acessar os banheiros em caso de emergência, se alguém estiver preso ou para fechá-los devido a um problema de manutenção.
©
Shutterstock
Ambientes de avião pioram o sabor dos alimentos
Um estudo da Universidade Cornell de 2015 descobriu que o ambiente dentro de um avião realmente altera o gosto dos alimentos e bebidas. Itens doces têm um sabor menos doce, enquanto os sabores salgados são intensificados.
©
Shutterstock
As máscaras de oxigênio duram apenas 15 minutos
Embora isso pareça assustador, essa duração tem como objetivo dar tempo suficiente para a aeronave descer para uma altitude mais baixa, onde os passageiros podem simplesmente respirar normalmente.
©
Shutterstock
Os cobertores quase nunca são lavados
Uma curiosidade um pouco perturbadora sobre aviões: algumas companhias aéreas ainda fornecem cobertores desembrulhados ou cobertores que foram dobrados e reutilizados.
©
Shutterstock
Não há assento mais seguro no avião
A Administração Federal de Aviação (FFA) dos EUA diz que não há assento mais seguro no avião. No entanto, um estudo da TIME sobre acidentes aéreos descobriu que as poltronas do meio na parte de trás do avião tinham a menor taxa de fatalidade em um acidente.
©
Shutterstock
Galinhas mortas são jogadas em jatos durante testes de segurança
Conhecida como uma arma de frango ou simulador de impacto de voo, esta arma de ar comprimido é usada para disparar carcaças de pássaros em componentes de aeronaves para garantir que eles possam proteger pilotos e passageiros no caso muito provável de colidirem com um pássaro. Para ser claro, as galinhas já estão mortas durante os testes!
©
Shutterstock
Há cinzeiros nos banheiros por um motivo
Embora fumar seja proibido em aviões, há na verdade uma regra específica que estipula que todas as companhias aéreas comerciais devem ter um cinzeiro em algum lugar da cabine. Isso porque, se alguém violar a política de fumo, o fará no espaço relativamente confinado do banheiro e jogará a ponta do cigarro em um lugar seguro: o cinzeiro.
©
Shutterstock
O ar do avião é limpo
Cerca de 40% do ar que você respira durante um voo é filtrado por um sistema HEPA (High Efficiency Particulate Air). Os outros 60% são surpreendentemente ar fresco que está sendo trazido a bordo de fora do avião.
©
Shutterstock
A maioria dos aviões são brancos por um motivo
A principal razão pela qual os aviões são pintados de branco ou de cores claras é para refletir a luz do sol e minimizar o aquecimento e os danos potenciais da radiação solar.
©
Shutterstock
A cor do interior do avião é uma escolha específica
Embora nem todos os assentos de avião sejam da mesma cor, muitos aviões são construídos com assentos azuis. Isso ocorre porque o azul é considerado uma cor calma.
©
Shutterstock
Os pilotos comem refeições diferentes para se manterem seguros
Em um voo de Boston para Londres em 1982, passageiros e a tripulação ficaram doentes após comerem o mesmo pudim de tapioca, e o voo teve que retornar. Como precaução hoje, o piloto e o copiloto comem refeições diferentes para não correrem o risco de ambos terem intoxicação alimentar.
©
Shutterstock
As trilhas dos aviões são feitas de água
Conhecidas como rastros, essas linhas brancas que os aviões deixam no céu são simplesmente rastros de condensação. Os motores liberam vapor de água como parte do processo de combustão. Quando esse vapor de água quente é bombeado para fora do escapamento e encontra o ar mais frio da atmosfera superior, ele cria essas linhas no céu.
©
Shutterstock
O modo avião protege contra interferência de rádio
O modo avião protege o avião contra interferência de rádio, o que não se aplica apenas aos pilotos que se comunicam com o controle de solo, mas também aos sensores que o avião usa para medir a distância até o solo durante a decolagem e o pouso.
©
Shutterstock
Para evitar ficar doente no avião, escolha um assento na janela
De acordo com um estudo de 2018 da Emory e da Georgia Tech, sentar-se o mais longe possível do corredor e permanecer no mesmo lugar durante o voo reduz suas chances de inalar germes que circulam no avião.
©
Shutterstock
Não há nenhuma regra sobre quando o sinal do cinto de segurança precisa ser ligado
Cada piloto é livre para usar seu próprio julgamento sobre quando é seguro para os passageiros se movimentarem livremente pela cabine.
©
Shutterstock
O fogo pode se espalhar por um avião em menos de dois minutos
Durante cada briefing de segurança antes da decolagem, os comissários de bordo indicarão as saídas de emergência a bordo da aeronave. Isso ocorre, em parte, porque leva apenas 90 segundos para um incêndio se espalhar por um avião, que também é o tempo que uma aeronave precisa ser evacuada.
©
Getty Images
As portas do cockpit estão sempre abertas durante o embarque
Este é um procedimento padrão enquanto a aeronave está sendo preparada para a partida. Isso ocorre porque muitas pessoas precisam entrar e sair da cabine antes da partida, o Primeiro Oficial é obrigado a conduzir uma caminhada externa pré-voo e, com a porta aberta, o Capitão pode monitorar o procedimento de embarque.
©
Shutterstock
O lugar mais sujo do avião não é o banheiro
De acordo com um estudo conduzido pela TravelMath, as mesas de bandeja hospedavam 2.155 unidades formadoras de colônias (UFC) - medida utilizada para estimar o número de bactérias em uma amostra - por polegada quadrada (6,4 cm). Em comparação, o botão para dar descarga no vaso sanitário tinha apenas 265 UFC na mesma quantidade de espaço.
©
Shutterstock
A decolagem e o pouso são os momentos mais perigosos durante um voo
De acordo com a Boeing, 49% de todos os acidentes fatais de avião acontecem durante as fases finais de descida e pouso do voo médio, enquanto 14% acontecem durante a decolagem. Uma das razões para isso é a altitude, quanto mais próximo a aeronave estiver do solo, menos tempo o piloto tem para reagir a problemas.
©
Shutterstock
Caixas pretas não são pretas
A caixa-preta do avião, também conhecida como Flight Data Recorder, é onde todos os dados e informações do voo são armazenados. E embora sejam conhecidas como caixas-pretas, elas são pintadas com tinta laranja brilhante resistente ao calor para protegê-las e torná-las mais fáceis de localizar.
©
Shutterstock
A companhia aérea mais antiga do mundo
Fundada em 1919, a companhia aérea holandesa KLM tem o maior histórico operacional contínuo de qualquer companhia aérea do mundo.
Fontes: (Travel and Leisure) (Reader's Digest) (Best Life Online)
©
Getty Images
Mundo
Aviões
27/10/24
POR Notícias Ao Minuto Brasil
Voar se tornou uma parte normal das nossas vidas cotidianas nas últimas décadas, embora se estime que apenas 5% da população global tenha viajado de avião. Então, seja você um viajante frequente ou passageiro de primeira viagem, preocupado com todos os diferentes sons de um aeronave, conhecer curiosidades sobre o meio de transporte aéreo pode ajudar a tornar o seu próximo voo mais tranquilo e agradável.
Do assento mais seguro (se houver algum) ao teor das caixas-pretas e quanto tempo dura a máscara de oxigênio, clique na galeria para ver alguns fatos informativos surpreendentes sobre aviões que você provavelmente não sabia.
Leia Também: Ex-presidente da Bolívia Evo Morales diz ter sido vítima de ataque a tiros
PARTILHE ESTA NOTÍCIA