Repúdio total, não é um fato isolado, desequilibrado: veja reações das autoridades sobre o atentado

Ao longo desta quinta-feira, diversas manifestações de repúdio à violência foram feitas

© Getty

Política EXPLOSÃO-DF Há 5 Horas POR Folhapress

(FOLHAPRESS) - Políticos e autoridades de diferentes esferas condenaram o atentado ocorrido na praça dos Três Poderes, em Brasília, na noite de quarta-feira (13). Ao longo desta quinta-feira, diversas manifestações de repúdio à violência foram feitas.

PUB

 

O autor do atentado, Francisco Wanderley Luiz, 59, se explodiu na praça dos Três Poderes e detonou o próprio carro, que estava no estacionamento do Anexo 4 da Câmara dos Deputados, próximo do STF (Supremo Tribunal Federal).

Antes de morrer, Francisco publicou uma série de mensagens sobre o ataque, misturando declarações políticas e religiosas. Ele era chaveiro e disputou, pelo PL, a eleição de 2020 com o nome de urna Tiü França, em Rio do Sul (SC). Não foi eleito.

Confira reações de políticos e outras autoridades em Brasília.*"Triste e grave. Triste pela perda de vida e grave por ser um atentado a uma instituição da República, Poder da República, e que deve ser apurado com extrema rapidez e com extremo rigor"

Geraldo Alckmin (PSB)vice-presidente da República

"O triste episódio que chocou a todos nós e, lamentavelmente, resultou na morte de uma pessoa, demonstra o quanto devemos repudiar e desestimular atos de violência e discursos de ódio em nosso país"Rodrigo Pacheco (PSD-MG)senador e presidente do Congresso Nacional

"Reafirmo, veementemente, meu total repúdio a qualquer ato de violência"

Arthur Lira (PP-AL)presidente da Câmara dos Deputados

"Algumas pessoas foram da indignação à pena, procurando naturalizar o absurdo [ao defender anistia ao 8/1]. Não veem que dão um incentivo para que o mesmo tipo de comportamento ocorra outras vezes. Querem perdoar sem antes sequer condenar"

Luís Roberto Barrosopresidente do Supremo Tribunal Federal

"A nós, servidoras e servidores da Justiça constitucional e eleitoral, compete dar continuidade às nossas funções para a preservação da necessária democracia brasileira, que não se abala com qualquer ato que possa eventualmente buscar atentar contra pessoas, instituições ou funções democráticas"

Cármen Lúciaministra do STF e presidente do Tribunal Superior Eleitoral

"Apesar de configurar um fato isolado, e ao que tudo indica causado por perturbações na saúde mental da pessoa que, infelizmente, acabou falecendo, é um acontecimento que nos deve levar à reflexão. Já passou da hora de o Brasil voltar a cultivar um ambiente adequado para que as diferentes ideias possam se confrontar pacificamente, e que a força dos argumentos valha mais que o argumento da força"

Jair Bolsonaro (PL)ex-presidente da República

"No ataque à democracia, os 'lobos' nunca são solitários. Há, sempre, um 'apito' a encorajá-los. O que aconteceu ontem na praça dos Três Poderes foi mais um sinal de alerta de que, enquanto permanecerem esses "apitos", a luta democrática não permite qualquer tipo de trégua"Simone Tebetministra do Planejamento e Orçamento

"O que aconteceu ontem não é um fato isolado do contexto. (...) mas o contexto se iniciou lá atrás, quando o 'gabinete do ódio' começou a destilar discurso de ódio contra as instituições, contra o STF, principalmente contra a autonomia do Judiciário"Alexandre de Moraesministro do Supremo Tribunal Federal

"Esses grupos extremistas estão ativos e precisam que nós atuemos de maneira enérgica. Entendemos que esse episódio de ontem não é um fato isolado, mas é conectado a várias outras ações, que, inclusive, a Polícia Federal tem investigado em um período recente"Andrei Rodriguesdiretor-geral da Polícia Federal

"Ao invés de atribuir culpa de parte a parte, faríamos bem em reduzir a temperatura do debate político, trazendo de volta o diálogo como regra básica. (...) O ato isolado de um desequilibrado é o que é: um absurdo"

Ciro Nogueirapresidente do PP e ex-ministro de Bolsonaro

"Lamento e repudio os tristes e graves episódios de explosões que resultaram na morte de um cidadão ontem em Brasília. Atos de violência jamais devem ser tolerados. Esperamos que as investigações esclareçam o mais rápido possível o ocorrido"

Hugo Motta (Republicanos-PB)deputado e líder do Republicanos na Câmara

Leia Também: Ex-mulher afirma à PF que autor de explosões planejava matar Moraes

Leia Também: Autor de atentado em Brasília montou armadilha com bomba para matar policiais

Leia Também: Imagens mostram autor do ataque ao STF detonando explosivo em Brasília

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Política Atentado Brasília 14/11/24

Imagens mostram autor do ataque ao STF detonando explosivo em Brasília

Política STF 14/11/24

Moraes diz que explosões no STF não são fatos isolados e que não há pacificação com anistia

Política EXPLOSÃO-DF Há 8 Horas

Ex-mulher afirma à PF que autor de explosões planejava matar Moraes

Política Brasilia 14/11/24

Em depoimento, testemunha conta como homem carregando bombas tentou invadir STF

Política FERNANDO-COLLOR Há 5 Horas

Supremo mantém pena de 8 anos e 6 meses de prisão para Collor

Política Francisco Wanderley Luiz Há 20 Horas

Autor de atentado em Brasília montou armadilha com bomba para matar policiais

Política STF Há 22 Horas

STF mantém sessão plenária na tarde de hoje com presença restrita a partes e imprensa

Política Câmara dos Deputados Há 17 Horas

Lira determina exigência de registro biométrico na Câmara em sessão de 18 de novembro

Política EXPLOSÃO-DF Há 5 Horas

Repúdio total, não é um fato isolado, desequilibrado: veja reações das autoridades sobre o atentado