Luiz Caetano (PT) é eleito em Camaçari (BA)

Caetano obteve 50,92% dos votos válidos, ante 49,08% de Flávio Matos, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral)

© Reprodução

Política Eleições Há 7 Horas POR Folhapress

SALVADOR, BA (FOLHAPRESS) - O candidato Luiz Caetano (PT) foi eleito para a Prefeitura de Camaçari (60 km de Salvador), quarto maior colégio eleitoral da Bahia e uma das principais cidades governadas pela oposição ao governador Jerônimo Rodrigues (PT). Ele derrotou Flávio Matos (União Brasil), candidato à sucessão do prefeito Antônio Elinaldo (União Brasil).

PUB

 

Com 99,81% das urnas apuradas, Caetano obteve 50,92% dos votos válidos, ante 49,08% de Flávio Matos, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Camaçari protagonizou o único segundo turno da eleição na Bahia em um embate que foi muito além dos limites do município.

A eleição na cidade de 300 mil habitantes mobilizou os dois principais grupos políticos do estado, antecipando o embate entre PT e União Brasil que deve se replicar nas eleições estaduais de 2026.

As urnas mostraram uma cidade dividida ainda no primeiro turno, quando Luiz Caetano teve 49,5% dos votos e saiu na frente de Flávio Matos, que marcou 49,1%. A diferença entre os dois candidatos foi de apenas 559 votos na etapa inicial da eleição.

Luiz Caetano, 70, já foi prefeito de Camaçari por três mandatos, deputado federal e secretário estadual. Em 2022, chegou a ser escolhido para concorrer ao governo, mas deu lugar a Jerônimo Rodrigues (PT) após uma avaliação sobre possíveis questionamentos de sua elegibilidade.

Com 44 anos, Flávio Matos é vereador há dois mandatos e presidente da Câmara Municipal de Camaçari. Na campanha, tentou se descolar do prefeito Elinaldo Araújo (União Brasil), que enfrentava desgastes, e evitou a polarização nacional, evitando associações com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Desde o início do segundo turno, os principais líderes de PT e União Brasil grupos adotaram uma estratégia de presença constante na cidade.

O petista fez eventos ao lado do governador Jerônimo Rodrigues, do senador Jaques Wagner, do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e coroou a estratégia com um comício com a presença do presidente Lula, que tinha ficado longe da Bahia no primeiro turno.

O candidato do União Brasil trouxe ACM Neto, o prefeito reeleito de Salvador, Bruno Reis, além de candidatos vitoriosos do partido em cidades do interior.

Nas últimas semanas, PT e União Brasil travaram uma disputa por candidatos derrotados no primeiro turno, vereadores eleitos e líderes comunitários. E trocaram acusações mútuas de irregularidades, compra de votos e até mesmo ligação com facções criminosas.

Camaçari é considerada estratégica para os dois grupos que polarizam as eleições estaduais desde 2002 e devem travar novo embate em 2026 protagonizado por Jerônimo Rodrigues e ACM Neto.

Com a vitória, o PT retoma a cidade que governou entre 2005 e 2016 e impede o União Brasil, principal partido de oposição, criar uma espécie de cinturão na Grande Salvador - a legenda venceu na capital e nas cidades de Lauro de Freitas, Simões Filho e Mata de São João.

Camaçari é considerada um dos berços do PT baiano, que cresceu ancorado no sindicalismo do Polo Petroquímico de Camaçari.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Política São Paulo Há 12 Horas

TRE desmente Tarcísio sobre facção ter orientando voto em Boulos

Política ELEIÇÕES-2024 Há 18 Horas

Janja e apoiadoras de Boulos gravam vídeo sobre BO de esposa de Nunes

Política ELEIÇÕES-2024 Há 18 Horas

Segundo turno movimenta 30 milhões de eleitores em 51 municípios; veja o que é importante saber

Política JAIR-BOLSONARO-GO Há 18 Horas

Bolsonaro critica Moraes ao lado de aliado alvo de PF e STF: 'Sempre ele, sempre o mesmo'

Política JANJA-LULA DA SILVA Há 17 Horas

Janja e ministros celebram aniversário de Lula em vídeo com mensagem coletiva

Política Eleições Há 8 Horas

Ricardo Nunes (MDB) é reeleito prefeito de São Paulo

Política Eleições Há 9 Horas

Abilio Brunini (PL) é eleito prefeito de Cuiabá

Política Eleições Há 7 Horas

Fuad Noman (PSD) é reeleito prefeito de Belo Horizonte

Política Justiça Há 9 Horas

Moraes barra tentativa de candidatos de arrastar eleição para inquérito das milícias digitais

Política Eleições Há 8 Horas

Boulos protocola notícia-crime contra Nunes e Tarcísio no TSE