Influenciadores são alvo de operação no RJ por esquema ilegal de rifas

Os agentes foram às ruas para cumprir dez mandados de busca e apreensão contra influenciadores digitais e seus comparsas

© Facebook/ PCPR - Polícia Civil do Paraná

Justiça Rifa Limpa Há 1 Hora POR Agência Brasil

A Polícia Civil do Rio deflagrou, nesta sexta-feira (1º), a Operação Rifa Limpa contra influenciadores digitais envolvidos em um esquema ilegal de sorteios de rifas pelas redes sociais. Na ação, os agentes foram às ruas para cumprir dez mandados de busca e apreensão contra influenciadores digitais e seus comparsas, suspeitos de envolvimento em uma organização criminosa responsável por um esquema ilegal de sorteio de rifas pelas redes sociais e lavagem de dinheiro.

De acordo com a Secretaria de Estado de Polícia Civil do Rio, a suspeita é de que os autores também estejam envolvidos em lavagem de dinheiro.

“A ação tem como objetivo apreender documentos que comprovem fraudes nos processos de realização das rifas e dos bens sorteados aos supostos ganhadores”, informou a secretaria em nota.

Conforme as investigações, por meio das divulgações das atividades em redes sociais, os influenciadores visavam lucros ilícitos à custa de grande número de pessoas, utilizando mecanismos fraudulentos.

“Os sorteios são baseados em parâmetros da Loteria Federal, criando falsa aparência de legitimidade e segurança. No entanto, não existe auditoria oficial para verificar o ganhador real. Os agentes também constataram que os integrantes do esquema utilizam um aplicativo personalizado, que levantam fortes suspeitas de fraude e em completo desacordo com a legislação vigente.”

A realização de rifas exige autorização prévia da Secretaria de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria (Secap), ligada ao Ministério da Fazenda. Além disso, somente instituições sem fins lucrativos têm permissão para promover esses sorteios. Nota da secretaria não informa os alvos da operação e nem os locais onde os agentes foram cumprir os mandados de busca e apreensão.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Justiça Rio de Janeiro Há 8 Horas

Lessa e Queiroz são condenados pelos assassinatos de Marielle e Anderson

Justiça Investigação Há 7 Horas

Quem é o médico suspeito de matar mulher envenenada com sorvete no RS

Justiça Rio de Janeiro Há 8 Horas

Anielle sobre condenação: “Era a dor guardada no peito e no coração”

Justiça Rio de Janeiro Há 19 Horas

Ministro diz a Castro que PF resolveu caso Marielle após polícia do Rio falhar por 5 anos

Justiça Política Há 17 Horas

STJ concede habeas corpus a homem que foi perseguido por Carla Zambelli na rua

Justiça São Paulo Há 5 Horas

Idoso de 71 anos é resgatado de trabalho escravo em Igarapava (SP)

Justiça Violência Há 4 Horas

Polícia faz operação para prender líderes da Mancha e invade sede da torcida em SP

Justiça Rifa Limpa Há 1 Hora

Influenciadores são alvo de operação no RJ por esquema ilegal de rifas