STJ autoriza cultivo de cannabis para fins medicinais

A decisão vale para o chamado cânhamo industrial (hemp), variedade de cannabis com percentual menor de 0,3% de tetrahidrocanabinol (THC), princípio psicoativo da maconha

© <p>Getty Images</p>

Brasil Saúde Há 10 Horas POR Agência Brasil

A Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu nesta quarta-feira (13) autorizar a importação de sementes e o cultivo de cannabis (maconha) exclusivamente para fins medicinais, farmacêuticos e industriais. 

A decisão vale para o chamado cânhamo industrial (hemp), variedade de cannabis com percentual menor de 0,3% de tetrahidrocanabinol (THC), princípio psicoativo da maconha. 

Durante a sessão, os ministros entenderam que a concentração não é considerada entorpecente. Dessa forma, o cultivo não pode ser restringido devido ao baixo teor de THC. 

Com a decisão, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) terá prazo de seis meses para regulamentar a questão. 

Por unanimidade, o resultado do julgamento foi obtido com o voto proferido pela relatora, ministra Regina Helena Costa. No entendimento da relatora, a baixa concentração de THC encontrada no cânhamo industrial não pode ser enquadrada nas restrições da Lei de Drogas, norma que define como crime a compra, porte e transporte de entorpecentes.

"Conferir ao cânhamo industrial o mesmo tratamento proibitivo imposto à maconha, desprezando as fundamentações científicas existentes entre ambos, configura medida notadamente discrepante da teleologia abraçada pela Lei de Drogas", justificou a ministra.

Regina Helena também ressaltou que a proibição de uso da cannabis para fins medicinais prejudica a indústria nacional e impede o acesso dos pacientes aos tratamentos.

"A indústria nacional não pode produzir, mas pode importar", completou a ministra. 

A liberação da cannabis para fins medicinais foi decidida a partir de um recurso de uma empresa de biotecnologia que buscava garantir a exploração industrial no Brasil. Apesar de a importação ser autorizada pela Anvisa, os insumos se tornam caros no mercado nacional.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Brasil Saúde Há 10 Horas

STJ autoriza cultivo de cannabis para fins medicinais

Brasil São Paulo Há 21 Horas

Fóssil de 80 milhões de anos do interior de SP revela evolução do cérebro das aves

Brasil Aracaju 13/11/24

Aracaju pode perder território e duas praias para cidade vizinha; entenda

Brasil Dengue 13/11/24

Governo de São Paulo realiza 'Dia D' de combate à dengue

Brasil São Paulo 13/11/24

SP: vereadores apontam falta de transparência na gestão de cemitérios

Brasil Belo Horizonte Há 9 Horas

Motociclista morre após ser atingido por raio na Grande BH

Brasil Meio Ambiente 13/11/24

Cidade da Paraíba declara estado de calamidade pública após avanço do mar sobre casas

Brasil EDUCAÇÃO-PESQUISA 13/11/24

1 em cada 3 professores não tem formação adequada para disciplina que leciona