Pacheco elogia PEC da Segurança, e gestão Lula mira governadores para diminuir resistência

A proposta foi apresentada na semana passada pela gestão Lula (PT) aos governadores

© Getty Images

Brasil Congresso Há 8 Horas POR Folhapress

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A PEC (Proposta de emenda à Constituição) da Segurança foi bem recebida pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), apesar das críticas da bancada da bala e de governadores de oposição. A proposta foi apresentada na semana passada pela gestão Lula (PT) aos governadores.

PUB

 

O Palácio do Planalto vai procurar governadores e lideranças do Congresso para diminuir resistências. Ainda não há qualquer prazo para o envio da proposta ao Legislativo.

"A primeira impressão da PEC idealizada pelo ministro Ricardo Lewandowski foi muito positiva, pois constitui um instrumento de enfrentamento mais coordenado à criminalidade", disse Pacheco à Folha de S.Paulo.

Com uma base mais ampla e o apoio declarado do presidente do Senado, a proposta encontra menos resistências na Casa.

Mas, salvo de o texto for adotado e apresentado por um senador da base, a PEC deve começar tramitando na Câmara, na qual a Frente Parlamentar de Segurança Pública, mais conhecida como bancada da bala, já expressou sua contrariedade -em nota, classificou o texto como "golpe federativo".

O grupo também articula um projeto de lei para rivalizar com a PEC de Lula.

Um dos autores do projeto de lei é o deputado Alfredo Gaspar (União-AL), que disse que o texto é apoiado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Em linhas gerais, a proposta apoiada pelos deputados de oposição ao governo retira a centralização da tomada de decisões das mãos do governo federal. Já a PEC deixa com a União o comando sobre as diretrizes de segurança.

A PEC foi apresentada na semana passada, após meses de ajustes no governo. Ela está sendo tratado como um ponto de partida. O próximo passo para a proposta, segundo auxiliares palacianos, será esperar as sugestões dos governadores, que pediram mais tempo de análise do texto.

O governo Lula não quer enviar uma proposta para ser derrotada no Congresso.

O ministro Lewandowski continuará as conversas com os estados. No fim do mês, participará do Fórum dos Governadores a convite do presidente do colegiado, Ibaneis Rocha, do Distrito Federal, para tratar da proposta.

Em outra frente, auxiliares palacianos querem chamar lideranças do Congresso para apresentar a proposta, o que deve acontecer só depois do G20, no fim do mês.

Auxiliares de Lula ainda não responderam as propostas apresentadas pelos gestores estaduais durante a reunião. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), defendeu a criação um grupo de trabalho para maiores discussões sobre o tema.

A PEC é alvo de críticas, sobretudo, na região Sul do país. Os governadores do Paraná, Ratinho Jr (PSD), e de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), sequer enviaram representantes ao encontro no Planalto. Eduardo Leite (PSDB), do Rio Grande do Sul, enviou um secretário, mas também já questionou publicamente a medida.

Entretanto, foi o governador Ronaldo Caiado (União), de Goiás, o principal crítico da proposta. Ele busca se viabilizar como candidato da direita em 2026 para a Presidência, e protagonizou um embate com Lula.

Caido disse que a proposta é inadmissível, e defendeu maior autonomia para estados legislarem sobre temas penais. "Faça a PEC, transfira a cada governador a prerrogativa de legislar sobre aquilo que é legislação penal e penitenciária. Vocês vão ver. Na hora que eu botei regra na penitenciária de Goiás, o crime acabou", afirmou.

Lula, ao final da reunião, retomou o tema e ironizou a fala de Caiado. "Conheci aqui o único governador que não tem problema de segurança, que é o governador do estado de Goiás. Ao invés de eu ter chamado a reunião, era o Caiado que devia ter chamado a reunião para orientar como é que se comporta, para a gente acabar com o problema da segurança em cada estado."

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Brasil Educação Há 22 Horas

Índice de abstenção no primeiro dia do Enem cai para 26,6%

Brasil Educação Há 19 Horas

Estudantes aprovam tema da redação do Enem, mas acham prova cansativa

Brasil Cordeirópolis Há 17 Horas

Sucuri entra em tubulação e interrompe fornecimento de água em cidade do interior de SP

Brasil Tragédia Há 11 Horas

Homem morre após tentar saltar de speed fly na Pedra Bonita, no Rio

Brasil Energia Há 20 Horas

Após chuva forte, 10 mil continuam sem energia na cidade de São Paulo

Brasil Saúde Há 10 Horas

INSS: afastamento por saúde mental cresce 38% em um ano

Brasil Vacina Há 12 Horas

Brasil não usará mais vacina de gotinha contra a pólio; entenda a mudança

Brasil Educação Há 9 Horas

Enem 2024: saiba quem pode pedir a reaplicação do exame

Brasil Congresso Há 8 Horas

Pacheco elogia PEC da Segurança, e gestão Lula mira governadores para diminuir resistência