Mau tempo faz pelo menos 63 mortos na Espanha

A Comunidade Valenciana foi a região mais afetada, com o governo regional confirmando 62 vítimas. Outra morte foi registrada na vizinha Castela-La Mancha

© Lusa

Mundo Espanha 30/10/24 POR Notícias ao Minuto

As fortes tempestades que atingiram o leste da Espanha deixaram pelo menos 63 mortos na última noite e madrugada, conforme um novo levantamento das autoridades locais. A Comunidade Valenciana foi a região mais afetada, com o governo regional confirmando 62 vítimas. Outra morte foi registrada na vizinha Castela-La Mancha.

PUB

 

O governo valenciano declarou que o número de mortes é preliminar e que o processo de identificação das vítimas continua em andamento. O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, se pronunciou hoje, garantindo apoio aos afetados e alertando que "a situação de emergência persiste", pedindo à população que tome precauções extremas.

Em um comunicado nacional transmitido a partir de Madri, Sánchez orientou os cidadãos a "não baixar a guarda", destacando que o mau tempo continua causando estragos. As regiões em alerta meteorológico incluem Comunidade Valenciana, Andaluzia, Aragão, Castela-La Mancha, Catalunha, Extremadura, Navarra, Rioja e Ceuta. Sánchez reforçou o pedido para que as pessoas evitem circular por estradas em áreas críticas, próximas a rios e encostas.

Sánchez também enfatizou a importância de seguir as orientações dos serviços de emergência e das forças de segurança. Além das vidas perdidas, dezenas de cidades estão inundadas, várias estradas foram bloqueadas, e pontes foram destruídas pela força das águas, especialmente na região de Valência.

Imagens da Comunidade Valenciana, compartilhadas por emissoras e redes sociais, mostram aldeias, ruas e campos submersos, infraestruturas danificadas, carros arrastados pelas enchentes e pessoas aguardando resgate em telhados e árvores.

Na noite anterior, a região de Valência registrou seu nível de precipitação mais intenso em 24 horas desde setembro de 1966, conforme dados oficiais. Em resposta ao desastre, o governo espanhol criou uma comissão de crise e enviou mais de mil militares de uma unidade especial de emergência para a área.

A ministra da Defesa, Margarita Robles, afirmou hoje que Valência enfrentou "um fenômeno sem precedentes" nas últimas horas. A Espanha está sob o efeito de uma "depressão isolada em níveis altos" (DANA), um fenômeno meteorológico que causou chuvas torrenciais e inundações, particularmente nas áreas costeiras do Mediterrâneo.

Leia Também: Tempestades na Espanha transformam estradas em rios; veja as imagens

Leia Também: Tempestades na Espanha deixam ao menos 51 mortos e causam destruição

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Tragédia Há 19 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

fama Realeza britânica Há 2 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Hollywood Há 21 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

mundo Estados Unidos Há 21 Horas

Policial multa sem-abrigo que estava em trabalho de parto na rua nos EUA

esporte Futebol Há 22 Horas

Ex-companheiros ajudam filho de Robinho, que começa a brilhar no Santos

fama Televisão agora mesmo

Fernanda Lima diz que Globo acabou com Amor e Sexo por ser progressista

fama Luxo Há 23 Horas

Jeff Bezos se casará em Aspen com festa de R$ 3,5 bilhões e convidados famosos

brasil Tragédia Há 20 Horas

Duas mulheres seguem em estado grave após explosão de avião que caiu em Gramado

fama Família Há 20 Horas

Está 24 horas presente, diz Iza sobre Yuri Lima, pai de Nala

fama Confusões Há 19 Horas

Famosos Problemáticos: O que os vizinhos têm a dizer