Dieta do feijão: O que é e seus efeitos na perda de peso
O plano alimentar ajudar a equilibrar hormônios e traz outros benefícios!
Dieta do feijão: O que é e seus efeitos na perda de peso
Protocolo do Feijão. Pró-microbioma e antiinflamatório, este plano pode ser seguido por períodos variados de tempo. Porém, é oficialmente recomendado seguir este tipo de regime por pelo menos três meses para perceber (e sentir) os benefícios.
E o que são eles, exatamente? Acredita-se que a Dieta do Feijão pode ajudar com os sintomas de problemas hormonais, incluindo TPM, endometriose, acne e dores menstruais, além da perda de peso.
Curioso? Clique para saber mais sobre o Protocolo do Feijão.
©
Shutterstock
De onde vem a Dieta do Feijão?
A bioquímica Karen Hurd desenvolveu a Dieta do Protocolo do Feijão no início dos anos 1990. Depois que sua filha foi exposta a pesticidas, a pesquisadora começou a investigar maneiras de desintoxicar o fígado e os rins por meio da nutrição.
©
Shutterstock
De onde vem a Dieta do Feijão?
Ao otimizar a saúde e a função de desintoxicação do fígado e dos rins usando alimentos, Karen Hurd pretendia encontrar uma forma de alimentação que apoiasse a cura do corpo.
©
Shutterstock
Por que feijões?
O feijão é muito rico em fibras solúveis, ou seja, alimentos vegetais que não podem ser decompostos pelas enzimas digestivas do corpo.
©
Shutterstock
Por que feijões?
Em vez disso, a fibra solúvel atrai água para formar uma substância gelatinosa no sistema digestivo. Isso ajuda na eliminação de resíduos do corpo.
©
Shutterstock
Desintoxicação
Toxinas, produtos químicos e excesso de hormônios devem ser removidos do corpo por meio da eliminação de resíduos (pelo banheiro). A fibra solúvel se liga a esses materiais e à bile no corpo para ajudar a removê-los.
©
Shutterstock
Desintoxicação
Para ajudar a eliminar as toxinas, a bile liberada pelo fígado as decompõe. Essa bile é reciclada no corpo, entre o fígado e o intestino delgado e vice-versa.
©
Shutterstock
Eliminação
Depois que as toxinas se ligam às fibras no trato digestivo, elas deixam o corpo e não entram novamente no sistema circulatório. Se esse processo não acontecer regularmente, o corpo fica lento.
©
Shutterstock
Estrogênio
É importante que o estrogênio não se acumule no corpo. Este hormônio lipossolúvel é recirculado na corrente sanguínea quando se há uma dieta pobre em fibras/má eliminação.
©
Shutterstock
Fibra solúvel
A fibra altamente solúvel do feijão, ajudando o corpo a remover toxinas e hormônios do corpo de maneira mais eficaz, foi a ideia central por trás da dieta do feijão.
©
Shutterstock
Problemas digestivos
Porém, muitas pessoas sofrem de problemas digestivos quando comem feijão. Certas bactérias intestinais se alimentam de fibras solúveis, liberando gases, causando efeitos não muito agradáveis.
©
Shutterstock
Efeitos diminuídos
No entanto, os proponentes da dieta protocolar do feijão afirmam que esses efeitos diminuem com o tempo, à medida que o corpo se ajusta ao novo conteúdo de fibra solúvel na dieta.
©
Shutterstock
Efeitos temporários
O desconforto temporário vale a pena? Há muitas pesquisas que sugerem que uma dieta rica em fibras traz inúmeros benefícios à saúde.
©
Shutterstock
Saúde gastrointestinal
O papel da fibra na saúde gastrointestinal é inegável, pois alimenta as bactérias benéficas do intestino, ajudando a equilibrar o microbioma intestinal.
©
Shutterstock
Benefícios para a saúde
Pesquisas demonstraram que uma dieta rica em fibras ajuda a regular o açúcar no sangue, reduz o risco de doenças cardíacas, diabetes, obesidade e síndrome do intestino irritável (SII) e ajuda na perda de peso.
©
Shutterstock
O que está envolvido
O plano alimentar oficial envolve comer sopa de feijão e/ou lentilha de três a seis vezes ao dia, durante pelo menos três meses.
©
Shutterstock
Dietas semelhantes surgiram
Outros regimes semelhantes surgiram, como a Dieta do Feijão de 7 dias para perda de peso ou um plano de refeições da Dieta do Feijão de 30 dias, também focado em emagrecimento. Eles diferem do Protocolo do Feijão, pois os primeiros planos estão direcionados em como você pode usar o feijão para perder peso.
©
Shutterstock
Lista de alimentos do Protocolo do Feijão
De acordo com o Protocolo, assim como as porções de feijão ou lentilha, você deve limitar a quantidade de gordura que ingere ao cozinhar o feijão.
©
Shutterstock
Lista de alimentos do Protocolo do Feijão
Três porções do tamanho da palma da mão de uma proteína completa, eficiente e magra, devem ser consumidas com o feijão. Isso inclui carnes com baixo teor de gordura, ovos, aves, peixes e frutos do mar.
©
Shutterstock
Verduras no Protocolo
Três a cinco porções de uma xícara de vegetais, ou uma a uma xícara e meia de folhas verdes, também devem ser consumidas todos os dias. Essas verduras ajudam a fornecer fibras insolúveis que complementam o componente de fibra solúvel da dieta.
©
Shutterstock
Verduras no Protocolo
Tomates, feijões verdes e batatas doces são considerados vegetais, enquanto alimentos como couve, espinafre, rúcula e endívias são exemplos de folhas verdes. Alimentos como milho e batata são considerados amidos, não vegetais.
©
Shutterstock
Gorduras não saturadas
Os óleos de nozes ou sementes líquidos à temperatura ambiente, bem como alimentos como abacate e nozes, são considerados gordura insaturada.
©
Shutterstock
Não recomendado
O óleo de coco e a manteiga são considerados gorduras saturadas e, portanto, não são recomendados no Protocolo do Feijão.
©
Shutterstock
Sem cafeína, laticínios, gorduras saturadas ou álcool
A cafeína em qualquer quantidade não é permitida na dieta, pois pode desencadear uma resposta de cortisol. Laticínios, gorduras saturadas, chicletes, álcool, alimentos processados e açúcar ou adoçantes de qualquer tipo também não são recomendados.
©
Shutterstock
Água
Recomenda-se beber cerca de 3 litros de água por dia, de preferência morna ou quente. Porém, a quantidade ideal varia de acordo com o peso de quem bebe. Isso ajuda a prevenir a desidratação e aumenta a taxa metabólica.
©
Shutterstock
Coisas que você ainda pode ter
No entanto, suplementos, água com gás e molhos como ketchup são permitidos se contiverem menos de cinco gramas de açúcar por porção. Água com gás não conta como ingestão de água.
© iStock
Outras recomendações
Além das recomendações alimentares e da ingestão de água, é aconselhável dormir pelo menos oito horas por noite, ou 56 horas por semana.
©
Shutterstock
Outras recomendações
O Protocolo recomenda que exercícios suaves, como caminhada, ioga em ritmo lento ou pilates, sejam incorporados ao plano alimentar.
© Shutterstock
Por que experimentar a Dieta Protocolo do Feijão?
O principal motivo para experimentar a Dieta Protocolo do Feijão é ajudar a equilibrar os hormônios. No entanto, você deve sempre entrar em contato com seu médico ou nutricionista antes de fazer alterações em sua dieta.
©
Shutterstock
Cozinhe lentamente para facilitar a digestão
Ao deixar o feijão de molho durante a noite e depois cozinhá-lo na panela de pressão, o impacto do conteúdo de lectina e ácido fítico (no sistema digestivo) é diminuído. Em outras palavras, os grãos são mais fáceis de digerir.
©
Shutterstock
Benefícios
Embora os benefícios de uma dieta rica em fibras sejam bem conhecidos, muitas das afirmações sobre a Dieta do Protocolo do Feijão são casuais, baseadas em observações. Adicionar mais feijão à sua dieta é uma ótima maneira de adicionar mais fibras necessárias, mesmo que você não experimente a dieta completa do Bean Protocol.
Fontes: (CBS News) (Simple Gold Life) (YOU'RE GREAT) (Diet Spotlight) (Marathon Handbook) (Primary Beans)
©
Shutterstock
Lifestyle
Dieta do feijão
09/11/24
POR Notícias Ao Minuto Brasil
Você é fã de feijão? Tanto que você consegue se ver comendo este alimento em todas as refeições, todos os dias? Pois, esse é o conceito central da Dieta do Protocolo do Feijão. Pró-microbioma e antiinflamatório, este plano pode ser seguido por períodos variados de tempo. Porém, é oficialmente recomendado seguir este tipo de regime por pelo menos três meses para perceber (e sentir) os benefícios.
E o que são eles, exatamente? Acredita-se que a Dieta do Feijão pode ajudar com os sintomas de problemas hormonais, incluindo TPM, endometriose, acne e dores menstruais, além da perda de peso.
Curioso? Clique para saber mais sobre o Protocolo do Feijão.
Leia Também: Dieta low carb estimula células eficazes no controle da diabetes
PARTILHE ESTA NOTÍCIA