Por que odiamos certas celebridades? A explicação científica para isso
A ciência por trás do motivo pelo qual algumas estrelas inspiram reações negativas do público
Por que odiamos certas celebridades? A explicação científica para isso
Certas celebridades provocam emoções positivas no público, enquanto outras geram críticas pelas suas ações ou declarações polêmicas. Mas há famosos que tendem a irritar as pessoas só por 'existirem', mesmo sem terem cometido nenhum erro evidente. Por que temos reações tão extremas em relação às estrelas? O que faz com que as pessoas odeiem tanto Anne Hathaway e adorem Paul Rudd?
Clique na galeria para saber por que temos (ou criamos) tanto ranço de algumas celebridades.
© Getty Images
Celebridades que as pessoas adoram odiar
A atriz Anne Hathaway é frequentemente alvo de críticas, embora as razões para tamanha animosidade dirigida a ela permaneçam obscuras. Ao contrário de algumas celebridades cujas ações ou declarações controversas provocam reação pública, a estrela parece despertar uma hostilidade injustificada.
© Getty Images
'Hathahate'
Anne Hathaway enfrentou ataques online na década de 2010, como foi visto pela hashtag #Hathahate [abreviação do sobrenome da estrela e a palavra "Hate", ódio em português] nas redes sociais em 2013. Parecia que seu comportamento muito entusiasmado provocou uma forte reação em muitas pessoas. Alguns usuários na internet chegaram a criticá-la por ser "muito alegre e perfeita demais".
© Getty Images
Celebridades menos populares
O comediante e apresentador de talk show britânico James Corden costuma despertar reações negativas do público. Embora tenha uma base de fãs leais, alguns espectadores criticam seu estilo de entrevista.
©
Getty Images
Por que as pessoas acham Gwyneth Paltrow tão irritante?
Por que celebridades como Anne Hathaway, James Corden e Gwyneth Paltrow são frequentemente alvo do desdém público? A atriz e empresária de bem-estar Gwyneth Paltrow está entre as celebridades que muitas vezes parecem incitar o ranço.
©
Getty Images
Pessoas podem ter aversões a famosos muito diferentes delas
De acordo com Kaston Anderson-Carpenter, professor de Psicologia da Michigan State University, as pessoas muitas vezes desenvolvem fortes aversões a outras que têm características diferentes das suas. Esta tendência de simpatizar em torno de indivíduos com traços semelhantes pode explicar os sentimentos negativos que alguns podem ter em relação àqueles com imensa riqueza, como as Kardashians, por exemplo.
©
Getty Images
Expectativas irrealistas?
Certos famosos, como a atriz Lindsay Lohan, provocaram descontentamento público por causa do seu comportamento aquém do ideal. Anderson-Carpenter declarou: "Em nossa mente coletiva, estabelecemos certas expectativas (muitas vezes irrealistas) sobre como as celebridades deveriam se comportar."
©
Getty Images
Criticada injustamente?
Angelina Jolie provoca admiração e hostilidade, muitas vezes ligadas ao seu papel pelo fim do casamento de Brad Pitt e Jennifer Aniston. Anderson-Carpenter observa que a sociedade tende a ser mais crítica em relação às celebridades do que aos indivíduos comuns.
©
Getty Images
Celebridades que agradam o público
Jennifer Aniston é uma estrela super querida, ao contrário de outras. Mas o que faz certas celebridades serem mais populares?
©
Getty Images
Sinais sociais
De acordo com o The Science of People, "os humanos são incrivelmente hábeis em captar sinais sociais – especialmente de forma não verbal". Poderia ser essa a razão pela qual estrelas sorridentes como Will Smith conquistaram o carinho do público? (Bom, isso muito antes da infame bofetada em Chris Rock no Oscar).
©
Getty Images
Impressões iniciais
O ator Robert Pattinson recebe críticas significativas do público. Será sua linguagem corporal um dos motivos? A Science of People sugere que as pessoas formam opiniões sobre os outros em segundos, perguntando-se: "Você é um aliado ou um inimigo?"
©
Getty Images
Aparência amigável
A Science of People analisou várias fotos de celebridades populares como Jennifer Lawrence e Anne Hathaway. As fotos de Lawrence foram percebidas como irradiando vibrações amigáveis, felizes e confiantes, em contraste com as de Hathaway.
©
Getty Images
Espalhando emoções
Estudos indicam que as emoções, sejam elas boas ou más, podem ser "contagiosas". John Krasinski, um famoso popular, tem um grande sorriso que pode evocar sentimentos positivos entre as pessoas que olham suas fotos.
©
Getty Images
Sorrisos 'parciais'
Por outro lado, o ator Ben Affleck, frequentemente incluído nas listas das "celebridades mais odiadas", geralmente mostra apenas um sorriso parcial, que pode ser interpretado por fãs como malicioso.
©
Getty Images
Expressão desdenhosa
A pesquisa indicou que ter o queixo levantado nas fotos pode ter um impacto prejudicial na percepção do que uma pessoa seja atraente. Essa postura pode parecer desdenhosa, arrogante, principalmente quando é combinada com um leve sorriso.
©
Getty Images
Privilegiada e moralista?
Gwyneth Paltrow é uma mulher que parece ter tudo, mas carece de grande popularidade. Alguns acham seu sorriso pedante, especialmente quando combinado com o comportamento privilegiado e moralista da sua plataforma de bem-estar Goop.
©
Getty Images
Mimetismo facial
Estrelas sorridentes como Dwayne Johnson são frequentemente classificadas como altamente populares, e isso não é surpreendente. O "mimetismo facial" sugere que os indivíduos absorvem inconscientemente as emoções daqueles que observam.
©
Getty Images
Indicação de confiança
A imagem de um famoso pode ser influenciado por fatores menores, como o ângulo da foto e a intensidade do sorriso, afetando o quão confiáveis eles podem parecer. Sinais sociais não-verbais, como "sinalização de confiança", desempenham um papel significativo na formação dos nossos sentimentos com relação à nossa percepção da sua confiabilidade nas fotos.
©
Getty Images
Sorrisos autênticos
Uma expressão infeliz ou tensa nas fotos pode evocar uma resposta negativa semelhante. O sorriso largo e espontâneo do ator Steve Carrell tem o poder de levantar o ânimo das pessoas.
©
Getty Images
Sinais corporais negativos
Algumas celebridades são mal vistas pelo público por conta das suas ações e imagem. Shia LaBeouf, por exemplo, foi criticado pelo comportamento e aparência física. Como nessa foto onde sua pose parece agressiva e também por problemas anteriores que teve com a lei. Tudo isso criou uma percepção pública negativa.
©
Getty Images
Amplamente amado e odiado
De acordo com Sharon Marcus, professora da Universidade de Columbia e autora de 'The Drama of Celebrity', existem famosos como Justin Bieber que geram tanto adoração generalizada quanto intensa antipatia. A autora explica que as celebridades servem como sujeitos de fantasia pública. "E as fantasias são notoriamente contraditórias, polarizadas e meio confusas".
©
Getty Images
Vidas pessoais
Famosos como John Mayer frequentemente enfrentam críticas públicas devido ao seu histórico de namoro com várias pessoas ou de envolvimento em comportamentos que podem não estar de acordo com os valores sociais. No entanto, Marcus reconhece: "Mesmo quando sabemos muito sobre suas vidas privadas, não sabemos quem são [de fato] da mesma forma que as pessoas que realmente conhecemos".
©
Getty Images
Carinho e animosidade
A cultura dos fãs evoca emoções intensas, tanto favoráveis quanto desfavoráveis. Alguns admiradores expressam adoração pela atriz Kristen Bell, enquanto nutrem animosidade por outras celebridades. De acordo com Marcus, "Na fantasia, o que amamos e o que odiamos pode estar muito perto".
©
Getty Images
Expectativas diferentes
Em entrevista ao USA Today, Marcus afirmou que as celebridades femininas enfrentam "padrões diferentes" em comparação com os famosos masculinos. Essas mulheres devem se esforçar para encontrar um meio termo entre serem vistas como egocêntricas ou excessivamente modestas. Figuras queridas como Sandra Bullock são frequentemente elogiadas pelo público por alcançarem esse difícil e delicado equilíbrio.
©
Getty Images
Comediantes cancelados
De acordo com um estudo realizado em 2021, Roseanne Barr, uma comediante conhecida por seu comportamento polêmico e tuítes racistas, conquistou um lugar entre os humoristas mais odiados dos EUA. A também atriz enfrentou reação pública e foi "cancelada" duas vezes.
©
Getty Images
Preconceito de gênero?
Uma pesquisa da Buddy TV destacou um possível "forte argumento para a discriminação baseada em gênero no mundo da comédia". Esta afirmação foi apoiada pelo fato de Amy Schumer, Ellen DeGeneres e Roseanne Barr terem sido classificadas como as comediantes mais odiadas, mesmo depois do escândalo de abusos envolvendo o veterano Bill Cosby.
© Getty Images
Preconceito de gênero?
A Buddy TV conduziu uma pesquisa com 1.124 pessoas, principalmente homens da geração Y. As descobertas revelaram que, apesar de ter sido 'cancelado' por várias acusações de má conduta s-xual, Louis C.K. ainda era menos rejeitado em comparação com as três mulheres que lideravam o ranking entre as cinco primeiras colocadas.
©
Getty Images
Cyberbullying e celebridades
De acordo com o artigo de Pamela B. Rutledge, na Psychology Today, criticar celebridades pode ter consequências tangíveis. "Quando você tem um grande número de seguidores, mesmo uma pequena porcentagem de haters cria uma avalanche de comentários negativos". Embora alguns possam se sentir ressentidos com personalidades de reality shows como Kim Kardashian por suas conquistas aparentemente não merecidas, expressar ódio online é injustificado.
©
Getty Images
Hora de moderar a raiva?
De acordo com Jeffrey Brown, professor e presidente de Cultura Popular da Bowling Green State University, ter uma fixação em não desdenhar uma celebridade é um esforço inútil. "Ficar furioso por causa de um famoso que você odeia é a definição de fútil. Isso não fará com que essa celebridade desapareça", afirma Brown. Talvez seja hora de eliminar o ódio e adotar uma abordagem mais positiva?
Fontes: (USA Today) (Psychology Today)
©
Getty Images
Fama
Psicologia
28/10/24
POR Notícias Ao Minuto
Certas celebridades provocam emoções positivas no público, enquanto outras geram críticas pelas suas ações ou declarações polêmicas. Mas há famosos que tendem a irritar as pessoas só por 'existirem', mesmo sem terem cometido nenhum erro evidente. Por que temos reações tão extremas em relação às estrelas? O que faz com que as pessoas odeiem tanto Anne Hathaway e adorem Paul Rudd?
Clique na galeria para saber por que temos (ou criamos) tanto ranço de algumas celebridades.
PARTILHE ESTA NOTÍCIA