Presidente da AstraZeneca na China é preso acusado de venda ilegal de medicamento

A empresa já tinha confirmado que vários de seus funcionários estavam sob investigação na China

© Getty Images

Mundo Justiça Há 1 Hora POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente da AstraZeneca na China, Leon Wang, foi preso na semana passada pelas autoridades chinesas. A informação foi confirmada pela gigante farmacêutica ao Financial Times e à agência de notícias AFP.

PUB

 

Além de Wang, dois executivos e outros dois ex-executivos da empresa na região estão sendo investigados por coleta de dados potencialmente ilegais e importação e venda irregular de medicamento contra câncer. O Financial Times não conseguiu contato com representantes de Wang para comentar.

A China é um mercado-chave para o grupo farmacêutico, que desenvolveu uma vacina contra a Covid-19 amplamente vendida em todo o mundo durante a pandemia do coronavírus.

Em setembro, a empresa confirmou que vários de seus funcionários estavam sob investigação na China, depois que surgiram notícias de que eles estavam sendo questionados sobre coleta de dados e importação de medicamentos potencialmente ilegais.

De acordo com o Financial Times, a investigação envolve a importação ilegal do remédio Imjudo, usado para tratamento de câncer. O medicamento é aprovado em outras partes do mundo, mas não na China. A suspeita é que o Imjudo chegou ao território chinês vindo de Hong Kong.

O medicamento é regularmente prescrito junto com o Imfinzi, outra terapia contra o câncer que é feito pela AstraZeneca, como uma terapia combinada para pacientes com câncer de fígado avançado.

No passado, a AstraZeneca já enfrentou problemas na China. Cerca de cem vendedores da farmacêutica no país foram punidos por fraude entre 2020 e 2021 por falsificar resultados de testes genéticos de pacientes que, de outra forma, não se qualificariam para o seguro estatal para o medicamento.

Na semana passada, a AstraZeneca já havia anunciado que Wang estava sendo investigado pelas autoridades chinesas e que cooperava com a investigação.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Mundo EUA Há 13 Horas

Imagens mostram destruição causada por incêndio na Califórnia; veja

Mundo Eleições EUA Há 13 Horas

Kamala se destaca em meio à multidão triste: "Às vezes, a luta demora"

Mundo Canadá Há 6 Horas

Aluna lê carta encontrada em rio e descobre que foi escrita pela mãe

Mundo MPOX-SAÚDE Há 6 Horas

Reino Unido registra primeiras transmissões locais de Mpox, diz OMS

Mundo Eleições EUA Há 23 Horas

Maduro felicita Trump: Venezuela quer "diplomacia de paz e diálogo"

Mundo Estados Unidos Há 3 Horas

Biden promete transição pacífica e diz que eleição foi 'justa, honesta e transparente'

Mundo Meio Ambiente Há 2 Horas

Kerry minimiza eleição de Trump e diz que nem presidente tira agenda climática dos trilhos

Mundo Justiça Há 1 Hora

Presidente da AstraZeneca na China é preso acusado de venda ilegal de medicamento