As medalhas que o Brasil ganhou em cada edição dos Jogos Olímpicos

Nosso país é um grande medalhista!

As medalhas que o Brasil ganhou em cada edição dos Jogos Olímpicos

Os Jogos Olímpicos nos encantam há muito tempo. Suas origens na Grécia Antiga nos inspiram até hoje. E Paris 2024 não foi diferente. Mas você sabia que a primeira edição das Olimpíadas modernas aconteceu em 1896? De lá para cá, muita coisa mudou, vários esportes novos foram incluídos e outros deixaram de participar. Essa é única competição multiesportiva em que o mundo todo se une, com mais de 200 nações participando atualmente. Desde a estreia do Brasil nas Olimpíadas da Antuérpia em 1920 até Paris 2024, nossos atletas somaram 170 medalhas, sendo 40 de ouro, 49 de prata e 81 de bronze. Mas você faz ideia de quantas medalhas o Brasil conquistou em cada uma das edições? Logo na primeira que nós fomos, já trouxemos três!

Nessa galeria, vamos viajar por cada um dos Jogos Olímpicos, trazendo, em números, todas as nossas conquistas. Clique e veja por si mesmo!

©

Getty Images

Paris 2024

Medalhas de Ouro: 3

Medalhas de Prata: 7

Medalhas de Bronze:10

Total de medalhas: 20

Imagens: As brasileiras Rebeca Andrade e Beatriz Souza exibem suas medalhas de ouro. Rebeca venceu nos exercícios de solo feminino de ginástica artística. Beatriz foi campeã na categoria acima de 78kg do judô. Entre elas está Isaquias Queiroz, que venceu a prata na canoagem C1 1000m com uma arrancada espetacular no últimos 250 metros. Esse foi o quinto pódio do baiano em Olimpíadas.

O nosso terceiro ouro veio com Ana Patrícia e Duda no vôlei de praia. Essa medalha é a quarta do esporte para o Brasil na história. A mineira e a sergipana quebraram um jejum de 28 anos sem ouro para o vôlei de praia feminino do Brasil.

Além dessas medalhas, vencemos prata com Caio Bonfim (marcha atlética), Willian Lima (judô -66kg), Rebeca Andrade (duas: individual geral e salto na ginástica artística), Tatiana Weston-Webb (surfe), Augusto Akio (skate park), Isaquias Queiroz (canoagem C1 1000m) e o futebol feminino.

O bronze veio com Rayssa Leal (street skate feminino), Larissa Pimenta (judô -52kg), Ginástica Artística por equipes, Judô em equipes mistas, Bia Ferreira (boxe 60kg), Gabriel Medina (surfe), Edival Pontes (taekwondo -68kg), Alison Dos Santos (400m com barreiras) e vôlei feminino. Ficamos na 20ª posição no quadro de medalhas.

©

Getty Images

Tóquio 2020

Medalhas de Ouro: 7

Medalhas de Prata: 6

Medalhas de Bronze: 8

Total de medalhas: 21

Em meio à pandemia, os Jogos Olímpicos foram realizados em 2021. O Brasil bateu seu recorde no total do número de medalhas e repetiu a quantidade de ouro da edição anterior. Foi na capital japonesa que o Brasil também terminou na 12ª colocação do quadro de medalhas, a melhor posição da história, antes ocupada pelo Rio 2016. Rebeca Andrade conquistou o ouro no solo da ginástica artística, a primeira mulher campeã olímpica do Brasil na ginástica. O surfe estreou com o ouro de Ítalo Ferreira. O skate teve as pratas de Rayssa Leal, Kelvin Hoefler e Pedro Barros. A dupla Martine Grael e Kahena Kunze garantiu seu bicampeonato olímpico. Ana Marcela Cunha foi ouro na maratona aquática. Herbert Conceição somou mais um ouro para o boxe brasileiro. O canoísta Isaquias Queiroz, que já tinha duas pratas conquistadas no Rio 2016, venceu o seu tão aguardado ouro. O futebol masculino dominou nos gramados e foi bicampeão.

Imagem: Rebeca Andrade, da equipe do Brasil, posa com suas medalhas de prata no individual geral feminino e de ouro no salto em Tóquio, Japão.

©

Getty Images

Rio 2016

Medalhas de Ouro: 7

Medalhas de Prata: 6

Medalhas de Bronze: 6

Total de medalhas: 19

Brasil ficou em 13º no quadro de medalhas, melhor resultado até então, afinal, em casa é mais gostoso. Rafaela Silva brilhou na conquista da categoria até 57kg do judô. Thiago Braz deixou seus adversários incrédulos no salto com vara e se tornou campeão. Robson Conceição conquistou o primeiro ouro do boxe brasileiro. Martine Grael e Kahena Kunze conquistarem o ouro na vela. O vôlei de praia foi campeão com Alison e Bruno Schmidt. O futebol masculino, após sempre bater na trave, foi campeão no Maracanã pela primeira vez e garantiu o ouro para o país anfitrião. Além disso, o vôlei masculino conquistou o bicampeonato.

Imagem: Walace, Gabriel Jesus, Neymar, Gabriel Barbosa e Rafinha comemoram com suas medalhas de ouro após a final do futebol masculino entre Brasil e Alemanha no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, Brasil.

©

Getty Images

Londres 2012

Medalhas de Ouro: 3

Medalhas de Prata: 5

Medalhas de Bronze: 9

Total de medalhas: 17

O vôlei feminino conquistou seu segundo ouro nas Olimpíadas, tornando-se bicampeão. Arthur Zanetti venceu nas argolas e trouxe a primeira medalha da ginástica artística brasileira. Também ganhamos um ouro feminino no judô com Sarah Menezes vencendo na categoria até 84kg. Na categoria de mais improvável, Yane Marques surpreendeu o mundo com o bronze no pentatlo moderno.

Imagem: Arthur Zanetti, do Brasil, celebra vitória após ganhar a medalha de ouro nas argolas de ginástica artística masculina em Londres, Inglaterra.

©

Getty Images

Pequim 2008

Medalhas de Ouro: 3

Medalhas de Prata: 4

Medalhas de Bronze: 10

Total de medalhas: 17

As mulheres foram protagonistas nessa edição. O vôlei feminino, finalmente, ganhou seu primeiro ouro com Paula Pequeno, Fofão, Sheila, Fabi, Mari, Sassá, Jaqueline, Walewska, Fabizinha e Thaísa na equipe. Elas foram campeãs Olímpicas perdendo um único set. Maurren Maggi venceu no salto em distância, o que fez dela a primeira mulher brasileira a conquistar o ouro Olímpico individualmente. Ketleyn Quadros foi bronze na categoria até 57kg do judô e levou a primeira medalha feminina do esporte brasileiro. E ainda saiu um bronze inédito para Natália Falavigna no taekwondo. Além disso, César Cielo foi ouro nos 50m da natação.

Imagem: O time de vôlei do Brasil comemora vitória sobre os EUA. O Brasil derrotou os EUA por 3 sets a 1 e ficou com a medalha de ouro.

©

Getty Images

Atenas 2004

Medalhas de Ouro: 5

Medalhas de Prata: 2

Medalhas de Bronze: 3

Total de medalhas: 10

O vôlei masculino tornou-se bicampeão com Bernardinho no comando e um grande time: Serginho, Ricardinho, Gustavo, Nalbert, Giovanni, Dante, André Heller, Maurício, André, Rodrigão e Anderson. Na vela, Robert Scheidt, Torben Grael e Marcelo Ferreira também ganharam ouro. A dupla Ricardo e Emanuel ganhou no vôlei de praia, enquanto Rodrigo Pessoa dominou no hipismo saltos individual. Destaque também para a prata conquistada pelo futebol feminino que tinha Marta, Formiga e Cristiane no elenco.

Imagem: O vencedor da medalha de bronze na maratona masculina, Vanderlei de Lima, do Brasil, subiu ao pódio em 29 de agosto de 2004, durante a cerimônia de medalhas dos Jogos Olímpicos no Estádio Olímpico de Atenas, Grécia. Vanderlei dominou quase que a corrida inteira até ser atacado por um espectador nos últimos estágios da prova. Felizmente, ele se recuperou do incidente e se segurou para ganhar o bronze. Stefano Baldini, da Itália, conquistou o ouro e Mebrahtom Keflezighi, dos EUA, ficou com a prata.

©

Getty Images

Sydney 2000

Medalhas de Ouro: 0

Medalhas de Prata: 6

Medalhas de Bronze: 6

Total de medalhas: 12

O ouro não veio em Sydney 2000, mas o Brasil se consolidou no vôlei de praia, na vela, no judô, no vôlei feminino e na natação. As seleções femininas de vôlei e basquete foram ao pódio, com um bronze para cada equipe, e o revezamento 4x100 venceu a prata.

Imagem: Vincente Lima, Edison Ribiero, André Silva e Claudinei da Silva, atletas do Brasil, comemoram sua medalha de prata no 4x100 masculino durante os Jogos Olímpicos Syndey, Austrália.

©

Getty Images / Michael Steele /Allsport

Atlanta 1996

Medalhas de Ouro: 3

Medalhas de Prata: 3

Medalhas de Bronze: 9

Total de medalhas: 15

Essa edição das Olimpíadas rendeu as primeiras medalhas para as atletas femininas do Brasil. Sandra Pires e Jackie Silva foram campeãs no vôlei de praia, com Adriana Samuel e Mônica ficando com a prata. Na classe laser da vela, Robert Scheidt levou seu primeiro ouro Olímpico. Torben Grael e Marcelo Soares venceram a classe star. Gustavo Borges somou mais uma prata e um bronze na natação. O basquete feminino brasileiro conquistou sua primeira medalha, com uma equipe que contava com Hortência, Janeth e Paula. O vôlei feminino também ganhou seu primeiro bronze com Ana Moser, Fernanda Venturini, Virna, Leila, Márcia Fu e Fofão. Rodrigo Pessoa, como líder da equipe de salto no hipismo, foi ao pódio pela primeira vez com um bronze.

Imagem: Oscar Schmidt, do Brasil, passa por Hyun Joo-Yeop, da Coreia, para marcar durante a partida preliminar do Grupo B no evento olímpico de basquete em Atlanta, EUA. O Brasil venceu por 127-97.

©

Getty Images

Barcelona 1992

Medalhas de Ouro: 2

Medalhas de Prata: 1

Medalhas de Bronze: 0

Total de medalhas: 3

O vôlei masculino conquistou seu primeiro ouro nas Olimpíadas. A equipe brasileira foi liderada por José Roberto Guimarães e era composta por craques como Carlão, Douglas, Giovane, Marcelo Negrão, Maurício, Pampa, Amauri e Tande. O outro ouro veio com Rogério Sampaio na categoria até 95kg do judô. E a natação trouxe a prata com Gustavo Borges nos 100m livre.

Imagem: Ana Moser comemora um ponto durante a partida que rendeu ao Brasil o quarto lugar no vôlei feminino.

©

Getty Images

Seul 1988

Medalhas de Ouro: 1

Medalhas de Prata: 2

Medalhas de Bronze: 3

Total de medalhas: 6

Aurélio Miguel foi o campeão no judô na categoria até 95kg e trouxe o primeiro ouro do Brasil no judô. As pratas vieram com Joaquim Cruz na corrida de 800m rasos e com o futebol masculino. A vela trouxe duas medalhas de bronze, uma delas foi a primeira de Torben Grael.

Imagem: O craque brasileiro Romário em ação durante uma partida nos Jogos Olímpicos de 1988 em Seul, Coreia do Sul.

©

Getty Images / David Cannon/Allsport

Los Angeles 1984

Medalhas de Ouro: 1

Medalhas de Prata: 5

Medalhas de Bronze: 2

Total de medalhas: 8

A medalha de ouro veio pelas mãos de Joaquim Cruz nos 800m rasos, e se tornou a primeira medalha de pista no atletismo. Vôlei e futebol masculinos foram prata, inaugurando as medalhas desses esportes. Além disso, o judô trouxe três medalhas, uma de prata e duas de bronze.

Imagem: Joaquim Cruz, do Brasil, sobe ao pódio com sua medalha de ouro ao lado do medalhista de prata Sebastian Coe e do medalhista de bronze Earl Jones depois de vencer a final da prova masculina de 800 metros em Los Angeles, Estados Unidos.

©

Getty Images

Moscou 1980

Medalhas de Ouro: 2

Medalhas de Prata: 0

Medalhas de Bronze: 2

Total de medalhas: 4

A vela brasileira brilhou na Rússia e trouxe duas medalhas de ouro: uma com Lars Sigurd Bjorkström e Alexandre Welter, na classe tornado, e outra com Marcos Soares e Eduardo Penido, na 470. E não parou por aí. João Carlos de Oliveira, mais conhecido como João do Pulo, conquistou seu segundo bronze no salto triplo. O outro bronze veio com a natação.

Imagem: Foto do mascote Misha-bear no estádio Lenin, Moscou, desejando boa sorte a todos na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 1980, organizada pela URSS.

©

Getty Images

Montreal 1976

Medalhas de Ouro: 0

Medalhas de Prata: 0

Medalhas de Bronze: 2

Total de medalhas: 2

João do Pulo deu seus primeiros passos olímpicos e foi bronze no salto triplo. Além dele, Reinaldo Conrad e Peter Ficker ganharam mais um bronze na vela.

Imagem: Vista geral da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos em Montreal, Canadá.

©

Getty Images

Munique 1972

Medalhas de Ouro: 0

Medalhas de Prata: 0

Medalhas de Bronze: 2

Total de medalhas: 2

O primeiro bronze veio com Nelson Prudêncio no salto triplo. O outro marcou a primeira medalha do Brasil no judô com Chiaki Ishii, japonês naturalizado brasileiro que conquistou a medalha na categoria até 93 kg.

Imagem: Cerimônia de medalha do judô na categoria peso cruzador em Munique, Alemanha. David Starbrook (Grã-Bretanha) conquistou a medalha de prata e Schota Tschotschischwili (União Soviética) conquistou o ouro. A medalha de bronze foi dividida entre Chiaki Ishii, do Brasil, e Paul Barth, da Alemanha (à direita).

©

Getty Images

Cidade do México 1968

Medalhas de Ouro: 0

Medalhas de Prata: 1

Medalhas de Bronze: 2

Total de medalhas: 3

As duas medalhas de bronze vieram na vela, com Reinaldo Conrad e Burkhard Cordes na classe flying dutchman, e no boxe, com Servílio de Oliveira no peso mosca. Nelson Prudêncio trouxe a prata no salto triplo.

Imagem: Tommie Smith e John Carlos, medalhistas de ouro e bronze na corrida de 200 metros nos Jogos Olímpicos de 1968, fazem um protesto silencioso contra o tratamento injusto dado aos negros nos Estados Unidos. Com as cabeças abaixadas e os punhos fechados e erguidos na saudação black power, eles se recusaram a reconhecer a bandeira americana e o hino nacional. O australiano Peter Norman foi o medalhista de prata.

©

Getty Images

Tóquio 1964

Medalhas de Ouro: 0

Medalhas de Prata: 0

Medalhas de Bronze: 1

Total de medalhas: 1

Essa única medalha de bronze veio com a equipe de basquete masculino. Desde então, a seleção masculina nunca subiu ao pódio. Outro destaque destes Jogos Olímpicos foi Aida dos Santos, do salto em altura, única mulher na delegação brasileira. Ela foi a primeira brasileira a competir em uma final Olímpica e terminou em quarto lugar.

Imagem: O americano JP McCaffrey e o brasileiro Victor Mirshawka disputam a bola durante um jogo olímpico de basquete. Os norte-americanos venceram por 86-53, sua 44ª vitória olímpica consecutiva.

©

Getty Images

Roma 1960

Medalhas de Ouro: 0

Medalhas de Prata: 0

Medalhas de Bronze: 2

Total de medalhas: 2

As duas medalhas de bronze vieram na natação, com Manoel dos Santos nos 100m livre, e no basquete masculino.

Imagem: O vencedor da medalha de ouro John Devitt, da Austrália, é ladeado pelo medalhista de prata Lance Larson, dos EUA, e pelo medalhista de bronze Manuel dos Santos, do Brasil, durante a cerimônia de premiação do evento de natação 100m estilo livre, em Roma, Itália.

©

Getty Images

Melbourne 1956

Medalhas de Ouro: 1

Medalhas de Prata: 0

Medalhas de Bronze: 0

Total de medalhas: 1

Adhemar Ferreira da Silva ganhou ouro no salto triplo e se tornou o primeiro atleta sul-americano bicampeão Olímpico em eventos individuais.

Imagem: EUA e Rússia jogam basquete olímpico em Melbourne, Austrália. A equipe dos EUA levou a melhor nessa Olimpíada.

©

Getty Images

Helsinque 1952

Medalhas de Ouro: 1

Medalhas de Prata: 0

Medalhas de Bronze: 2

Total de medalhas: 3

Ganhamos o ouro em Helsinque 1952 com Adhemar Ferreira da Silva no salto triplo. Os dois bronzes vieram com José Telles da Conceição no salto em altura e Tetsuo Okamoto nos 1500m livre da natação.

Imagem: Uma partida olímpica de polo aquático entre Brasil e África do Sul em Helsinque, Finlândia.

©

Getty Images

Londres 1948

Medalhas de Ouro: 0

Medalhas de Prata: 0

Medalhas de Bronze: 1

Total de medalhas: 1

A única medalha olímpica brasileira em Londres 1948 veio com o basquete, que venceu o México e trouxe o bronze para casa.

Imagem: Competidores cruzam a linha de chegada no Estádio de Wembley durante a corrida masculina de 200 metros. Julien Lebas, da França, cruza a linha em primeiro lugar, seguido por Rosalvo Ramos, do Brasil, e Basil McKenzie, da Jamaica. Infelizmente, essa etapa não valia medalha.

©

Getty Images

Berlim 1936

O Brasil não conquistou medalhas nas Olimpíadas de Berlim.

Imagem: O norte-americano Jesse Owens voa no salto em distância, melhorando a marca olímpica e vencendo a competição nos jogos de Berlim, Alemanha. Ao todo, ele conquistou quatro medalhas de ouro no atletismo nessa edição dos Jogos olímpicos: 100 metros, 200 metros, salto em distância e revezamento 4x100 metros.

©

Getty Images

Los Angeles 1932

O Brasil não conquistou medalhas. Mas houve uma conquista: Maria Lenk foi a única mulher na delegação brasileira e a primeira mulher sul-americana a participar dos Jogos Olímpicos, em Los Angeles 1932.

Imagem: O campeão brasileiro de barreiras Sylvio M. Padilha treina para as Olimpíadas de 1932 e era esperança para o Brasil, mas não tivemos sorte nessa edição.

©

Getty Images

Amsterdã 1928

Apesar de ter competido em Olimpíadas anteriores, o Brasil não participou nos Jogos de Amsterdã 1928. Segundo o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), isso aconteceu por causa da crise econômica e da falta de recursos para custear a delegação.

Imagem: Atletas olímpicos de Portugal e Chile jogando futebol.

©

Getty Images

Paris 1924

O Brasil não não ganhou medalhas nas Olimpíadas de Paris de 1924.

Imagem: Gomes, do Brasil, e Richardson, da África do Sul, no evento de cross-country, corrida em que os atletas competem em terreno aberto ou acidentado

©

Getty Images

Antuérpia 1920

Medalhas de Ouro: 1

Medalhas de Prata: 1

Medalhas de Bronze: 1

Total de medalhas: 3

Essa foi a primeira Olimpíada que o Brasil participou, com 22 atletas homens competindo em cinco modalidades: polo aquático, natação, saltos ornamentais, remo e tiro esportivo. As três medalhas vencidas vieram do tiro esportivo. O medalhista de ouro foi Guilherme Paraense.

Imagem: Cerimônia de abertura das Olimpíadas de 1920. Na imagem, podemos ver o nome do Brasil em francês Brésil, entre várias outras equipes nos Jogos da Antuérpia, Bélgica.

©

Getty Images

Estocolmo 1912

Brasil não teve representantes.

Imagem: Vista geral da cerimônia de abertura dos V Jogos Olímpicos em 5 de maio de 1912 em Estocolmo, Suécia.

©

Getty Images

Londres 1908

Brasil não teve representantes.

Imagem: Ginastas na trave de equilíbrio nos Jogos Olímpicos de 1908 no White City Stadium em Londres, Inglaterra. Mas não pense que elas competiram. A ginástica feminina dos Jogos de 1908 foram apenas uma exibição.

©

Getty Images

St. Louis 1904

Brasil não teve representantes.

Imagem: Salto sobre barril já foi um esporte olímpico em St. Louis, Estados Unidos.

©

Getty Images

Paris 1900

Brasil não teve representantes.

Imagem: Atleta compete no salto em altura em Paris, França.

©

Getty Images

Atenas 1896

Brasil não teve representantes.

Imagem: Multidões chegam ao estádio dos Jogos Olímpicos de 1896 em Atenas, Grécia. Este era o mesmo local usado nas antigas Olimpíadas, mas foi completamente restaurado para os Jogos Olímpicos modernos.

Fontes: (COI) (Olympic Games)

©

Getty Images

Esporte Jogos olímpicos 27/10/24 POR Notícias Ao Minuto Brasil


Os Jogos Olímpicos nos encantam há muito tempo. Suas origens na Grécia Antiga nos inspiram até hoje. E Paris 2024 não foi diferente. Mas você sabia que a primeira edição das Olimpíadas modernas aconteceu em 1896? De lá para cá, muita coisa mudou, vários esportes novos foram incluídos e outros deixaram de participar. Essa é única competição multiesportiva em que o mundo todo se une, com mais de 200 nações participando atualmente. Desde a estreia do Brasil nas Olimpíadas da Antuérpia em 1920 até Paris 2024, nossos atletas somaram 170 medalhas, sendo 40 de ouro, 49 de prata e 81 de bronze. Mas você faz ideia de quantas medalhas o Brasil conquistou em cada uma das edições? Logo na primeira que nós fomos, já trouxemos três!

PUB

 

Nessa galeria, vamos viajar por cada um dos Jogos Olímpicos, trazendo, em números, todas as nossas conquistas. Clique e veja por si mesmo!

Leia Também: Juventude demite o técnico Jair Ventura após derrota para o Flamengo no Maracanã

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Gafe Há 22 Horas

Âncora da Globo erra e chama turistas de 'farofeiros' ao vivo

mundo EUA Há 7 Horas

Polícia relaciona atropelamento em massa e explosão de Tesla

fama Justiça Há 5 Horas

Brad Pitt foi influenciado pela namorada para chegar a acordo com Jolie

economia INSS Há 8 Horas

INSS tem novas regras na aposentadoria; veja quais são e quem consegue o benefício

lifestyle Signos Há 22 Horas

O começo do ano traz prosperidade para quatro signos

esporte Arábia Saudita Há 22 Horas

De Neymar a Jorge Jesus; as metas para 2025 no Al Hilal

mundo EUA Há 6 Horas

Primeira imagem de homem que explodiu Tesla nos EUA é revelada

fama Travis Barker Há 22 Horas

Filha de Travis Barker responde a rumores de que foi hospitalizada

fama LIAM-PAYNE Há 23 Horas

Psiquiatra de Liam Payne alertou sobre maiores cuidados com a saúde do cantor um mês antes da morte

esporte Redes Sociais Há 22 Horas

Galvão Bueno fuma charuto, dança frevo e pula sete ondas no ano-novo: 'Faz parte do show'