Ministro da Saúde da Croácia é detido por suspeitas de corrupção

O caso foi revelado após uma operação do Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (USKOK), com apoio da Procuradoria Europeia

© Lusa

Mundo Croácia 15/11/24 POR Notícias ao Minuto

O Ministro da Saúde da Croácia, Vili Beros, foi preso nesta sexta-feira por suspeita de corrupção em uma investigação que envolve outros altos funcionários, incluindo dois diretores de hospitais. O caso foi revelado após uma operação do Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (USKOK), com apoio da Procuradoria Europeia.

PUB

 

Na manhã de hoje, o primeiro-ministro croata, Andrej Plenkovic, anunciou a demissão de Beros e, logo depois, confirmou sua prisão. "Relativamente à atuação das autoridades judiciárias, por mais incômodas que sejam para o Governo neste momento, quero dizer que as saúdo e que têm o nosso total apoio", declarou Plenkovic.

Horas antes da prisão, a imprensa local divulgou imagens de policiais revistando a residência do ministro em Zagreb. A advogada de Beros, Laura Vakovic, declarou à imprensa que ele "rejeita qualquer responsabilidade criminal".

Detalhes da Investigação

De acordo com a Procuradoria Europeia, a investigação se concentra em oito pessoas, incluindo o ministro, diretores de dois hospitais de Zagreb e representantes de duas empresas. Os suspeitos são acusados de aceitar e pagar subornos, abuso de posição e lavagem de dinheiro. O esquema teria ocorrido entre junho de 2022 e novembro de 2024.

As autoridades afirmam que o grupo manipulou contratos para que hospitais adquirissem dispositivos médicos robotizados a preços superfaturados, em troca de propinas. Além disso, suspeita-se que os envolvidos tenham influenciado ilegalmente contratos relacionados ao Plano Nacional de Recuperação e Resiliência da Croácia (2021-2026), financiado pela União Europeia, e a outros projetos custeados pelo orçamento nacional croata.

Corrupção Sistêmica

O setor de saúde na Croácia é historicamente associado a subornos, tanto em contratos públicos quanto em serviços médicos. O país luta há anos contra a corrupção generalizada, e diversos ministros do partido conservador HDZ, do primeiro-ministro Plenkovic, já renunciaram no passado devido a acusações semelhantes.

Vili Beros assumiu o cargo em janeiro de 2020, após a demissão de seu antecessor, Milan Kujundzic, também envolvido em um caso de corrupção relacionado a bens não declarados. Agora, a prisão de Beros reacende o debate sobre a necessidade de reformas profundas para combater práticas ilícitas no governo croata.

A investigação segue em curso, e as autoridades prometem aprofundar o caso para identificar a extensão do esquema. A Procuradoria Europeia, criada para combater fraudes financeiras que afetam o orçamento da União Europeia, desempenha um papel central na apuração das irregularidades.

Leia Também: Primeiro-ministro croata demite ministro da Saúde suspeito de corrupção

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 15 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 15 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 8 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 15 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Condenados Há 23 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

fama Realeza britânica Há 8 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Emergência Médica Há 16 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 16 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Hollywood Há 11 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

brasil Tragédia Há 15 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos