Brasil diz encerrar presidência do G20 com avanços em fome, Clima e governança global

Sob o lema "Inclusão, Sustentabilidade e Governança", o Brasil destaca ter liderado esforços que resultaram em acordos amplos e inéditos, com destaque para a criação da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, avanços na mobilização global contra mudanças climáticas e propostas para reformar instituições internacionais.

© Shutterstock

Política G20 Há 6 Horas POR Estadao Conteudo

O Brasil conclui sua presidência do G20 com uma agenda robusta voltada para inclusão social, sustentabilidade e reformas na governança global, afirmou o governo federal em balanço sobre o período de um ano em que ficou à frente do fórum internacional que reúne as principais economias do mundo.

Sob o lema "Inclusão, Sustentabilidade e Governança", o Brasil destaca ter liderado esforços que resultaram em acordos amplos e inéditos, com destaque para a criação da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, avanços na mobilização global contra mudanças climáticas e propostas para reformar instituições internacionais.

Entre os resultados mais relevantes, o governo federal cita a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, que reúne políticas para combater a fome e a pobreza em países em desenvolvimento, envolvendo transferências de renda, proteção social e alimentação escolar. O lançamento oficial ocorre durante a cúpula do G20 no Rio de Janeiro, consolidando o papel do Brasil como articulador dessa frente global.

Meio ambiente

No campo ambiental, a presidência brasileira estabeleceu bases para a COP30, que o País sediará em 2025. A Mobilização Global contra a Mudança do Clima propôs mecanismos financeiros e políticas para uma transição justa rumo a economias de baixo carbono, com foco em países em desenvolvimento, disse o governo federal.

Iniciativas como a criação da Coalizão Global de Planejamento Energético e o compromisso de triplicar a capacidade de energia renovável global até 2030 foram marcos importantes.

A reforma da governança global também avançou com debates sobre modernização do FMI, Banco Mundial e OMC, além de uma reunião classificada como "histórica" do G20 na sede da ONU. O "Chamado à Ação" aprovado reforça a centralidade das Nações Unidas nessas reformas, destacou o governo federal.

No âmbito técnico, o Brasil promoveu 134 reuniões, envolvendo 26 mil participantes de 15 cidades. Essa articulação resultou em declarações ministeriais em áreas como educação, saúde, trabalho e energia, além de iniciativas pioneiras, como o G20 Social e o fortalecimento da bioeconomia.

A presidência brasileira do G20 foi marcada pelo engajamento de 35 ministérios e órgãos federais, parcerias com governos locais e uma ampla participação da sociedade civil, diz o balanço. O impacto foi amplificado pela cobertura midiática, com 18 mil matérias publicadas na imprensa nacional e 2,3 mil no exterior.

O Brasil assumiu a presidência do G20 em dezembro de 2023, que funciona de forma rotativa, e será sucedido pela África do Sul.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Política EXPLOSÃO-DF Há 19 Horas

Ex-mulher afirma à PF que autor de explosões planejava matar Moraes

Política FERNANDO-COLLOR Há 16 Horas

Supremo mantém pena de 8 anos e 6 meses de prisão para Collor

Política EXPLOSÃO-DF Há 16 Horas

Repúdio total, não é um fato isolado, desequilibrado: veja reações das autoridades sobre o atentado

Política Câmara dos Deputados 14/11/24

Lira determina exigência de registro biométrico na Câmara em sessão de 18 de novembro

Política Partido Liberal Há 9 Horas

Em nota de Eduardo Bolsonaro, PL repudia tentativa de vincular ataque ao STF a Jair Bolsonaro

Política Caso Marielle Há 8 Horas

STF tem maioria para manter prisão de Domingos Brazão, suspeito de ser mandante

Política Protesto Há 11 Horas

Manifestantes pedem fim da escala de trabalho 6x1 em protestos pelo País

Política Atentado Brasília Há 13 Horas

Malafaia diz que autor do atentado em Brasília tinha problemas mentais e emocionais’

Política G20 Há 6 Horas

Brasil diz encerrar presidência do G20 com avanços em fome, Clima e governança global

Política SILAS-MALAFAIA Há 5 Horas

Malafaia atribui atentado a 'problemas mentais e emocionais' e volta a atacar Moraes