Bolsonaro depende do STF para recuperar passaporte e ir à posse de Trump

Nesta quarta-feira (6), Bolsonaro postou um vídeo no X exibindo imagens de um encontro com Trump nos EUA quando ambos estavam no cargo.

© Getty

Política JAIR-BOLSONARO Há 4 Horas POR Folhapress

(FOLHAPRESS) - O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não poderá comparecer à posse do aliado Donald Trump, marcada para o próximo dia 20 de janeiro nos Estados Unidos. Isso porque o ex-mandatário brasileiro está com o passaporte retido e proibido de deixar o país em meio às investigações da trama golpista de 2022.

PUB

 

Para mudar esse cenário, seus advogados precisam recorrer mais uma vez ao STF (Supremo Tribunal Federal) com pedido de revogação da medida. Em ocasiões anteriores, ao ingressarem com o mesmo pedido, a revogação da medida foi negada.

Na prática, a devolução do passaporte depende ou de uma decisão individual do ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito da trama golpista, ou de uma votação colegiada na Primeira Turma do Supremo, responsável pela avaliação dos recursos sobre o tema no tribunal.

Em março passado, Moraes rejeitou o pedido do ex-presidente para que tivesse o passaporte devolvido a fim de viajar a Israel. Os advogados do ex-mandatário haviam solicitado ao magistrado a autorização para que ele pudesse ir a Israel a convite do primeiro-ministro do país, Binyamin Netanyahu.

Nesta quarta-feira (6), Bolsonaro postou um vídeo no X exibindo imagens de um encontro com Trump nos EUA quando ambos estavam no cargo.

Acompanhado do vídeo, Bolsonaro agradeceu a Deus pela vitória de Trump, que embora provável ainda não está confirmada, e citou uma passagem bíblica: "O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã."

- Obrigado meu Deus.- Parabéns @realDonaldTrump.- Salmos 30:5: "O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã."- Jair Bolsonaro. pic.twitter.com/IRIWhDju3S

— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) November 6, 2024

Declarado inelegível pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) até 2030 por ataques e mentiras sobre o sistema eleitoral, o ex-presidente foi indiciado neste ano pela Polícia Federal em inquéritos sobre as joias e a falsificação de certificados de vacinas contra a Covid-19.

Além desses casos, Bolsonaro é alvo de outras investigações, que apuram os crimes de tentativa de golpe de Estado e de abolição violenta do Estado democrático de Direito, incluindo os ataques de 8 de janeiro de 2023.

Parte dessas apurações está no âmbito do inquérito das milícias digitais relatado pelo ministro Alexandre de Moraes (STF) e instaurado em 2021, que podem em tese resultar na condenação de Bolsonaro em diferentes frentes.

Caso seja processado e condenado pelos crimes de tentativa de golpe de Estado, tentativa de abolição do Estado democrático de Direito e associação criminosa, Bolsonaro poderá pegar uma pena de até 23 anos de prisão e ficar inelegível por mais de 30 anos.

Leia Também: Bolsonaro depõe e nega ter pedido para ex-diretor da PRF fazer campanha em 2022

Leia Também: Bolsonaristas mapeiam novos projetos de anistia ao 8/1 e propõem até 'Dia do Preso Político'

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Política Justiça Há 23 Horas

Bolsonaro depõe e nega ter pedido para ex-diretor da PRF fazer campanha em 2022

Política GOVERNO-SP Há 7 Horas

Tarcísio silencia após fala sobre PCC, e governo minimiza repercussão e investigação

Política SERVIÇO-PÚBLICO Há 5 Horas

STF retoma julgamento que pode ampliar modelos de contratação no serviço público

Política Justiça Há 17 Horas

PF indicia fuzileiro e irmão por crime contra a democracia em ameaças à família de Moraes

Política Emendas Há 22 Horas

Pacheco diz que projeto de lei das emendas será votado no Senado até o fim do mês

Política Justiça Há 15 Horas

Bolsonaristas mapeiam novos projetos de anistia ao 8/1 e propõem até 'Dia do Preso Político'

Política Justiça Há 14 Horas

Barroso diz que há déficit de representatividade negra na magistratura

Política JAIR-BOLSONARO Há 4 Horas

Bolsonaro depende do STF para recuperar passaporte e ir à posse de Trump

Política Governo Lula Há 3 Horas

Lula participa hoje de reunião com ministros sobre combate a mudanças climáticas