Espanha envia 10 mil militares a operação pós-enchentes; mortes são 211

Em mensagem televisionada do Palácio da Moncloa, em Madri, o premiê espanhol afirmou que atende ao pedido das autoridades regionais para reforçar a segurança e auxiliar nos esforços de resgate e recuperação.

© Getty Images/Jorge Gil/Europa Press

Mundo ESPANHA-CLIMA Há 2 Horas POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, anunciou neste sábado (2) o envio de 10 mil soldados e policiais adicionais para as áreas devastadas pelas inundações que já resultaram em ao menos 211 mortes, a maioria na região de Valência, em cinco dias.

PUB

 

Em mensagem televisionada do Palácio da Moncloa, em Madri, o premiê espanhol afirmou que atende ao pedido das autoridades regionais para reforçar a segurança e auxiliar nos esforços de resgate e recuperação.

Enquanto isso, a população tenta retomar a normalidade limpando casas e ruas destruídas pelas inundações provocadas pelas chuvas. Um centro de artes e ciências, que normalmente recebe apresentações de ópera, foi transformado no ponto central das operações de higienização neste sábado. Voluntários se reuniram para a primeira operação de limpeza coordenada pelas autoridades regionais.

Na véspera, a chegada espontânea em massa de pessoas para ajudar complicou o acesso dos profissionais de emergência a algumas áreas, levando as autoridades a elaborar um plano sobre como e onde realocá-los.Foi quando o presidente regional valenciano (equivalente ao governador no Brasil), Carlos Mazón, anunciou a abertura do centro de voluntariado "para melhor organizar e transportar a ajuda daqueles que estão colaborando na Cidade das Artes e das Ciências em Valência."

Em algumas das áreas mais atingidas, parte da população recorreu ao saque porque não muitos não têm comida ou água. A polícia disse na sexta-feira (1º) que havia prendido 27 pessoas por saquear lojas e escritórios na região de Valência.

Mais de 90% dos lares da área atingida recuperaram a energia na sexta, segundo a empresa de serviços públicos Iberdrola, embora milhares ainda estivessem sem eletricidade em áreas isoladas de difícil acesso para os socorristas.

O número de desaparecidos ainda é desconhecido, mas alguns deles estão sendo encontrados dentro dos veículos arrastados pelas enchentes, nas garagens, nas estradas, nas próprias casas. Alguns ainda vivos, mas conforme passam os dias o medo é que o número de mortos dispare.

Cerca de 2.000 soldados já haviam sido mobilizados para buscar pessoas desaparecidas e ajudar os sobreviventes da tempestade, que desencadeou um novo alerta meteorológico nas Ilhas Baleares, Catalunha e Valência, onde as chuvas devem continuar durante o fim de semana.

Autoridades disseram que o número de mortos provavelmente continuará aumentando. Já é o pior desastre relacionado a inundações na Espanha em mais de cinco décadas e o mais mortal a atingir a Europa desde a década de 1970.

Supera ainda o número de mortos registrados no sul do Brasil, entre abril e maio deste ano. As inundações em Porto Alegre e em outras cidades do Rio Grande do Sul mataram 183, segundo dados da Defesa Civil.

Segundo a WWA (World Weather Attribution), rede de cientistas que estuda o papel das mudanças climáticas em eventos extremos, as tempestades que atingiram a Espanha nesta semana foram 12% mais intensas do que aquelas que ocorreram nos mesmos locais antes da revolução industrial.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Mundo Espanha Há 17 Horas

Enchente foi armadilha mortal para idosos na Espanha, e cenário é desolador

Mundo EUA-ELEIÇÕES Há 7 Horas

Eleição americana tem abismo de gênero, mas nuances entre homens e mulheres acirram disputa

Mundo Tragédia Há 21 Horas

Incêndio em fábrica de óleo de cozinha deixa oito mortos na Indonésia

Mundo Tragédia Há 23 Horas

Espanha: inundações deixam 205 mortos e muitos desaparecidos

Mundo Estados Unidos Há 20 Horas

Caso dos irmãos Menendez: Entenda tudo o que está acontecendo e os próximos passos

Mundo Hong Kong Há 8 Horas

Hong Kong registra três mortes ligadas a nova droga sintética

Mundo Dia de los Muertos Há 9 Horas

México celebrou o Dia de los Muertos; veja as imagens

Mundo CHINA-EUA Há 5 Horas

Para Pequim, tanto faz Trump ou Kamala, mas republicano é imprevisível

Mundo ESPANHA-CLIMA Há 2 Horas

Espanha envia 10 mil militares a operação pós-enchentes; mortes são 211