Ministro da Saúde da Croácia é detido por suspeitas de corrupção

O caso foi revelado após uma operação do Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (USKOK), com apoio da Procuradoria Europeia

© Lusa

Mundo Croácia agora mesmo POR Notícias ao Minuto

O Ministro da Saúde da Croácia, Vili Beros, foi preso nesta sexta-feira por suspeita de corrupção em uma investigação que envolve outros altos funcionários, incluindo dois diretores de hospitais. O caso foi revelado após uma operação do Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (USKOK), com apoio da Procuradoria Europeia.

PUB

 

Na manhã de hoje, o primeiro-ministro croata, Andrej Plenkovic, anunciou a demissão de Beros e, logo depois, confirmou sua prisão. "Relativamente à atuação das autoridades judiciárias, por mais incômodas que sejam para o Governo neste momento, quero dizer que as saúdo e que têm o nosso total apoio", declarou Plenkovic.

Horas antes da prisão, a imprensa local divulgou imagens de policiais revistando a residência do ministro em Zagreb. A advogada de Beros, Laura Vakovic, declarou à imprensa que ele "rejeita qualquer responsabilidade criminal".

Detalhes da Investigação

De acordo com a Procuradoria Europeia, a investigação se concentra em oito pessoas, incluindo o ministro, diretores de dois hospitais de Zagreb e representantes de duas empresas. Os suspeitos são acusados de aceitar e pagar subornos, abuso de posição e lavagem de dinheiro. O esquema teria ocorrido entre junho de 2022 e novembro de 2024.

As autoridades afirmam que o grupo manipulou contratos para que hospitais adquirissem dispositivos médicos robotizados a preços superfaturados, em troca de propinas. Além disso, suspeita-se que os envolvidos tenham influenciado ilegalmente contratos relacionados ao Plano Nacional de Recuperação e Resiliência da Croácia (2021-2026), financiado pela União Europeia, e a outros projetos custeados pelo orçamento nacional croata.

Corrupção Sistêmica

O setor de saúde na Croácia é historicamente associado a subornos, tanto em contratos públicos quanto em serviços médicos. O país luta há anos contra a corrupção generalizada, e diversos ministros do partido conservador HDZ, do primeiro-ministro Plenkovic, já renunciaram no passado devido a acusações semelhantes.

Vili Beros assumiu o cargo em janeiro de 2020, após a demissão de seu antecessor, Milan Kujundzic, também envolvido em um caso de corrupção relacionado a bens não declarados. Agora, a prisão de Beros reacende o debate sobre a necessidade de reformas profundas para combater práticas ilícitas no governo croata.

A investigação segue em curso, e as autoridades prometem aprofundar o caso para identificar a extensão do esquema. A Procuradoria Europeia, criada para combater fraudes financeiras que afetam o orçamento da União Europeia, desempenha um papel central na apuração das irregularidades.

Leia Também: Primeiro-ministro croata demite ministro da Saúde suspeito de corrupção

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Mundo Dylan Thomas Há 7 Horas

Herdeiro de R$ 1,6 bilhão, de 24 anos, é preso após matar amigo

Mundo EUA Há 18 Horas

Trump escolhe Robert F. Kennedy Jr. para ser secretário de Saúde dos EUA

Mundo Canadá Há 17 Horas

Jovem infectado no primeiro caso de gripe aviária do Canadá está em estado crítico

Mundo Paris Há 21 Horas

Paris vive novembro cinzento e seco, com mínima histórica de horas de sol

Mundo Atentado Brasília Há 20 Horas

Imprensa internacional repercute explosões perto do STF e cita cúpula do G20 no Brasil

Mundo EUA Há 4 Horas

Americano desperta do coma após choque elétrico de 4.160 Volts na cabeça

Mundo Natal Há 3 Horas

Anúncio de Natal sobre solidão e partilha emociona: "O que nos une"

Mundo Brasil Há 18 Horas

Encontrados explosivos na casa do autor de ataque ao Supremo em Brasília

Mundo França Há 17 Horas

Mulher que matou os três filhos na França pode ter agido por vingança

Mundo ONU Há 21 Horas

Guerra de Israel em Gaza tem características de genocídio, diz ONU

Mundo Espanha Há 6 Horas

Incêndio em lar de idosos na Espanha deixa 10 mortos e 2 feridos graves

Mundo Ilhas Salomão Há 8 Horas

Confundido com barco, maior coral do mundo é encontrado nas Ilhas Salomão