De Zelensky a Macron; veja quem já se manifestou sobre a vitória de Trump

Diversas lideranças globais e chefes de Estado enviaram mensagens parabenizando o republicano

© Getty

Mundo EUA Há 4 Horas POR Notícias ao Minuto

O candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, proclamou sua vitória na madrugada desta quarta-feira após conquistar a Pensilvânia, estado crucial no Colégio Eleitoral. Apesar de ainda não ter alcançado os 270 votos necessários, Trump se declarou reeleito para mais quatro anos. Com isso, diversas lideranças globais e chefes de Estado enviaram mensagens parabenizando o republicano.

PUB

 

Benjamin Netanyahu, IsraelO primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, celebrou a vitória de Trump como "o maior retorno da História", reforçando que sua volta à Casa Branca traz um "novo começo para a América" e fortalece "a grande aliança entre Israel e os EUA".

Emmanuel Macron, FrançaO presidente francês, Emmanuel Macron, parabenizou Trump pela vitória em uma publicação no X, destacando a disposição de trabalhar em conjunto e reconhecendo as diferenças entre eles. "Parabéns, Presidente Donald Trump. Prontos para trabalhar juntos, respeitando nossas crenças e ambições em favor de mais paz e prosperidade."

Volodimir Zelensky, UcrâniaO presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, saudou Trump pela conquista, elogiando o resultado como "impressionante". Ele expressou esperança de que o novo mandato do republicano possa contribuir para "trazer paz para a Ucrânia" em um futuro próximo.

Keir Starmer, Reino UnidoO primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, felicitou Trump pelo retorno à presidência e enfatizou a importância da parceria entre os dois países, dizendo que "Reino Unido e EUA caminham juntos na defesa de valores comuns".

Olaf Scholz, AlemanhaEm um post no X, o chanceler alemão Olaf Scholz elogiou a vitória de Trump e afirmou que está comprometido em manter os laços de cooperação entre Alemanha e EUA, visando prosperidade e liberdade em ambos os lados do Atlântico.

Viktor Orbán, HungriaO premiê húngaro Viktor Orbán, forte aliado conservador de Trump, descreveu sua vitória como "a maior virada da política americana moderna" e considerou o resultado "necessário para o mundo".

Giorgia Meloni, ItáliaA primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, também celebrou o triunfo de Trump, afirmando que "Itália e EUA são nações irmãs, unidas por uma aliança inabalável e uma amizade histórica", e destacou a intenção de fortalecer ainda mais esse laço estratégico.

Narendra Modi, ÍndiaO primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, chamou a eleição de Trump de "histórica" e disse esperar intensificar a parceria entre Índia e EUA, ressaltando que ambos devem trabalhar juntos pela paz, estabilidade e prosperidade global.

Mark Rutte, OtanO secretário-geral da Otan, Mark Rutte, celebrou a vitória de Trump e declarou que está pronto para trabalhar com o republicano novamente "para promover a paz através da força". Durante o primeiro mandato de Trump, a Otan aumentou os investimentos em defesa, uma prioridade defendida pelo presidente reeleito.

Leia Também: Trump declara vitória e promete 'era de ouro' para os EUA com rigidez

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Mundo Eleições Há 21 Horas

EUA: Centro de referência em projeções vê vitória de Kamala

Mundo EUA 05/11/24

Golfinho esquartejado é encontrado em Nova Jersey; autoridades investigam

Mundo EUA Há 5 Horas

Trump declara vitória e promete 'era de ouro' para os EUA com rigidez

Mundo Estados Unidos Há 19 Horas

Biden vai acompanhar apuração dos votos com equipe na Casa Branca

Mundo Estados Unidos Há 23 Horas

Rússia não liga para quem vai ganhar eleições nos EUA, diz Kremlin

Mundo Segurança 05/11/24

Delegado da PF é confirmado no comando da Interpol e se torna 1º brasileiro a ocupar posto

Mundo Eleições 05/11/24

EUA abrem primeiros locais de votação nesta terça (5)

Mundo Eleições EUA Há 6 Horas

Trump vence também na Pensilvânia, terceiro estado-chave

Mundo Estados Unidos Há 17 Horas

Trump vota na Flórida e diz que não questionará eleição, 'se ela for justa'

Mundo Estados Unidos Há 5 Horas

Sem resultado oficial, apoiadores de Trump antecipam vitória; veja fotos