Como lidar com uma paixão por um colega de trabalho

De flertes a relacionamentos de longo prazo

Como lidar com uma paixão por um colega de trabalho

Romances no ambiente de trabalho são bastante comuns. Afinal, colegas de trabalho passam horas e horas uns com os outros na maior parte dos dias da semana, por isso, a atração pode se desenvolver em algum momento. O envolvimento pode variar de encontros casuais de escritório a relacionamentos de longo prazo - e isso pode dar errado ou terrivelmente errado. Misturar namoro e trabalho é um assunto delicado que deve ser cuidadosamente considerado. Pode ter repercussões pessoais, bem como implicações para o seu empregador e seus colegas.

Nesta galeria, apresentamos uma série de orientações que você deve seguir caso se envolva romanticamente com outra pessoa na empresa em que trabalham. Clique para descobrir o que fazer e o que não fazer ao se relacionar com um colega de trabalho.

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O que é um romance de escritório?

Um romance de escritório refere-se a um relacionamento romântico entre duas pessoas que trabalham no mesmo lugar. Isso inclui relações entre dois colegas de trabalho, entre um superior e um subordinado, ou quaisquer outras duas pessoas no mesmo local de trabalho.

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Por que os romances de escritório acontecem

Esses relacionamentos podem acontecer por diversos motivos, mas um denominador comum é que o trabalho aproxima essas pessoas e elas passam grande parte do dia na companhia uma da outra. Pessoas podem se conhecer e se aproximar muito quando passam tanto tempo juntas, interagindo umas com as outras.

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Tipos de relacionamentos

Existem alguns tipos diferentes de relacionamentos quando se trata de romance de escritório. E todos têm suas características únicas. Vamos dar uma olhada neles agora.

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Flertes no ambiente de trabalho

São relacionamentos de curta duração que geralmente não têm um grande impacto no ambiente de trabalho em geral. Acontece e daí as pessoas seguem com suas vidas.

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Flertes no ambiente de trabalho

Pode, no entanto, ter implicações pessoais se uma ou ambas as partes já estiverem em um relacionamento, por exemplo, ou caso a relação se torne objeto de fofoca no escritório.

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Relacionamento entre colegas

Muitos relacionamentos florescem entre colegas de trabalho que estão no mesmo nível. Eles podem fazer parte da mesma equipe ou compartilhar as mesmas funções e responsabilidades. Os colegas de trabalho se conhecem e começam a namorar. Este é muitas vezes um dos tipos de relacionamento no trabalho que traz menos problemas.

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Relacionamentos de longo prazo

O trabalho ainda é um lugar popular para encontrar um parceiro para toda a vida. E isso não parece que vai mudar tão cedo. Há muitos casais por aí que se conheceram no local de trabalho e construíram com sucesso uma vida juntos.

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Casos extraconjugais

A grande maioria dos casos extraconjugais começa no local de trabalho. Não é preciso dizer o quanto esse tipo de relação pode ser danosa, tanto para as partes envolvidas quanto para a empresa.

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Relações entre superiores e subordinados

Aqui é que as coisas podem ficar complicadas no trabalho, tanto para as pessoas envolvidas quanto para outros colegas. Há muito espaço para exploração ou manipulação em relações onde há desequilíbrio de poder.

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Relações entre superiores e subordinados

Existe o potencial de que esse tipo de relacionamento tenha um grande impacto no moral dos funcionários. Por exemplo, suspeitas podem surgir, especialmente quando há uma promoção ou aumento envolvido.

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Já aconteceu com você. E agora?

Existem alguns pontos positivos e negativos que se deve considerar em relação ao romance de escritório, vamos dar uma olhada em alguns deles.

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Consulte as diretrizes do manual do funcionário

Muitos funcionários não têm ideia de que esse tópico é abordado nos manuais dos funcionários. Leia a política da empresa sobre relacionamentos entre colegas para garantir que você não quebre nenhuma regra e acabe tendo problemas. Na ausência desse documento, entre em contato com seu departamento de RH.

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Adiante-se e converse sobre um plano B

Infelizmente, muitos relacionamentos não duram e isso inclui aqueles que começam no escritório. Como tal, é importante que você discuta com a outra pessoa o que fazer no caso de um rompimento. Você não quer ficar despreparado para isso e colocar a si mesmo e seus colegas de trabalho em uma situação desconfortável.

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Tenha 100% de certeza de que é consensual

O assédio é um assunto sério, por isso, antes de começar a namorar um colega de trabalho, certifique-se de que ambos consintam explicitamente que as coisas aconteçam dessa forma. Lembre-se: você está no seu local de trabalho.

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Abra o jogo

Não mantenha seu relacionamento em segredo. Não só será desconfortável, como também será muito estranho. As pessoas acabarão descobrindo que vocês dois estão se vendo de qualquer maneira. Supondo que tudo esteja claro do ponto de vista do RH, você deve divulgar seu relacionamento.

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Não deixe que o relacionamento interfira no trabalho

Claro, pode ser difícil se concentrar, especialmente no início, pois só queremos estar em "modo de relacionamento" com essa pessoa, não pensando em trabalho. Mas faça um esforço consciente para não deixar que sua vida amorosa afete seu desempenho no trabalho.

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Evite namorar subordinados ou chefes

Sim, é mais fácil falar do que fazer, mas esse tipo de relacionamento pode ser prejudicial para todos, como mencionado anteriormente.

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Não tenha demonstrações públicas de carinho

Há um lugar e um tempo para demonstrações de carinho e enquanto vocês estão trabalhando definitivamente não é a hora. Seu local de trabalho deve ser uma zona livre de carícias e manifestações de afetos.

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Não discutam um com o outro no local de trabalho

Tudo bem discordar sobre quaisquer tópicos relacionados a negócios, mas se vocês precisam brigar num nível pessoal, faça isso fora do horário de trabalho e bem longe da empresa e de seus colegas.

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Não espere trabalhar junto o tempo todo

Ser um casal na vida pessoal não significa que ambos sempre trabalharão juntos. Você ou seu parceiro podem até acabar em equipes diferentes (ou até mesmo em escritórios diferentes). Profissionalmente falando, não é razoável pensar que vocês dois não devem trabalhar separados porque estão num relacionamento.

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Não compitam entre si

Um ambiente profissional pode ser competitivo e você pode se encontrar numa posição em que terá que concorrer com seu parceiro ou parceira por um projeto, promoção ou emprego. Mantenha a calma com isso e apoie seu parceiro, não importa o que aconteça. Haverá uma chance para ambos brilharem.

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Vá devagar

Leve as coisas devagar. Não se esqueça de que você conhece essa pessoa em um contexto específico. Conheça-a também fora do local de trabalho e então o relacionamento pode florescer naturalmente.

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Não espalhe a notícia cedo demais

Sim, como mencionado anteriormente, você deve revelar que está em um relacionamento, mas não vá anunciar o casamento após um primeiro encontro! Lembre-se de que este é o lugar onde ambos trabalham, então os dois devem concordar sobre quando falar sobre o relacionamento e como.

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Não envie mensagens de paquera

Claro, é tentador. E talvez você fizesse isso se não estivessem trabalhando no mesmo lugar, mas mensagens sensuais podem distrair os dois.

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Não envie mensagens de paquera

Preste especial atenção se você estiver usando uma conta interna da empresa e/ou um sistema de mensagens instantâneas da empresa. A mensagem errada pode acabar no bate-papo errado e você pode realmente ter problemas!

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Pense no futuro

Se as coisas derem certo entre você e seu colega de trabalho, como será o futuro? Algum de vocês vai deixar a empresa? Qual dos dois e quando? Fale sobre isso.

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Pense no futuro

O mesmo se aplica se as coisas não derem certo. Como mencionamos antes, isso deve ser discutido nos estágios iniciais do relacionamento porque, mais adiante, as coisas podem ficar bastante desconfortáveis se você ainda tiver que trabalhar com seu ex.

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Não deixe que outros colegas te desencorajem

Todo mundo tem uma opinião, mas lembre-se que nem todo mundo vai levar em consideração o que é melhor para você. Você pode achar que algumas pessoas, por qualquer motivo, desaprovam seu relacionamento. Apesar de dever ouvir o feedback, escute com cautela.

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Não expresse seu amor de maneiras embaraçosas

Além das demonstrações de carinho, por favor, não se envolva em gestos românticos no trabalho. Nenhum mesmo. Seja lá o que for!

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Respeite os limites

O romance no escritório é possível e pode ser uma experiência agradável, se você levar todas essas coisas em conta. Apenas nunca se esqueça de que você está em seu local de trabalho e que deve se comportar de acordo em todos os momentos.

Fontes: (The Pleasant Relationship) (Harvard Business Review) (BBC) 

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Lifestyle Relacionamentos 12/11/24 POR Notícias Ao Minuto


Romances no ambiente de trabalho são bastante comuns. Afinal, colegas de trabalho passam horas e horas uns com os outros na maior parte dos dias da semana, por isso, a atração pode se desenvolver em algum momento. O envolvimento pode variar de encontros casuais de escritório a relacionamentos de longo prazo - e isso pode dar errado ou terrivelmente errado. Misturar namoro e trabalho é um assunto delicado que deve ser cuidadosamente considerado. Pode ter repercussões pessoais, bem como implicações para o seu empregador e seus colegas.

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