Kamala atinge 48%, e Trump, 47%, em pesquisa diária da TIPP a uma semana da eleição americana

A uma semana da eleição, marcada para 5 de novembro, o empate técnico se mantém dentro da margem de erro, de 2,7 pontos percentuais, na pesquisa realizada pela TIPP

© Getty Images

Mundo Estados Unidos Há 4 Horas POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Uma pesquisa publicada nesta terça-feira (29) apresentou a atual vice-presidente e candidata democrata à Presidência dos Estados Unidos, Kamala Harris, com 48% das intenções de voto. O ex-presidente e candidato republicano, Donald Trump, aparece com 47%.

PUB

 

A uma semana da eleição, marcada para 5 de novembro, o empate técnico se mantém dentro da margem de erro, de 2,7 pontos percentuais, na pesquisa realizada pela TIPP -empresa com os levantamentos mais precisos do ciclo eleitoral de 2020, segundo o jornal Washington Post.

Os números do âmbito nacional, no entanto, podem não refletir o resultado final do pleito, já que o processo americano é baseado no sistema de Colégio Eleitoral.

Os números mostram uma corrida mais acirrada do que nos últimos pleitos. Neste momento, a 7 dias da data oficial, Kamala aparece com uma ligeira vantagem de 0,9 ponto percentual na média de pesquisas eleitorais do agregador RealClearPolitics. Em 2020, Joe Biden tinha 8 pontos de vantagem no mesmo período, e, em 2016, Hillary Clinton tinha 5,9 pontos percentuais de dianteira.

Em ambos os casos, tanto com a vitória de Biden, em 2020, quanto com a derrota de Hillary, em 2016, a campanha democrata observava uma vantagem considerável. A situação de Kamala, agora, é mais apertada.

Nos sete estados-pêndulo -aqueles que costumam alternar entre democratas ou republicanos nas votações-, o cenário é diferente. A média de pesquisas do mesmo agregador mostra Trump com 1,1 ponto de vantagem. Em 2020, Biden aparecia com 4 pontos à frente; em 2016, Hillary liderava com 5 pontos.

Com esse panorama indefinido, as campanhas buscam angariar eleitores ainda indecisos quanto à participação e à escolha de candidato. O levantamento da TIPP demonstrou os grupos em que Kamala e Trump têm ganhado mais apoio.

As maiores conquistas republicanas neste último ciclo pesquisado estão nos eleitores com ensino médio, na população negra e na parcela de cidadãos com mais de 65 anos. Por outro lado, a campanha democrata angariou mais apoio entre os possíveis eleitores que declaram ter algum nível de escolaridade e os que dizem não ser democratas ou republicanos -afirmam ser, nesse caso, independentes ou "outros".

A pesquisa reafirma que os números não indicam nenhum resultado claro. Mesmo com a ligeira vantagem de Kamala, a vitória depende do número de delegados do Colégio Eleitoral. Em 2016, por exemplo, Hillary Clinton perdeu para Trump mesmo tendo obtido cerca de 3 milhões de votos a mais.

No sistema americano, cada estado tem um número de delegados definidos de acordo com o tamanho da população e a representação no Congresso. Na maioria dos casos, o candidato que obtiver a maioria do voto popular em determinado estado leva todos seus delegados, independente da diferença percentual. Nos estados-pêndulo, essa diferença deve ser decisiva para Kamala e Trump.

A pesquisa diária da TIPP ouviu 1.291 pessoas de 26 a 28 de outubro.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Mundo Argentina Há 12 Horas

Hotel desaba na Argentina; autoridades procuram sobreviventes

Mundo Suécia Há 20 Horas

Médicos na Suécia removem útero de 33 mulheres após diagnóstico incorreto

Mundo EUA Há 19 Horas

Steve Bannon, aliado de Trump, deixa prisão uma semana antes das eleições

Mundo Reino Unido Há 17 Horas

Deputado inglês que bateu em civil foi "ameaçado"; vídeo mostra confronto

Mundo Huthis Há 16 Horas

Houthis do Iêmen voltam a atacar navio após interrupção de 18 dias

Mundo Diplomacia Há 7 Horas

Totalmente desproporcional, diz Amorim sobre reação da Venezuela a veto no Brics

Mundo COP16-COLÔMBIA Há 14 Horas

Vice-presidente da Colômbia critica ONU e pede reconhecimento de afrodescendentes na COP16

Mundo EUA Há 12 Horas

Em clima de Halloween, comício de Trump perde público ao longo do evento

Mundo Estados Unidos Há 11 Horas

Trump diz que há problemas com votação na Pensilvânia

Mundo Estados Unidos Há 5 Horas

Ofensa a Porto Rico é chacoalhão para latinos acordarem, dizem apoiadores de Kamala